É impressionante a quantidade de mulheres que já sofreram algum tipo de violência entre as nuances de assédio e abuso. Em consultório, eu verifico com muita frequência tal fato, trazendo efeitos devastadores na vida afetiva, social e consequentemente nos estudos.
Em pesquisa recente do DATAFOLHA, cerca de 37,9% das brasileiras foram vítimas de algum tipo de assédio sexual nos últimos 12 meses, o que corresponde a 26,5 milhões de mulheres. O assédio mais frequente são as cantadas nos espaços públicos (31,9% das mulheres foram vítimas, ou seja, 22,3 milhões). No trabalho, os comentários desrespeitosos atingiram cerca de 12,8% das entrevistadas. Os números são impressionantes.
No assédio sexual, o homem tenta testar a sua virilidade e fazer uma associação à força, ao poder e à potência sexual. Eles se atrevem dentro de uma lógica de aventura, afirmando a sua condição de dominância. A mulher, por sua vez, nasce vendo os comandos masculinos. Algo que tem mudado MUITO nos últimos anos. E todos ganhamos com isso. O respeito pela nossa privacidade, resguardados pela capacidade feminina em aliar inteligência, competência e sensibilidade, já está ganhando um caminho sem volta.
No caso de abusos na infância e na adolescência, as sequelas são as mais diversas possíveis. Dentre elas, desconfianças excessivas em relação aos outros, TEPT, ansiedade, depressão e em alguns casos até mesmo ideação suicida. Muitas mulheres nem conseguem evoluir em uma relação estável e constituir uma família.
É muito desagradável você ser pego de surpresa em locais que você não espera que aquilo fosse ocorrer e que seria um ideal de segurança e de produção. Isso gera um estresse muito grande e um desconforto que só quem passou ou passa por isso pode ter voz no relato.
No nosso divã, iremos diferenciar todos esses conceitos, falarmos de leis penais e formas de você lidar com tais questões tão delicadas. A nossa professora de direito penal e processo penal Geilza Diniz, irá nos ajudar com muitas informações. Venha com a gente.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa