Nem todo mundo é como você, e assim também é nos concursos

“Não espere que todos sejam como você, porque eles não são”.

Avatar


15 de julho1 min. de leitura

Olá, tudo bem? Aqui é o Marcos Almeida, muito prazer! Se você ainda não me conhece, sou coach e mentor aqui no Gran e é motivo de muita honra estar mais uma vez aqui contribuindo com a sua aprendizagem e motivação para os seus estudos e para a sua vida.

Tenho percebido que muitos alunos costumam basear os seus estudos comparando os seus resultados com o de outras pessoas, esquecendo-se de que somos únicos: temos hábitos diferentes, pensamentos diferentes, vidas diferentes e, principalmente, nossa maneira de aprender também é diferente. Portanto, a forma como uma pessoa aprende e o tempo que ela levou para ser aprovada não significa que acontecerá o mesmo com você.

Alguns, por exemplo, levarão mais tempo para serem aprovados, outros levarão menos tempo, e isso se dá por vários fatores, seja porque a pessoa trabalha o dia todo, porque a pessoa tem dificuldade de aprendizagem, de concentração, etc.

Agora, essa relação entre trabalhar ou não e resultado em aprovação é relativa: já vi alunos que tinham o tempo todo para estudar serem aprovados rapidamente e alunos que trabalhavam o dia todo, que só estudavam à noite e nos finais de semana, também serem aprovados. Também já vi pessoas estudando o dia todo não serem aprovadas. Aí você me pergunta: “Professor, é por que esse aluno que tinha o dia todo para estudar não estudou direito?”. Eu te respondo: talvez não! O fator da ansiedade também atrapalha muito!

O que eu quero mostrar a você é que cada pessoa é diferente, por isso, funcionará diferente dos demais indivíduos! Você precisará organizar seus estudos de acordo com o seu dia, e não de acordo com o que viu de alguém, porque senão não dará certo!

Outro fator importante é analisar em quais matérias você tem mais dificuldade, atacá-las e se tornar “faixa preta” nelas (ter uma média de 80% de acertos em questões ou mais), para estar preparado quando for para a prova. É assim que funciona no mundo dos concursos!

Então resumindo: faça sua própria grade de estudos, ataque as matérias nas quais você tem mais dificuldade, estude de acordo com o seu planejamento de estudos e não faça comparações. Cada pessoa é diferente. Sua hora vai chegar e não vai demorar, basta você fazer sua parte e não parar de realizar algo todos os dias em prol do seu sonho!

Estamos juntos nessa, afinal, eu também já estive aí desse lado!

 

Um abraço,

Marcos Almeida

 

Avatar


15 de julho1 min. de leitura