Parte 1 – Cansaço versus produtividade em seus estudos. Vamos conversar?

Avatar


09 de dezembro5 min. de leitura

Olá, guerreiro! Hoje vamos conversar um pouco sobre o famoso cansaço mental que tanto afeta a nossa produtividade nos estudos para concurso público.

Como sabemos, estudar para concurso é passar por uma montanha-russa com diversos desafios físicos e psíquicos. Foi-se o tempo em que a preparação era superficial e genérica. É de conhecimento da grande maioria dos estudantes que a preparação para as provas é, de fato, um período muito intenso, que exige dedicação máxima a leituras, mapas mentais, exercícios, videoaulas etc.

São horas e mais horas sentado em frente ao computador ou lendo; são horas a menos de lazer e de sono, uma vez que é preciso conciliar os estudos com as suas demandas da vida, como família e trabalho – com isso, vem o cansaço mental.

Se tem algo que todo concurseiro precisa saber é que ele terá de lidar com esses desafios físicos e psíquicos que podem causar cansaço tanto físico quanto mental. Contudo, o cansaço físico é mais fácil de ser identificado, já o cansaço mental é bem mais difícil de ser notado.

Visto que vivemos em um mundo de constante acesso a informação, a sensação de desgaste tem aumentado demasiadamente. É como se estivéssemos ativos 24 horas por dia, sobrecarregando nossa mente cada vez mais. Embora nosso mundo moderno tenha trazido uma excelente ajuda para comunicação e até mesmo para os estudos, por outro lado, há também um problema contemporâneo: não conseguimos nos desconectar do celular.

Então, meu amigo, sentir-se cansado ao longo de um dia de trabalho ou de estudo intenso é natural, porém, se você percebe que a sensação de cansaço está constante e perdura por meses, é importante ficar alerta, porque esses podem ser sinais de que você está com cansaço mental.

O cansaço mental também é conhecido como estafa e esgotamento mental. Ele atinge crianças e adultos, compromete o desempenho profissional e escolar, tornando até atividades antes prazerosas em obrigações. A psicóloga Jamille Oliveira afirma:

“Em virtude de nossa rotina frenética com muitas exigências sociais, laborais e a busca de atender a todas as demandas externas que chegam, perdemos o contato com o nosso corpo (nossas demandas internas) e, muitas vezes, não percebemos os sinais de alerta que o organismo emite, negligenciando nossas necessidades. Faz-se assim necessária a vivência do presente (sem remoer o passado ou se lançar para o futuro), para que nossa percepção fique aguçada aos sinais de alerta emitidos pelo corpo, possibilitando o cuidado com a saúde de forma preventiva.”

Pois bem, meu amigo, a seguir relatarei alguns sintomas de cansaço mental para te auxiliar na identificação ou na prevenção deles:

  1. Desânimo para o estudo

Ocorre quando falta vontade de seguir em seus estudos; tudo parece uma tarefa difícil, que necessita de forças para ser desempenhada. Com isso, você também começa a inventar muitas desculpas para fugir dos seus compromissos. Afinal, sair de casa e cumprir suas metas não é uma tarefa sobrenatural. Até os amigos começam a ser deixados de lado; você se torna um companheiro ausente, quase incomunicável.

Eu sei que a vida de concurseiro não é fácil, porém fique atento se o desânimo estiver paralisando completamente os seus estudos.

  1. Cansaço excessivo ou constante

O cansaço excessivo ou constante é aquela sensação de que não importa o tamanho do feriado ou mesmo a chegada do final de semana: nunca parece haver tempo suficiente para você descansar dos estudos.

Talvez nem um ano sabático dê conta do seu desgaste. O cansaço começa a virar quase um problema crônico, sem que se vislumbre alguma solução. Por mais que você pare e dê um tempo, os problemas e as obrigações do trabalho teimam em marcar presença na sua mente.

  1. Sonolência

Ocorre quando você sente muito sono durante o dia – e às vezes acaba dormindo – ou tem um sono muito prolongado durante a noite. Sabe-se que cada pessoa precisa de uma quantidade específica de horas de sono para se sentir bem. Alguns precisam dormir por nove horas, enquanto outros funcionam perfeitamente dormindo apenas sete horas por noite ou até menos. Contudo, deve-se analisar quando você sente a necessidade de dormir durante mais de 10 (dez) horas por dia e ainda se sente cansado quando acorda.

Pessoas com sonolência têm muita dificuldade em estudar com qualidade disciplinas desafiadoras com as quais não tem empatia, pois estão frequentemente (ou sempre) cansadas. Talvez o seu índice de acertos não aumente há algum tempo por fatores externos à sua preparação. Isso faz sentido para você?

  1. Insônia

Ao contrário do que ocorre com quem tem sonolência, com a insônia o estudante não consegue dormir, pois é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Assim, a qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida.

Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e de falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa desse distúrbio.

Muitos estudantes ficam ensones em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período muito maior do que o normal. Nesse caso, procure um médico.

  1. Dificuldade de concentração

Quando tudo tira a sua atenção, ficar focado em dedicação a uma só atividade parece até missão impossível. Você começa a querer fazer um monte de tarefas ao mesmo tempo e, no final, não consegue dar conta de nenhuma.

Isso cria uma bola de neve. Suas obrigações acumulam-se em cima da sua mesa e os prazos começam a ficar mais apertados. Para compensar, você faz horas extras em seu cronograma de estudos para dar conta de tudo, mas o resultado é mais cansaço.

  1. Perda de memória, o famoso: “Não aprendo nada”

Não é incomum pessoas que demonstram cansaço mental começarem a apresentar problemas de memória. Isso pode acontecer em função de alterações de estruturas do cérebro causadas pela sobrecarga. Entre as regiões cerebrais mais afetadas, estão aquelas responsáveis pelas funções cognitivas, como memória e atenção.

Para se ter uma ideia, o hipocampo – parte do cérebro que retém as lembranças – chega a ter suas dimensões reduzidas em casos mais severos de esgotamento, ou seja, você terá maior dificuldade de memorização da matéria e, consequentemente, os resultados dos estudos não virão.

  1. Irritabilidade diante dos estudos

Uma pessoa cansada está mais perto do seu limite e muito próxima de explodir. Quando a pessoa se encontra em uma fase de irritabilidade, enfrentar algo do cotidiano que nem é muito sério pode ser a gota suficiente para transbordar o balde. Esse comportamento é muito comum naqueles que guardam muito suas angústias e reclamações para si, sem desabafar.

Se você, concurseiro, nunca foi uma pessoa irritada e, de uns tempos para cá, começou a perder a paciência por qualquer bobagem, investigue essa mudança de postura. Ela não é normal.

  1. Ansiedade com publicação/alteração de edital

Então, a famosa ansiedade começa a bater. O seu pensamento fica preso no futuro, pois você espera finalizar as demandas a tempo. As folhas do calendário voam e aquele frio na barriga e a sensação de boca seca passam a ser uma constante. Pequenas mudanças te deixam aflito, compromissos marcados tiram o seu sono e cada nova atualização na sua agenda é motivo de agonia.

É hora de parar, respirar fundo, baixar os batimentos cardíacos, focar no presente e deixar o amanhã um pouco de lado. Se continuar desse modo, a estafa mental pode te levar a ter uma baixa de imunidade e, com isso, o seu organismo ficará vulnerável ao surgimento de doenças. Se você tem adoecido com frequência, fique atento aos seus níveis de estresse e de esgotamento psicológico.

Por todos esses motivos, é muito importante manter o equilíbrio e conhecer seus limites. Sem isso, você pode acabar estressado e doente em pouco tempo, colocando sua saúde e todo o seu esforço em risco.

Então, meu amigo, no próximo artigo, trarei algumas dicas sobre como amenizar e até mesmo afastar esse cansaço mental. Fique ligado!

Lembre-se de que a jornada do concurseiro pode durar anos! O ritmo tem de ser sustentável, por isso, aprenda a descansar em vez de desistir.

Precisa de auxílio individual? Conheça o GranXpert, o programa de mentoria e coaching para concursos que vem mudando o rendimento de alunos por todo o Brasil.

 

 

Um grande abraço e força em busca de suas vitórias.

Estamos juntos nessa caminhada.

Nelson Marangon  

Avatar


09 de dezembro5 min. de leitura