O segredo do sucesso está nas ações que só dependem de você

Certo dia eu estava navegando numa rede social e me deparei com um vídeo muito engraçado, postado com o intuito de viralizar e se tornar um dos famosos memes. De fato, o conteúdo do vídeo não era agressivo e trazia um fato bem cômico e curioso. Ao ser questionado sobre o segredo para estar vivo com mais de 100 anos, um senhor muito espontaneamente falou que “era só não morrer”. Realmente, uma resposta que parece óbvia e, caso não viesse de forma tão espontânea e através de alguém tão sábio, seria até grosseira.

Quando questionado sobre ser um homem de sucesso, a resposta do professor, historiador, palestrante e renomado escritor Leandro Karnal, quase sempre acompanhada de bom humor e uma excelente pitada de sarcasmo, é: “Se acordar às 04h30 da manhã todos os dias me faz um homem de sucesso, então aceito a recompensa”.

O também professor, filósofo, palestrante e escritor Mário Sergio Cortella, ao ser questionado sobre o que é preciso fazer para conhecer tanto sobre Filosofia e para poder escrever tantos livros sobre o tema, deu uma resposta um tanto quanto simples: “Li cerca de 10 mil livros antes de escrever o meu primeiro exemplar”.

Um dos concursados mais famosos, considerado por muitos um guru dos concursos, também renomado escritor e palestrante, Wiliam Douglas, tem como um dos seus mantras: “Concurso não se faz para passar, mas até passar”.

Os que essas histórias de vida têm em comum?

Talvez absolutamente nada, ou, quem sabe, diversos fatores os quais poderíamos descobrir conversando com eles, lendo suas biografias, seus livros etc. Mas, após a primeira história contada – a do senhor centenário –, comecei a refletir muito sobre o que poderíamos aprender com cada personalidade que seja exemplo em alguma área de nossas vidas e cheguei a algumas conclusões:

  • Mapa não é território;
  • Toda fórmula possui um ingrediente secreto;
  • Ações podem mudar o rumo da sua história.

Sabemos que a nossa vida é um conjunto de elementos os quais, somados, definem o que podemos chamar de felicidade, de sucesso, de plenitude ou qualquer outro objetivo que faça sentido para nós, depende muito de como cada um enxerga os acontecimentos da vida.

A vida admite vários conceitos, os quais não me atrevo a aprofundar aqui. Esses podem ser biológicos, filosóficos, dentre outros. Dito isso, notamos que a forma como a vida se apresenta para cada um é muito diferente, uma vez que somos seres plurais e com constituição própria. Então, chegamos ao consenso de que mapa não é território, ou seja, a vida é um mundo de possibilidades, mas as minhas ações moldam como será o meu território.

Façamos uma breve analogia: sabemos que o Brasil é um país de proporções geográficas gigantescas, mas temos oficialmente uma única língua – o português. Contudo, a língua portuguesa é exata e invariavelmente igual em todos os 26 estados e no Distrito Federal? Muitos estados possuem neologismos próprios, cada território possui até mesmo uma palavra que pode substituir uma outra, cada local possui uma especificidade linguística. Voltando para a nossa vida e parafraseando Caetano Veloso, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Iniciamos nossa conversa com quatro personagens distintos que, de alguma forma, destacam-se, seja pela longevidade, pelo intelecto, pelo número de aprovações em concursos públicos e por outras características as quais remetem ao tão sonhado sucesso. Há grande possibilidade de alcançarmos uma velhice longínqua e saudável, mas será que, se seguirmos a fórmula do senhor centenário, teremos o mesmo vigor, lucidez e simpatia dele? Podemos ler milhares de livros de Filosofia, talvez até mais de 10 mil; será que assim seremos capazes de escrever tantos livros quanto o professor Mário Sergio Cortella? Se adotássemos o hábito de acordar todos os dias às 04h30 da manhã, seríamos pessoas com tanto sucesso ou mais quanto o professor Leandro Karnal? Será que, se somente seguíssemos todas as dicas do guru dos concursos, independentemente da nossa realidade, poderíamos ser aprovados nos concursos que quiséssemos?

Sendo muito coerente com o nosso diálogo, posso responder que, no meu mapa, a resposta para todas essas reflexões é que tudo isso dependerá sempre do nosso ingrediente secreto, aquilo que somente nós podemos acrescentar em nossa trilha.

Quais ações você pode tomar hoje para ter sucesso em qualquer área da vida?

Esse questionamento é importante e propositalmente genérico. Não importa em qual estágio de vida você está agora, em qual estágio de concurseiro se encontra – claro que é necessário ter esse conhecimento, pois saber qual o seu estágio atual é o ponto de partida para a mudança –, saber em que estágio está é fundamental para você agir a fim de chegar ao topo.

Sempre, em nossos diálogos, convido você, leitor, para uma breve atividade, e não poderia ser diferente agora: em um local mais conveniente para você, desenhe um quadro com três quadrantes. No quadrante da direita, escreva em qual concurso deseja ser aprovado e em quanto tempo; no da esquerda, coloque o seu momento atual, perceba-se por inteiro – como anda seu planejamento de vida, como está o seu planejamento de estudos, como está a sua distribuição de tempo, como está a sua percepção em relação à sua preparação (seja livre e escreva tudo que achar necessário).

Por fim, no quadrante do meio, escreva as ações que somente você pode tomar agora para encurtar a distância entre o seu estado atual e a sonhada aprovação.

Este é um exercício simples, mas, caso você realmente se permita realizá-lo, poderá obter respostas as quais certamente mudarão a sua vida ou até mesmo poderão gerar perguntas que você ainda não tinha sequer cogitado. Como por exemplo, qual é o seu maior desafio na preparação para concursos? Como você pode contribuir para a fórmula do seu sucesso? Qual é a sua definição de sucesso? O que você pode fazer hoje para mudar o rumo da sua história?

Espero que essas reflexões possam te fazer agir agora em busca do seu objetivo e, caso precise de companhia nessa jornada, não hesite em conhecer o nosso super time de GRANXPERTS!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Natale Souza
Servidora da Prefeitura de Salvador/BA, pesquisadora da FioCruz e coach do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo