Não há atalhos milagrosos para conquistas importantes

Avatar


14 de Abril de 2022

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Eu me apresento para te mostrar, concurseiro, que eu entendo a sua pressa. Eu entendo toda a sua angústia, a sua ansiedade. Eu realmente te entendo.

Justamente por saber o que se passa na sua cabeça, resolvi escrever este texto para evitar que a sua pressa/ansiedade te leve a fazer escolhas ruins. O que quero dizer com isso? Eu quero dizer que, quando estamos estudando para concurso público, fazemos de tudo para conseguir encurtar ao máximo esse período de estudos, de preparação.

E o problema aparece bem aqui: muitos alunos acreditam na ideia de que dá para passar muito rápido para, por exemplo, o cargo de Delegado de Polícia, porque viram “alguém” na internet falando isso. Anote: não há atalhos milagrosos para conquistas importantes.

É por isso que eu falo para os meus alunos: você precisa ter “ouvido seletivo”. Não dá para escutar e absorver tudo o que te falam sobre concursos públicos. Poucos são os atuais concursados que realmente falam a verdade sobre o processo de preparação para ser aprovado em concurso. Estudar dói, é solitário, depende de uma disciplina gigantesca, exige paciência, impõe inúmeros sacrifícios, e tem gente que quer te vender a ideia de que tudo isso é fácil, simples e rápido.

Coloque uma regra simples na sua vida: somente leve a sério conselhos de pessoas que já passaram pelo processo que você está passando e que são honestas e realistas com você sobre tudo o que ocorre nesse processo. Aprenda a ter boas referências.

Em razão disso, é importante deixar claro para você, desde logo, que esse período de estudos para concurso será um período de desequilíbrio na sua vida. Isso porque, se você quiser ser aprovado o mais rápido possível, deverá colocar a sua meta de estudo como prioridade no seu dia a dia. Então, primeiro você cumpre a sua meta de estudos e depois faz o restante das suas obrigações.

Compreenda que estudar para concurso é uma escolha de médio prazo e que essa escolha precisa ser feita com convicção por você. Existem inúmeros candidatos que apenas começam a estudar depois que saiu um determinado edital e isso demonstra que essas pessoas não escolheram, verdadeiramente, estudar para aquele concurso. É também por essa razão que é verdadeira a afirmação que diz que “não existe concorrência em concurso público”.

Perceba que a sua aprovação depende muito mais das suas escolhas, dos seus comportamentos, da sua disciplina do que de ter aula com o “professor tal” ou de ter uma biblioteca gigantesca com os melhores livros. Entenda que estudar para concurso público é uma escolha sua e que você precisará sustentá-la por meio de outros comportamentos corretos.

E é aqui que as “boas referências” que mencionei mais acima no texto poderão te ajudar. Veja como as pessoas que foram aprovadas no cargo que você almeja estudavam… pergunte como era a sua rotina, como era a sua metodologia de estudos, o seu cronograma. Aprenda como estudar certo o mais cedo possível para que erre o menos possível.

Desacredite de quem te vende atalhos milagrosos para a aprovação. A sua aprovação é construída dia após dia, com muitas renúncias e sacrifícios.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado. Isso vai te ajudar muito a deixar de ser um concurseiro inconstante.

Se tiver qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo,

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online

No Instagram: @mari.fioravante

Avatar


14 de Abril de 2022