O quebra-cabeça do concursando vitorioso. Por: Wellington Antunes

Avatar


05 de julho2 min. de leitura

O quebra-cabeça do concursando vitorioso.Há vitória na multidão dos conselheiros”. (Provérbios 24: 6)

No início deste ano, foi estabelecido um novo recorde no Brasil: a montagem do maior quebra-cabeça do mundo, com 40.320 peças. Uau!

Ednéia Silveira, servidora pública federal de Macapá, conquistou o recorde brasileiro de encaixe das peças em menos tempo. Com dedicação diária, a recordista terminou sozinha o jogo em 137 dias, unindo as peças durante cerca de três horas por dia. O jogo “Memorable Disney Moments“, com figuras de personagens clássicos do cinema, mede 1,9 metro de largura por 6,8 metros de comprimento, segundo informações do site de notícias G1. 

Ao tomar conhecimento dessa notícia, imediatamente, comecei a perceber o quão semelhante a um quebra-cabeça é a jornada de preparação para concursos públicos.

Comigo, aconteceu mais ou menos assim: nos idos de 2003, surgiu, por indicação de um amigo, o interesse pelo estudo para concursos públicos. Ao ouvir sobre os diversos benefícios aos quais teria direito após a aprovação, fiquei empolgadíssimo! De todos os benefícios, dois foram os que mais me atraíram: a estabilidade e a não obrigatoriedade de trabalhar todos os finais de semana. Nessa época, eu trabalhava em um shopping de Brasília, normalmente, de 10 a 12 horas por dia, em pé.

O sentimento seguinte a essa vontade de me tornar um servidor público foi: como alcançarei isso?

Eu teria que juntar muitas peças desse grande quebra-cabeça para, então, ver a vitória alcançada: a posse no cargo.

Nós queremos tomar posse! Mas para que isso ocorra, temos de estar dispostos a juntar cada peça desse puzzle.

Essa tarefa exige disciplina diária, concentração, foco, vontade e bom ânimo. Já pensou: a recordista, da qual falei no início de nossa conversa, levou 137 dias para alcançar uma meta. Com dedicação diária de 3 horas. Isso é perfeitamente aplicável à nossa jornada.

Eu passei por isso: fui juntando cada peça. Às vezes, tive que refazer! Desfazer! Buscar novos métodos! Mas eu sabia aonde queria chegar! E, graças a Deus, todo esse esforço deu certo: sou servidor há mais de 11 anos!

Comecei colocando cada pecinha de uma vez!

Se queremos mesmo ver o “nosso quebra-cabeça” montado, precisamos de métodos adequados, assim como na montagem do quebra-cabeça “de brinquedo”: juntar as peças em um só lugar, separar por cores, iniciar pelas peças de canto etc.

Funciona assim também para nós!

Junte as ferramentas necessárias à sua jornada (material, cursos, local de estudo, fone…).

Depois, comece sua jornada pelas “peças de cores comuns”. Inicie pelas matérias que são sempre cobradas nos concursos.

Com isso, você está atingindo, simultaneamente, um número significativo de oportunidades.

Depois, vá para as matérias chaves do concurso ou da área que você pretende alcançar (as peças de canto). Elas são imprescindíveis para o sucesso da jornada!

Pretende seguir carreira no Legislativo? Dê atenção especial ao processo legislativo. Nos tribunais eleitorais? A temática dos direitos políticos, bem como do direito eleitoral, têm lugar de honra!

Sonha com a carreira fiscal, tributária, contabilidade, economia? E por aí vai!

O segredo é: somente parar quando cada pecinha estiver em seu devido lugar. E quando isso acontecer, “bingo”! É só tomar posse e desfrutar!

Comece hoje mesmo a juntar as peças necessárias! Embora, no início pareça uma tarefa impossível, com disciplina diária e persistência, você alcançará seu objetivo.

Ah! Um detalhe importante (o mais): a peça chave desse quebra-cabeça é você! A vontade, a decisão, a atitude de fazer, tudo isso depende de você!

Conte conosco nessa trajetória.

Sucesso!

Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)

 

 

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Edital[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


05 de julho2 min. de leitura