O Juridiquês: Evite o uso da expressão "em apertada síntese"

Por
2 min. de leitura

o-juridique-quadrado-facebook-3-3EM APERTADA SÍNTESE é uma expressão muito utilizada no campo do direito e serve para apresentar uma narrativa de forma sucinta, abreviada. A expressão indica que somente os pontos essenciais serão apresentados ao leitor do texto.
Veja os exemplos abaixo, extraídos de acórdãos de nossos Tribunais:
Em apertada síntese, a autora, beneficiária do plano de saúde, sofre de quadro de transtorno esquizoafetivo do tipo misto e se encontra internada para fins de tratamento especializado no Centro de Conveniência e Atenção Psicossocial Ltda. desde o dia 25 de junho do corrente ano.
Em apertada síntese, o impetrante alega a ausência de fundamentos para a manutenção da prisão preventiva.
Pois bem. Para alguns gramáticos, a expressão apresenta uma figura de linguagem denominada pleonasmo, de emprego aceitável quando se quer conferir força ou vigor à frase. Para outros, a expressão representa uma redundância que deve ser evitada.
Na verdade, o adjetivo “apertada” significa “exígua”, “resumida”. E  o substantivo “síntese” significa “resumo”, “condensação”.
As palavras, usadas em conjunto, representam uma expressão redundante e de uso indevido na linguagem formal.
Não muito raro, deparamos com textos em que o narrador apresenta a narrativa de forma detalhada, não resumida, e, mesmo assim, usa a expressão simplesmente por força do hábito, como combustível para iniciar o parágrafo.
E há ainda os que exageram e acrescentam à expressão mais uma sinônimo: “em breve e apertada síntese…”
O uso da expressão não é proibido, mas se você quiser evitar a redundância, tem a seu dispor outras locuções ou advérbios para expressar a ideia. São elas: “Em resumo…” “Resumidamente…” “Em síntese…”, entre outras.
E aproveitando o ensejo, sequem outras expressões redundantes que merecem ser evitadas na linguagem formal:
captura-de-tela-2017-02-02-as-17-14-57
 
Por hoje é isso.
Espero que a dica seja útil e valiosa.
Um abraço da Professora Mara Saad.


Mara-Saad
Mara Saad – Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo UniCEUB, com especialização em Direito Processual Civil pelo ICAT – Instituto de Cooperação e Assistência Técnica do Centro Universitário do Distrito Federal, hoje UDF. Servidora Pública aposentada no cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, onde exerceu durante mais de vinte anos assessoria de magistrado. Autora dos livros para concursos “TJDFT em Esquemas” e “STF em Esquemas”, ambos detidos ao ensino dos Regimentos Internos e legislação correlata dos respectivos Tribunais. Exerce atualmente a docência no Instituto de Formação Judiciária Luiz Vicente Cernicchiaro do TJDFT, ministrando cursos de Técnicas de Redação Jurídica com vistas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores da Casa.

 


Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXII Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

xxii-exame-de-ordem
 

Por
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

jargões jurídicos