Não cometa esses erros na sua preparação para concurso público – Parte II

Avatar


19 de outubro4 min. de leitura

Olá, querido(a) concurseiro(a), seja bem-vindo(a) ao blog do Gran Cursos Online. Esses artigos são escritos especialmente para você. Hoje vamos continuar aquela conversa sobre os principais erros que os concurseiros cometem nos seus estudos para concurso público.

No meu artigo anterior, eu tratei sobre alguns deles: não ler o edital, não conhecer a banca examinadora, não ter foco, estudar com base em estatísticas passadas (supor, por exemplo, que se um assunto não caiu na última prova, não cairá na próxima) e começar a estudar tarde, após o lançamento do edital. Espero que tudo tenha ficado claro e que você não caia nessas armadilhas.

A seguir, vou trazer os outros erros bem comuns, mas você não os cometerá!

  • FAZER ESTUDOS SOLTOS E ALEATÓRIOS

Uma das poucas certezas que a gente tem na vida é a de que o TEMPO VAI PASSAR. Seus pais vão envelhecer, seus filhos vão crescer, o edital vai sair e sua prova vai chegar. Agora, quero te trazer uma reflexão: o que você está fazendo com o seu tempo? É você quem o gerencia. Você o está usando a seu favor, com atitudes que te aproximam dos seus objetivos? Está planejando as horas gastas na frente da televisão, nas redes sociais, em passeios com os amigos e na mesa de estudos?

Meu amigo, para melhor administrar o tempo que te é dado, você tem de planejá-lo. Sendo assim, estudos soltos e aleatórios não funcionam para nós, concurseiros. Sabe por quê? Pelos motivos mais óbvios:

  • Você, na maioria das vezes, dará preferência para as matérias com as quais mais se identifica (mas, com certeza, não serão só elas que vão cair na prova);
  • Você perderá tempo (algo valioso para nós) pensando no que irá estudar naquele dia;
  • Não haverá uma visão do que ainda precisa ser estudado para fechar o edital;
  • A chance de procrastinar os estudos aumenta significativamente.

Só por esses motivos, esse é um assunto sobre o qual devemos repensar, correto? Sendo assim, sem pretextos, PLANEJE-SE.

Liste as disciplinas que são cobradas no edital, crie um cronograma semanal, estabeleça HORÁRIOS e METAS diárias para você ser produtivo. Tudo isso tem de ser baseado na sua realidade (se é um estudo pré ou pós-edital, se você é iniciante ou não nos estudos, o tempo que você tem disponível para estudar, o turno em que você rende mais etc). Entenda os seus limites e estipule um alvo, desafie-se e, ao final, recompense-se.

Lembre-se: quanto mais flexível você for com seus estudos e com seus horários, MENOS VOCÊ FAZ.

  • NÃO FAZER EXERCÍCIOS

Um dos grandes erros cometido pelos estudantes é esperar ver todo o conteúdo ou se sentir preparado para só então fazer exercícios. NÃO! Não faça isso. Os exercícios devem ser feitos desde o primeiro dia de estudos. Eles fazem parte do processo e não podem, de jeito nenhum, se dissociar dos estudos.

Pensa comigo: é através dos exercícios, sabendo as questões nas quais você tem mais erros e acertos, que é possível analisar o que ainda não ficou muito claro e focar mais nesse assunto específico; através deles, você percebe o que ainda não estudou, o que precisa ser acrescentado no seu material de revisão e como está sendo o seu rendimento/desempenho nas matérias estudadas. Além disso, familiarizar-se com o padrão das questões cobradas pela respectiva banca te fará sair na frente de muitos concorrentes.

Aliar as suas aulas (teoria) com os exercícios (prática) é essencial para mensurar o seu conhecimento em determinado assunto e para dar sentido aos seus estudos, de forma que você alcance um aperfeiçoamento contínuo. Isso, certamente, fará toda diferença na sua etapa de preparação. Além disso, os exercícios são ótimos aliados no processo de revisar o conteúdo. Não abra mão deles!

  • NÃO ELABORAR MATERIAL DE REVISÃO

Há quem ache que não é necessário fazer um material de revisão. Grande engano. Esse material te fará ter um estudo ativo, ou seja, ele te ajuda a produzir o seu próprio conhecimento diante do que você assistiu, leu e/ou ouviu. É possível associar esse coteúdo com imagens que façam sentido para você, usar cores e letras mais variadas que ativem a sua memória, usar mapas mentais, flashcards, resumos por tópicos, enfim, isso é algo muito particular, mas não deve ser deixado de lado.

Além de usar esse material para absorver melhor o que foi aprendido e saber produzir algo decorrente dele com suas próprias palavras, através dele você vai revisar tudo que foi estudado quando fechar o edital. Por exemplo, quando estudar os assuntos cobrados no edital, você ficará por conta de fazer exercícios e revisões em cima do material elaborado por você.

Vale frisar que isso não quer dizer que esse material de revisão deverá ser consultado apenas depois de concluído o edital. Inclusive o meu conselho é que ele, se possível, seja revisado diariamente, criando-se assim uma frequência de revisão, de forma a ajudar seu cérebro a manter o conteúdo aprendido. Não se consolida um estudo sem revisão.

  • NÃO DESCANSAR

Nesse momento quero chamar sua atenção para o seu bem-estar físico, emocional, psicológico e social. Sim, é necessário dar importância para essas áreas da sua vida. “Mas como assim!? E aquela história de estudar 12 horas por dia?!”. Não é o ideal e não aconselhamos que você faça isso, pelo simples motivo de que isso não funciona. O nosso cérebro se cansa e chega a um ponto no qual não consegue mais absorver conteúdo algum se não dermos a ele o devido descanso.

Sendo assim, e compreendendo que nossa vida vai muito além de enfiar a cara nos livros e esquecer que somos humanos, é imprescindível você olhar para si com respeito e carinho. Quais áreas da sua vida estão em defasagem? Em quais você precisa se dedicar mais um pouquinho? O ponto onde você tem colocado o seu foco está em equilíbrio com as outras áreas?

É imprescindível mantermos constância nos estudos para podermos alcançar os resultados esperados. Mas, para manter constante em algo, é importante que aquilo faça sentido para você e, de alguma forma, te dê prazer. Quem sabe estabelecer recompensas ao final do dia a cada meta cumprida?! Cuidar do seu bem-estar emocional te impulsiona a seguir caminhos os quais, por vezes, parecem bem exaustivos.

Por isso, quero te aconselhar a planejar bem o seu tempo, de maneira a ter claramente estabelecidos os seus horários diários de estudos, bem como também os horários para uma boa noite de SONO, para praticar algum exercício físico, para se hidratar e se alimentar bem, tomar um pouco de sol e passar alguns momentos ao lado das pessoas que você ama.

“Para alcançar nosso potencial mais elevado, a conexão entre mente-corpo-espírito deve estar em equilíbrio.” (Autor desconhecido)

Pense nisso!

Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!

Isa Marques

Pedagoga – Área Educacional

Servidora Pública PMU/SEE-MG

GranXpert – Mentoria e Coaching

Instagram: @isa_marale

Avatar


19 de outubro4 min. de leitura