Olá, querido(a) concurseiro(a), seja bem-vindo(a) ao blog do Gran Cursos Online. Esses artigos são escritos especialmente para você. Hoje vamos continuar aquela conversa sobre os sete pecados capitais dos concurseiros durante a preparação para concurso público.
Na parte I, eu falei sobre a ignorância, referindo-me ao fato de alguns concursandos desconsiderarem a importância de conhecer todo o edital e de estudar o perfil da banca examinadora; discorri também sobre a aleatoriedade, a desvantagem em se fazer estudos soltos, sem planejamento; e falei também sobre a indisciplina, a importância de você não se dar a opção de negociar com o que se propôs a fazer. Caso queira se aprofundar nessa primeira parte, vale a pena ler o meu artigo anterior.
Agora, vou dar continuidade a esse assunto trazendo os outros quatro pecados capitais que, acredito eu, muito podem interferir negativamente nos seus estudos. Espero que as dicas te sejam úteis na sua preparação para alcançar o seu tão sonhado objetivo.
4º – PROCRASTINAÇÃO
“Procrastinar é o ato de adiar e de deixar para depois tarefas urgentes, sendo a maior inimiga da produtividade” (ANHANGUERA, 2020).
Eu acredito que evitar o ato de procrastinar é um dos maiores desafios para nós, seres humanos, e não apenas para os concurseiros. Isso porque adiar tarefas importantes (que geralmente não são as mais prazerosas) é algo atrelado aos nossos desejos momentâneos, o querer ali do momento. Por sermos seres imediatistas, temos dificuldade em trabalhar com o longo prazo e optamos por saciar o que está ali ao nosso alcance e que nos traz prazer.
Sabe aquela velha frase: “Não sabemos o dia de amanhã, vamos aproveitar o hoje”? Achando que o amanhã não vai chegar, deixamos de lado compromissos que fizemos conosco e desistimos daquilo que ainda não nos é palpável. Entender e aceitar que a preparação para concurso público tem duração de médio a longo prazo vai te ajudar a permanecer no caminho.
Seguem alguns macetes que podem te ajudar a evitar a procrastinação: crie uma rotina e se mantenha nela por, no mínimo, 21 dias; estabeleça horários fixos de estudos (quanto mais flexível você for, maiores serão as chances de você procrastinar); priorize a realização das tarefas logo no início do dia; tenha um dia livre na semana e não se culpe pelas falhas, elas farão parte da caminhada, então as reconheça e faça melhor na próxima.
Procrastinar algo sério por mero capricho momentâneo não é uma opção para nós!
5º – INCONSTÂNCIA
Sabe aquelas pessoas que são tipo “maria vai com as outras” das circunstâncias? Você está estudando para um cargo e, de repente, abre o edital para um outro que não tem nada a ver com a sua atual escolha e você já se pega pensando na possibilidade de fazer essa outra prova. Pois então, a falta de foco faz com que muitas pessoas se percam no caminho.
Manter-se constante é a grande chave para você chegar onde quer.
DICAS:
- Você não vence a inconstância sem uma decisão firme. Quanto mais decidido(a) você estiver, maiores serão as chances de você se manter estável durante o processo até a sua aprovação.
- Desenvolva disciplina na sua rotina, sem desculpas que te afastarão do seu objetivo.
- Baseie suas escolhas e decisões no compromisso, e não nas suas emoções e desejos.
- Fraquezas e falhas vão acontecer em nossa caminhada. Entenda, aceite e recomece.
6º – INSEGURANÇA
A insegurança é a falta de confiança em si mesmo, em suas próprias qualidades ou capacidades.
Uma série de fatores levam as pessoas a estagnarem em algo ou a desistirem do que querem por não se sentirem seguras. No nosso caso, a insegurança faz com que alguns concurseiros evitem fazer simulados e/ou exercícios com medo de errarem, por exemplo. Isso é um problema, porque é por meio dos erros que buscamos melhorar, eles são os melhores feedbacks de aproveitamento dos nossos estudos. Se for para errar, que erre agora!
A insegurança faz com que abdiquemos de um “concurso grande”, no qual queremos muito passar, por acharmos que não conseguiremos passar na prova ou porque não conseguimos passar em algum momento na nossa trajetória. E aí, optamos por um cargo de que não gostamos por, aparentemente, ser menos concorrrido ou algo assim. Passamos, mas a frustração vem logo em seguida.
Podemos nos sentir inseguros também pelo fato de não nos sentirmos preparados. Mas posso te contar uma coisa? Raras são as pessoas que vão fazer uma prova e se sentem totalmente preparadas. Com relação a isso, você tem apenas de se sentir seguro de que fez o melhor que pôde durante sua preparação.
Algumas dicas que podem te ajudar a se sentir mais seguro são:
- Trabalhe o autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais protegido você se sente.
- Busque exemplos em quem você admira, isso te ajudará no processo.
- É degrau por degrau, um passo de cada vez. É aos poucos que você se torna bom em algo.
- Esqueça o que deu errado no passado. O passado é referência do que precisa e pode ser melhorado.
7º – SEDENTARISMO
Já não é nenhuma novidade que os exercícios físicos são muito importantes e auxiliam muito nos estudos, mas vale a pena relembrá-los, pois desconsiderar a importância deles é uma das grandes falhas dos concurseiros.
Muitos reclamam que falta tempo, mas aí é apenas uma questão de organização. Se, desde o início, você fizer um planejamento, será mais fácil inserir um tempo para os exercícios na sua rotina.
A prática de atividades físicas, segundo estudos, eleva o nosso desempenho cerebral em relação à melhora da atenção e à armazenagem de informações; melhora a nossa saúde (nesse caso, incluímos a hidratação, a boa alimentação e o sol diário) e proporciona sensação de bem-estar por causa da liberação de endorfina (ressalto aqui a importância de você ter também momentos ao lado das pessoas que ama).
Aproveitando a oportunidade, falando de saúde, saliento a importância do dormir bem. Estudos também nos mostram que uma boa noite de sono reduz o estresse, melhora o humor (isso te proporciona mais disposição e energia para as atividades do dia), ativa a memória e estimula o raciocínio – excelentes ingredientes para os nossos estudos, não é mesmo?
Lembre-se sempre de que, “para alcançar nosso potencial mais elevado, a conexão entre mente-corpo-espírito deve estar em equilíbrio.”
Você consegue!
Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!
Confira: Os 7 pecados Capitais, parte I
Isa Marques Alemar
Pedagoga – Área Educacional
Servidora Pública – Analista Pedagógica/PMU
GranXpert – Mentoria e Coaching
Instagram: @isa_alemar
Participe da conversa