Aqui, no Gran, sabemos da importância de agir de maneira coletiva para mudar vidas e buscamos sempre gerar mais impacto na sociedade da qual fazemos parte. Para isso acontecer, decidimos nos comprometer formalmente e, desde 2021, somos signatários do Pacto Global, atualmente considerada a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
O que é o Pacto Global?
O Pacto Global foi lançado em 2000 pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, conta com mais de 16 mil membros, em 160 países, e é um convite para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
As empresas que integram o Pacto Global também assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030 da ONU. Essa agenda é um plano de ação de 2015 a 2030 e é composta por sete grandes movimentos:
- Movimento mente em foco;
- Movimento salário digno;
- Movimento raça é prioridade;
- Movimento elas lideram;
- Movimento transparência 100%;
- Movimento +água;
- Movimento ambição net zero.
Quais são os compromissos assumidos pelo Gran até o momento?
O Gran se comprometeu com quatro desses sete movimentos, levando em consideração o nosso poder de impacto como negócio e prioridades internas de atuação. Confira a seguir quais são e algumas iniciativas que já foram colocadas em prática:
1. O Movimento Mente em Foco
Tem o objetivo de tratar a saúde mental de forma preventiva e humanizada, como um tema perene e integrante da estratégia de negócio das companhias, e não apenas como uma medida emergencial. Por isso, já realizamos ações alinhadas ao compromisso e estamos engajados em manter, intensificar e atingir os seguintes aspectos até 2030:
- Ter um profissional de referência para aconselhamento e atendimento psicológico;
- Oferecer orientação e manejo de crises;
- Garantir a avaliação permanente dos colaboradores;
- Manter gestores engajados, com capacitação para atuar em relação ao tema;
- Promover debates abertos e intervenções em grupo com assuntos que busquem reduzir o estigma relacionado ao sofrimento psíquico; e
- Promover ações de incentivo à saúde mental.
Nessa frente, já implementamos o nosso programa de saúde integrada do Gran, o Cuide-se, promovendo ações práticas que impactam positivamente a vida do colaborador, com ações como a do Setembro Amarelo, lives sobre saúde mental e autocuidado e rodas de conversa com a liderança
Além disso, criamos o Protocolo de Saúde Mental do Gran, visando o compartilhamento de informações sobre saúde mental e orientações sobre como agir em cada situação. Temos também o Programa Saúde Mental Amil para atendimentos online, presencial e Telepsicologia de Urgência, serviço integrante do programa que oferece plantões de atendimento psicológico virtual todos os dias, das 7h às 22h.
2. O Movimento Raça é Prioridade
Tem o objetivo de promover a equidade racial e aumentar a participação de negros, indígenas e grupos étnicos socialmente vulneráveis em posições de liderança. Para esse Movimento, estamos comprometidos a ter 30% de pessoas negras em posição de liderança até 2025 e 50% até 2030.
Já atingimos a primeira meta, e hoje temos mais de 40% de pessoas negras (pretas e pardas) em cargos de gestão no Gran. No último ano, iniciamos ações como a divulgação de vagas afirmativas para esse público e a construção de um grupo de afinidade racial que, além de promover escuta e acolhimento, apoia a idealização e a construção de pilares para o alcance do nosso compromisso.
3. O Movimento Elas Lideram 2030
Busca alcançar a paridade de gênero e assumir o compromisso da empresa com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), promovidos pela ONU Mulheres.
Para esse Movimento, estamos empenhados com a seguinte meta: ter 50% de mulheres em posição de alta liderança até 2030 – estando os cargos ao nível de Conselho, Diretoria e Gerência.
Até 2025, o Movimento propõe que tenhamos 30% de mulheres em posição de alta liderança, e já em 2022 atingimos essa meta!
4. O Movimento Salário Digno
Busca proporcionar uma remuneração justa para cada colaborador, reduzindo desigualdades e fomentando o desenvolvimento sustentável. Por isso, para esse Movimento, firmamos o compromisso de ter 100% de GranLovers com salário digno até 2030.
Diferentemente do salário-mínimo, o salário digno é uma metodologia que considera o quanto uma pessoa colaboradora deve receber para ter uma vida digna, ou seja, ter acesso a:
- alimentação;
- moradia;
- saúde;
- lazer;
- educação.
Esse valor é calculado por institutos de pesquisa e tem como intuito que todas as pessoas colaboradoras do Gran recebam um pacote de remuneração, ou seja, salário + benefícios, maior do que o valor de salário digno.
Estamos em constante evolução!
No Gran, estamos conscientes que assumir compromissos é o primeiro passo. Reconhecemos que a jornada é longa e que, a cada ano, evoluímos nos temas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa. Para acompanharmos o nosso progresso, contamos hoje com duas ferramentas:
- A Comunicação de Progresso (COP), que é um requisito obrigatório para todas as empresas participantes do Pacto Global da ONU e consiste em um compartilhamento anual de resultados sobre temas relacionados aos Dez Princípios e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
- A avaliação de impacto B, que é um movimento global de como as operações e o modelo de negócio de sua empresa afetam seus funcionários, comunidade, meio ambiente e clientes. Desde 2022, começamos a usar a avaliação de impacto no sistema B para nortear e priorizar as ações de Impacto e ESG da Companhia.
Ambos os instrumentos nos proporcionam diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de conexão com empresas que também estão comprometidas com os movimentos, feedbacks sobre o nosso progresso e materiais que nos auxiliam no alcance das nossas metas.
Aqui, no Gran, temos o propósito de mudar vidas, e esse propósito inclui os GranLovers também, as pessoas que trabalham com muita paixão para que essa missão aconteça!
Para saber mais, acompanhe as ações dos compromissos do Gran com a sociedade por meio das nossas redes sociais:
Fontes:
- O trabalho da ONU para alcançar as ODS no Brasil
- Iniciativa Pacto Global
- Agenda 2030 Pacto Global
- COP
- Sistema B
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa