O respeito que você dá ao seu tempo será proporcional ao seu sucesso

Atenção à recente decisão do STJ!

Avatar


15 de maio3 min. de leitura

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70, de 80 pontos possíveis, na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que me faz ser a maior pontuadora do exame unificado até o momento.

Obtive bons resultados de forma rápida. Por isso, proponho a você:  vamos refletir um pouco sobre a questão tempo de estudos versus aprovação?

Trata-se de um questionamento que recebo de forma reiterada dos alunos. Isso porque, aparentemente, colocaram na cabeça dos concursandos que existe uma “fila da aprovação” e que o tempo resolverá todos os seus problemas. Eu sei que te falaram que “basta continuar na fila que a hora da sua aprovação chegará”. Não é bem assim, viu?!

Para começarmos nossa reflexão, partiremos da seguinte premissa: “O respeito que você dá ao seu tempo será proporcional ao seu sucesso”.

“Uai, não entendi, Mariana. Você acabou de dizer que tempo não significa nada”. Exatamente, aluno. Pouco me importa (e pouco importará ao seu examinador) o tempo que você já está estudando ou a quantidade de horas por dia que você tem para estudar. O que me importa de fato é saber o que você faz com o muito ou pouco tempo que tem.

Isso porque não adianta ter muito tempo para estudar e não estudar de forma eficiente. Também não adianta estar sempre ocupado estudando e continuar estudando da forma errada. Vejo pessoas pregarem que “concurseiro raiz” precisa acordar às cinco horas da manhã e estudar durante oito horas líquidas por dia para passar. Se assim fosse, eu certamente não teria sido aprovada em nada.

Perceba que o segredo da aprovação é um só: estudar certo repetidamente. Isso é respeitar o seu tempo!

Sempre me perguntam por quantas horas estudei para obter 70/80 na primeira fase da OAB e também para ser aprovada rapidamente nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida. E sempre respondo e responderei: “O que isso vai mudar na sua vida ou na sua trajetória?”.

Veja bem: TEMPO DE ESTUDO NÃO DEVE SER O SEU REFERENCIAL. Cada pessoa terá determinada quantidade de horas para estudar por dia, e a sua vida não corresponde à realidade alheia e também não deve ser comparada com ela.

A sua preocupação, leitor, deveria ser com o seu processo de estudos e com o respeito que você tem dado ao seu tempo. Compare-se somente com o seu eu de ontem. Comparações infundadas somente gerarão ansiedade, insegurança e falta de motivação.

Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Você precisa, acima de tudo, se conhecer. Você também precisa entender como funciona a prova na qual almeja ser aprovado. A partir disso, será preciso traçar estratégias para estudar de forma inteligente e eficiente.

Não adianta estudar muito e simplesmente esperar que a aprovação chegue. Sei que já te falaram isso, mas, na verdade, não existe uma “fila para a aprovação”. Não é assim que as coisas funcionam. Estudar muito só é válido se você estiver estudando certo. Caso contrário, é perda de tempo e de energia.

Será aprovado o candidato que tiver o melhor aproveitamento naquela prova, e não aquele que estudou por mais tempo.

Se você vem estudando há um bom tempo sem ter resultados, por favor, escute-me: você precisa reavaliar o seu processo de estudo. Por que os resultados não estão aparecendo? Será que você não tem dado atenção à lei seca? Tem feito simulados? Sabe qual é a sua média de notas nas últimas provas do concurso que almeja? Sabe como dividir o tempo de estudos por disciplina considerando sua dificuldade e o peso da matéria na prova? Os informativos estão em dia? Você só estuda por videoaula? Tem revisado seu material como, e com qual frequência? Você estuda de forma ativa? Já montou o seu caderno de erros?

Encontre os seus erros no seu processo de estudos. Defina as suas prioridades. Prepare-se de forma adequada.

Quando você, caro leitor(a), perceber que está respeitando o seu tempo de estudos, verá que o sucesso é uma consequência inevitável.

Tempo é vida. Respeite o seu tempo.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco durante esse período difícil de pandemia. Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo e também organizando todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo.

 

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante

Avatar


15 de maio3 min. de leitura