Concurseiro Saudável

Especial Novembro Azul: um toque pela vida. Cuide-se!

Novembro foi o mês escolhido para a conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Ao longo do mês, todos os estados brasileiros promovem ações que vão desde a iluminação de pontos turísticos e monumentos a palestras, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além do fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal.

Segundo Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, essas ações têm como referência orientar a população masculina a cuidar melhor da sua saúde. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado.

A equipe do Gran Cursos Online Blog vem através desta pauta reforçar a importância do autocuidado e esclarecer dúvidas sobre o tema. Saúde é o nosso bem mais precioso e devemos zelar por ela. Inclusive para conseguir manter o ritmo de estudo e alcançar nossos objetivos, dentre eles, o ingresso no serviço público.

A doença, que é assintomática, pode ser diagnosticada de maneira rápida e simples, através da coleta de sangue e do exame de toque.

“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos (45, se houver algum fator de risco) procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Nós, do Gran Cursos Online Blog, esperamos, do fundo dos nossos corações, que nossos alunos e leitores se sintam mais confiantes em procurar um médico e mais dispostos a cuidar da saúde e a realizar os exames preventivos. #DribleOPreconceito

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Em 2018, a estimativa é de que 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, de que haja a descoberta de 1 caso a cada 7,6 minutos. Em 2017, 13.129 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a um óbito a cada 40 minutos.

Principais dúvidas sobre o tema:

Quais são os exames para detectar a doença?

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, complementares para o diagnóstico, com periodicidade anual.

Por que não posso fazer só o exame de sangue?

Porque cerca de 10 a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue. O exame de toque e o PSA são complementares.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
  • Histórico familiar;
  • Raça (maior incidência entre os negros);
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;

É possível prevenir?

Evitar a doença, não. Mas as chances de cura quando diagnosticado precocemente é de 90%.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há nenhum sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

Quais são as opções de tratamento?

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados), a prostatectomia radical é o tratamento padrão. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.

Sobre a Sociedade Brasileira de Urologia

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.

A entidade foi fundada em 13 de maio de 1926 e possui hoje 27 seccionais espalhadas pelo Brasil, com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica nas unidades federativas. A SBU congrega cerca de 5 mil profissionais.

IMPORTANTE! Esta publicação tem cunho explicativo e visa a conscientização dos leitores de nosso blog, mas não substituí a consulta com os profissionais de saúde responsáveis pelo tratamento e diagnóstico do câncer de mama.

 

Para o Topo