Oportunidade no Concurso SERPRO 2023: Aprofundando-se em Low-Code e No-Code Software Development

Fala concurseiros, uma excelente oportunidade se apresenta com o concurso do SERPRO em 2023, organizado pela banca CESPE. Confira mais neste artigo de hoje!

Avatar


23 de Junho de 2023

Fala concurseiros, uma excelente oportunidade se apresenta com o concurso do SERPRO em 2023, organizado pela banca CESPE.  O assunto do artigo de hoje está é Low-code e nocode software development, que está previsto no tópico 9 do bloco de Engenharia de Software.

O SERPRO, como um dos maiores provedores de soluções em tecnologia da informação no Brasil, está buscando profissionais capacitados e atualizados nas tendências emergentes, como Low-Code e No-Code Software Development. Vamos detalhar como esses conceitos podem ser fundamentais para os candidatos que desejam se destacar neste concurso.

Entendendo Low-Code:

Low-Code refere-se a uma abordagem moderna de desenvolvimento de software, que minimiza a necessidade de codificação manual. Isso é realizado através de interfaces gráficas e ferramentas que facilitam a construção de aplicações.

Introdução ao No-Code:

No-Code vai além do Low-Code, permitindo que aplicações sejam desenvolvidas sem a necessidade de escrever qualquer código. É especialmente benéfico para indivíduos que talvez não possuam profundo conhecimento em programação, mas necessitam desenvolver soluções tecnológicas.

Eficiência no Desenvolvimento:

Ambas as abordagens, Low-Code e No-Code, conferem maior eficiência ao processo de desenvolvimento. Isso pode ser extremamente benéfico para uma instituição como o SERPRO, que procura otimizar recursos e tempo.

Redução de Custos:

Com o desenvolvimento de software ocorrendo em um ritmo mais acelerado, o Low-Code e No-Code têm o potencial de reduzir significativamente os custos associados ao desenvolvimento de aplicações.

Menor Ocorrência de Erros:

A redução do código manual diminui as chances de erros de codificação, contribuindo para a produção de software mais estável e confiável.

Promovendo Inclusão:

Com o No-Code, indivíduos que não são especialistas em programação têm a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de soluções. Isso fomenta a inclusão de uma variedade de perspectivas no processo de desenvolvimento.

Personalização Flexível:

Enquanto No-Code foca na ausência de código, Low-Code oferece a flexibilidade de personalização, permitindo que os desenvolvedores intervenham quando necessário para ajustes específicos.

Adaptabilidade:

O ambiente de tecnologia da informação é constantemente mutável. Low-Code e No-Code permitem uma adaptação mais rápida às mudanças e exigências do mercado.

Foco nas Necessidades do Usuário:

Essas abordagens facilitam a criação de aplicações mais alinhadas às necessidades do usuário final, permitindo um desenvolvimento focado e eficiente.

Diferencial Competitivo:

Candidatos que possuem conhecimento em Low-Code e No-Code podem apresentar um diferencial competitivo no concurso do SERPRO, demonstrando sua capacidade de inovação e adaptação às tendências atuais de desenvolvimento.

Conclusão:

Low-Code e No-Code são abordagens de desenvolvimento de software que representam uma inovação significativa na área de tecnologia da informação. Para os candidatos ao concurso SERPRO 2023, compreender e dominar estas abordagens pode representar uma vantagem considerável. Recomenda-se que os candidatos invistam tempo e recursos no entendimento desses conceitos, para conseguir a aprovação nesse concurso.

Dessa forma, para fecharmos esse assunto, vamos ver algumas questões. Os gabaritos estão no final do artigo, pense um pouco e responda as questões.

Questão 1:

(CESPE – Concurso SERPRO 2023 – Analista de Sistemas)

A abordagem de desenvolvimento de software Low-Code permite a criação de aplicações com mínimo ou nenhum envolvimento em codificação manual, enquanto o No-Code exige que os desenvolvedores escrevam extensos trechos de código para personalizar a aplicação.

(Certo ou Errado)

Questão 2:

(CESPE – Concurso SERPRO 2023 – Analista de Sistemas)

Low-Code e No-Code são abordagens de desenvolvimento de software que podem acelerar significativamente o processo de desenvolvimento, reduzindo, consequentemente, os custos associados, e são particularmente úteis quando há a necessidade de prototipagem rápida ou de adaptação a mudanças frequentes no escopo do projeto.

(Certo ou Errado)

GABARITO 

Questão 1:

Errado. A afirmação apresenta uma inversão nas definições de Low-Code e No-Code. Low-Code é uma abordagem que reduz a necessidade de codificação manual, mas ainda permite alguma escrita de código para personalização e configuração. Por outro lado, No-Code permite a criação de aplicações sem a necessidade de escrever qualquer código, utilizando interfaces gráficas e ferramentas de arrastar e soltar.

Questão 2:

Certo. As abordagens Low-Code e No-Code são conhecidas por acelerar o desenvolvimento de software devido à redução de codificação manual. Isso não apenas reduz os custos, mas também torna essas abordagens ideais para prototipagem rápida e projetos que exigem flexibilidade para se adaptar a mudanças no escopo ou requisitos.

Professor MSc, Washington Almeida

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor de vários cursos no Mercado e no Gran Cursos Online. Certificado ISF 27002.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Junho de 2023