O que esperar do concurso da SEDESTMIDH? Por: Elias Santana

Avatar


30 de novembro2 min. de leitura

Meus amigos, faltando pouco mais de um mês para o fim da atual gestão do Governo do Distrito Federal, um novo edital foi publicado: o da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH, antiga SEDEST). São 314 vagas – 187 para nível superior e 127 para nível médio – além do cadastro-reserva. A organizadora será o Instituto Brasil de Educação (IBRAE), uma banca nova e desconhecida.

Primeiramente, saiba: a banca é uma incógnita para todos. Assim como você não sabe muito sobre ela, na mesma situação estão todos os demais candidatos. O IBRAE já até realizou algumas provas, mas, em uma pesquisa rápida nos principais sites de provas anteriores, não consegui encontrá-las. No site da organizadora, não há nada além de editais; portanto, é com eles que vamos trabalhar.

• Nível superior: Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Substituição de conectores. 6. Domínio dos mecanismos de coesão e coerência. 7. Emprego dos sinais de pontuação. 8. Emprego do sinal indicativo de crase. 9. Colocação dos pronomes átonos. 10. Concordância verbal e nominal. 11. Regência verbal e nominal. 12. Sinonímia e antonímia. 13. Denotação e conotação.

• Nível médio: Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5. Emprego dos sinais de pontuação. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Colocação dos pronomes átonos. 8. Concordância verbal e nominal. 9. Regência verbal e nominal. 10. Sinonímia e antonímia.

Aparentemente, os dois editais são diferentes (coloquei em negrito o que é específico de nível superior), mas quase nada: “a substituição dos conectores” está prevista no “domínio da estrutura morfossintática do período” e os tópicos 5 e 12 de nível superior são indispensáveis ao entendimento do 1. Portanto, posso afirmar que é possível estudar para nível médio e superior ao mesmo tempo.

Vou objetivamente detalhar cada um dos conteúdos, tendo como base o edital de nível superior:

1. Entendimento e inferência de informações de um texto. Isso é treino! Pegue provas anteriores da FCC, IADES e QUADRIX (válido para todos os demais tópicos);

2. Emprego das letras (você, depois dos 18, só memoriza quando se usa G ou J lendo), acentuação e hífen. Lembre-se: o novo Acordo Ortográfico pode ser cobrado.

3. Emprego dos acentos agudo e circunflexo (está também em ortografia).

4. Domínio as 10 classes gramaticais e as funções no período simples e composto. É o pré-requisito para entender os tópicos de 5 a 11! Estude-o com afinco!

5. Conjunções coordenativas e subordinativas adverbiais. Estão todas neste link: bit.ly/conectivoselias.

6. Conexões físicas (sinônimos, pronomes, conjunções) e lógicas de um texto.

7. Vírgula, pontos, aspas, travessão e parênteses. Assunto totalmente dependente de sintaxe.

8. Uso do acento grave. O conhecimento de morfologia e de regência são muito exigidos.

9. Próclise, ênclise e mesóclise.

10. Concordância do verbo com o sujeito (verbal) e dos artigos, adjetivos, pronomes e numerais com o substantivo (nominal).

11. Conhecimento sobre as preposições que podem ser exigidas por verbos, substantivos, adjetivos e advérbios.

12. Sentidos semelhantes (sinônimos) e sentidos opostos (antônimos) das palavras.

13. Sentido real (denotativo) e figurado (conotativo) de palavras e expressões.

Use esse detalhamento para nortear os seus estudos! Revise cada um dos tópicos! Com a dedicação necessária, uma vaga será sua!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


 

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/tce-mg-tribunal-de-contas-do-estado-de-minas-gerais” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


30 de novembro2 min. de leitura