O concurso público e a porta estreita!

Avatar


24 de Junho de 2015

Persistence

Por Wellington Antunes, professor de Direito Constitucional do Gran Cursos Online.  concurso público

Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. Mateus 7:14

Lendo essa passagem na Bíblia Sagrada, que fala da vida eterna, e refletindo um pouco acerca da caminhada pela qual percorrem aqueles que alcançam a tão sonhada aprovação em concursos públicos, pude chegar à conclusão que, de um modo geral, todos os que estão buscando uma aprovação em um concurso, encontram-se diante das mesmas oportunidades. Veja: o edital é o mesmo para todos e, com isso, o tempo para a preparação, as disciplinas que serão exigidas, enfim, as regras aplicáveis para os concursandos valem, igualmente, para “Chicos e Franciscos”.

Entretanto, na caminhada do concursando, ser-lhe-ão apresentadas “duas portas”: uma larga (bem larga) e uma estreita.

A “porta larga” é anunciada por aqueles que pregam a aprovação sem muitos esforços: não há necessidade de estudar antes de sair o edital; não há necessidade de disciplina; não há necessidade de investimentos – financeiro, materiais, cursos e tempo de estudos; não há necessidade de renúncia; não há necessidade de aprofundamento teórico – apenas mnemônicos e decorebas são suficientes (isso ajuda, é claro. Mas não é prudente basear-se apenas nisso!!!).

Tudo isso são “atalhos” próprios de uma triste tendência do imediatismo: realizações sem lutas, sem sacrifícios. Essa trilha em direção à porta larga (das coisas mais fáceis), apesar atrativa, tem levado muitos à frustração, à desistência. A lista dos não aprovados é extensa. Mas um detalhe deve ser sublinhado: muitos dos que nela constam, se tivessem trilhado o caminho correto – o da porta estreita, poderiam encontram-se na lista dos aprovados.

A “porta estreita”, por sua vez, não possui muitos atrativos (pelo menos, à primeira vista). Em direção a ela, “as placas de sinalização” dizem: estude antes de sair o edital; estude com disciplina; siga em frente; renuncie; invista no seu estudo –financeiro, material, cursos, tempo de estudo; siga em frente; aprofunde o conhecimento; foco; siga em frente…

Nessa trilha, o imediatismo é substituído por metas palpáveis e realizáveis. As facilidades, por um estudo prévio e orientado.

Os que são aprovados nos concursos públicos percorreram esse último caminho. Fácil não é. Isso é fato. Mas é o necessário à realização da vitória.

Porta larga ou estreita: é uma escolha.

Pense nisso.

______________________________________________

Wellington Antunes é Professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Bacharelando em Direito. Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”

______________________________________________

Gostou do que você leu?

Confira o curso completo com teoria e exercícios do professor Wellington Antunes e fique por dentro de todos os assuntos cobrados na matéria de Direito Constitucional. 

Continue Lendo

 

Avatar


24 de Junho de 2015