O limão e seus benefícios

Avatar


30 de junho2 min. de leitura

Caros concurseiros,

Que tal uma dose especial para aumentar a qualidade dos estudos? Então, nada melhor do que uma água com limão para potencializar todos os estímulos corporais.

O limão é totalmente cítrico, rico em potássio, cálcio, fósforo, vitamina C, magnésio; também é antioxidante e protege as células de radicais livres; e, por fim, é um alimento que protege todo o nosso sistema imunológico, aumentando a imunidade, melhorando a qualidade dos seus estudos e até mesmo do sono, além de evitar doenças indesejáveis. Tudo isso é uma ação preventiva ao organismo.

O limão também auxilia na liberação de toxinas no processo digestivo, ajudando a manter o pH sanguíneo do corpo. Mas o que seria pH? O pH mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinação solução. Essa fruta, portanto, tem o poder de alcalinizar, apesar de conter ácido cítrico. Junto com o limão, nosso corpo produz o citrato de sódio – mais conhecido como sal alcalino –, tornando essa fruta alcalinizante. Os sais do limão convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio e potássio que aumentam a alcalinidade do sangue, melhorando o funcionamento do nosso corpo.

De acordo com a cientista Conceição Trucom, autora do livro “O Poder de Cura do Limão”, o limão é o fruto mais fantástico da humanidade. Abundante em ácido cítrico, chega a ter 7g por 100ml de suco. Esse ácido cítrico, quimicamente falando, pega todos os minerais que estão no ambiente e transforma-os em citrato. É isso que faz o limão ser ácido no sabor, mas altamente alcalinizante no organismo.

O recomendado para seu consumo são os limões frescos. Se puder escolher os orgânicos, melhor ainda. Beba em temperatura ambiente e, de preferência, em jejum; não utilize nenhum tipo de adoçante. No começo, a melhor opção seria meio limão espremido (desse modo, conseguimos extrair os antioxidantes presentes na casca) em três dedos de água, ingerindo na mesma hora. Pode-se aumentar para uma unidade, conforme a adaptação, e não há problemas em consumir todos os dias.

Sugere-se que o melhor horário para tomar a água com limão é pela manhã, ao acordar e em jejum, entre 10 a 15 minutos antes da primeira refeição, como também pode ser ingerida antes das principais refeições.

Concurseiros que apresentam refluxos, esofagite e gastrite podem consumir essa maravilha; e os que possuem hipotireoidismo também, visto que o limão é um alimento rico em vitamina C e tem ação antioxidante, melhorando a função tireoidiana.

Lembre-se de que o limão não é um alimento milagroso. Além do seu consumo, pratique exercícios físicos, controle o sono e o estresse; equilibre o corpo, mente e espirito. Com isso, teremos um organismo mais saudável como um todo.

Fabiana Ribeiro – Nutricionista Esportiva Funcional

Instagram: @fabiananutricionista

Email: fabianaribeironutricionista@gmail.com

Telefone: (61) 99174 9009

 

 


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


30 de junho2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurseiro saudável