O edital abriu, ou está prestes a abrir. Ainda dá tempo de estudar?

Avatar


17 de julho3 min. de leitura

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, tais como:

  • Tempo de estudo já realizado;
  • Experiência em concursos/provas anteriores;
  • Disponibilidade de tempo para estudar até a prova;
  • Planejamento de reta final;
  • Disciplina, disposição e comprometimento;
  • Outros fatores que fogem do nosso controle.

 

Mas o que eu quero explorar nesse artigo é a postura que devemos adotar diante do desafio de estudar para uma prova de concurso público. Para embasar o meu ponto de vista, uso como referência esta frase do cineasta James Cameron, produtor de filmes como Titanic e Avatar: “Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos”.

É normal ter essa dúvida sobre se o tempo que temos até a prova será suficiente ou não para conseguirmos conquistar a aprovação. Isso acontece porque ninguém quer se esforçar à toa ou em vão. Somos seres humanos. Porém, para que sejamos vitoriosos e bem-sucedidos nos estudos, precisamos encarar os desafios de frente.

Acreditar que é possível ser aprovado e que somos capazes é fundamental. Por isso, a melhor atitude a ser tomada diante de um desafio como esse é fazer o melhor possível até a data da prova.

Eu comecei a estudar para concursos depois de terminar a faculdade (sou formado em Educação Física). Nos últimos meses da graduação, comecei a pesquisar sobre concursos e, quando concluí a minha formação, sabia que teria mais tempo para poder me dedicar a essas provas.

Quando iniciei os meus estudos, depois de poucos meses, foi aberto o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e resolvi fazer essa prova. Mesmo estudando havia pouco tempo, eu sabia que precisava encarar aquele desafio de frente. Tirei 30 dias de férias no meu trabalho e fiz o melhor possível na reta final até a prova.

Resultado: não fui aprovado, mas a pontuação que obtive com pouco tempo de estudo serviu de motivação para eu continuar estudando para os próximos concursos que estavam por vir. Aquela experiência foi muito importante para eu perceber que era possível ser aprovado em um concurso e que eu estava no caminho certo, bastava continuar me dedicando aos estudos e seguindo em frente com a minha preparação.

Percebam que eu fui reprovado na primeira prova que fiz. Mas eu sabia que aquela derrota/fracasso estava me preparando para uma futura vitória e sucesso nos concursos públicos. Nesse momento, eu me lembro de uma frase do jogador de basquete Michael Jordan a qual gostaria de compartilhar com você:

Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.

Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida.

E é exatamente por isso que sou um sucesso.

 

Entenda que a jornada de preparação para concursos pode não ser só de vitórias. Muitas vezes passamos por derrotas e reprovações no meio do caminho, mas isso é normal e faz parte. A reprovação não representa um fim em si mesma, porque ela nos dá experiência para continuarmos melhorando em busca de resultados positivos nos próximos concursos. Não desista! A maioria dos aprovados em concursos passou por reprovações no meio do caminho.

A grande questão é sabermos como administrar essas derrotas e reprovações. Precisamos lidar com elas e dar a volta por cima para continuarmos persistindo em busca do nosso sonho de sermos aprovados e conquistarmos um cargo público.

Não existe jornada ou caminhada perfeita até a aprovação. Provavelmente nos depararemos com imprevistos e obstáculos no meio do caminho, mas devemos ter resiliência, que é a capacidade de superar essas adversidades para cumprirmos as nossas metas a fim de alcançar os nossos objetivos.

É exatamente assim na vida e, no mundo dos concursos, não seria diferente. Para ter sucesso, muitas vezes precisaremos aprender com os nossos erros e fracassos.

Além disso, precisamos ser ousados na preparação para concursos, não ter medo de arriscar. Ao fazermos isso, estamos nos diferenciando da maioria das pessoas, que estão na zona de conforto e não querem pagar o preço para encarar os desafios para conseguir mudar de vida.

 

 

A melhor forma de encarar o desafio de estudar para um concurso é chegar ao dia da prova com a consciência tranquila de que você fez a sua parte se esforçando ao máximo e de que buscou por um material de qualidade e orientação durante os seus estudos.

 

Quando estava para fazer a prova de Policial Legislativo Federal da Câmara dos Deputados, eu disse para minha esposa que me sentia como sendo um Davi indo enfrentar um Golias. Explico: fazer essa prova representava para mim lutar contra as seguintes adversidades:

  • Viagem para uma cidade até então desconhecida (Brasília);
  • Como as condições financeiras não estavam boas na época, precisava conseguir trocar as passagens aéreas por milhas e me hospedar de forma mais em conta no hotel de trânsito da Base Aérea de Brasília;
  • Quantidade de candidatos/vaga;
  • Dificuldade da prova devido à relação entre a concorrência, o baixo número de vagas e a remuneração atrativa do cargo.

Diante desse cenário, quais foram as atitudes que eu resolvi adotar?

  • Acreditar que era possível;
  • Ter confiança de que eu tinha me dedicado e me esforçado ao máximo;
  • Ter humildade para encarar o desafio;
  • Não subestimar a prova.

Lembro-me de que, no dia antes da prova, eu liguei para a minha esposa e disse: “Amor, amanhã eu vou fazer a prova e eu posso até ‘apanhar’, mas eu vou ‘bater’ muito!”. Eu sabia que a aprovação naquele concurso representava uma melhora significativa na qualidade de vida da minha família, além de novas oportunidades. Enfim, valeu muito a pena batalhar!

A prova do concurso pode até parecer um gigante a ser enfrentado, mas isso não significa que será impossível vencer. Que você também possa continuar lutando até conquistar a sua vitória!

 

Bons estudos! Vá e vença! 👊🏼💪🏼🙏🏼🙌🏼

 

 

Yuri Moraes

GranXpert e Policial Legislativo Federal

 

Avatar


17 de julho3 min. de leitura