Passo a Passo para Concursandos Iniciantes

Avatar


09 de setembro8 min. de leitura

Infelizmente muitos alunos, quando decidem estudar para concursos, acham que basta estudar. Mas eu sempre pergunto: “O que é estudar?”, “O que envolve os estudos?”, “Como saber o que estudar e quando estudar?”. E é aí que mora o erro dos iniciantes, não se perguntar essas coisas e não querer entender que há mais nos estudos do que simplesmente sentar para estudar.

 

Se você deseja um estudo fluido, inteligente, que não vai te “segurar” no mesmo lugar por anos e anos sem alguma perspectiva de aprovação, leia e aplique o passo a passo para concursandos iniciantes descrito abaixo.

 

 

  1. Tenha a aprovação como um propósito

 

Muitas vezes eu pergunto para os alunos qual o propósito deles em fazer concursos. As primeiras respostas (e as mais comuns) são dinheiro e estabilidade. São propósitos muito justos. Quem não quer ganhar um salário melhor e “ter a garantia” (coloco entre aspas porque você vai estudar na Lei n. 8.112/1990 que não é bem assim, você pode sim ser demitido) de não ser demitido?

 

Mas a minha pergunta vai mais longe: “Por que você quer passar em um concurso?”, “Qual o seu propósito?”.

 

Você pode me dizer que quer dar uma vida melhor para a sua família. Pode me dizer que quer mudar de cidade, que deseja fazer algo positivo pelo seu país, que deseja sair de um relacionamento tóxico ou abusivo, que quer sair da casa dos seus pais ou que quer poder pagar uma escola melhor para os seus filhos. Pode ser que você sonhe em ser policial, juiz ou promotor, carreiras que, no Brasil, só podem ser acessadas por meio de concurso público.

 

Independentemente de qual seja o seu propósito, lembre-se dele constantemente quando for estudar. Entenda sempre que não é um “estudo por estudo”, mas que há uma finalidade para ele acontecer, algo maior do que simplesmente ser aprovado na prova.

 

Sempre indico fazer o que eu chamo de Quadro de Visualizações. Pode ser numa folha em branco mesmo, coisa simples. Escreva o motivo por que você está estudando, cole fotos e imagens de coisas que quer adquirir (porque a parte material também faz parte disso tudo) com o salário que vai ganhar (viagens, casa, carro e o que mais for importante para você). E o mais importante, leia e observe esse quadro todos os dias, principalmente antes de começar a estudar.

 

Visualizar esse propósito todos os dias vai te ajudar a se manter motivado, entendendo que os estudos (a parte mais difícil e cansativa) vai passar e vai valer a pena.

 

 

  1. Leia o edital e pesquise sobre o cargo

 

Eu sempre digo e vou continuar dizendo: LEIA O EDITAL, LEIA O EDITAL, LEIA O EDITAL. Inteiro.

 

Acho incrível como os concursandos (e aí não são só os iniciantes, tem gente de todas as fases que faz isso) só olham o edital para ver a quantidade de vagas, o salário e as matérias que serão cobradas na prova. Diz aí, você já fez isso, não fez?

 

Mas aí que está o erro do concursando. O edital é a regra do concurso. Nele você vai ter muito mais informação além dessas mais buscadas, inclusive seus direitos e deveres, a forma de enviar documentos (em casos em que isso é necessário, como de pessoas com deficiência as quais precisam enviar laudos, pessoas que podem pedir realização especial de provas, pessoas que participarão das provas de títulos etc.). Fazendo essa leitura, você também vai saber sobre qual tipo e cor de caneta será aceito no dia da prova, se pode ou não levar lanches e como poderá levá-los, sobre o tipo de documentação aceita para comprovar sua identidade e mais várias informações importantíssimas sobre as quais concursandos não prestam atenção e podem ser reprovados por isso.

 

Há também no edital uma parte muito importante, mas que infelizmente nem sempre vem de forma detalhada ou até inteligível, que é a descrição do cargo. Sim, ela é de extrema importância e você precisa ler e aprender mais sobre o cargo para o qual deseja concorrer.

 

É muito comum a gente idealizar como será a vida no cargo público, como será o trabalho. Não digo que isso é necessariamente ruim, mas há uma enorme chance de frustração se você se balizar somente naquilo que acha que vai ser o seu trabalho.

 

Então busque mais informações sobre o cargo desejado, sobre o órgão, sobre o trabalho em si, sobre as vantagens e benefícios que a instituição dá aos seus servidores. Se possível, converse com alguém que já trabalha na mesma função. Pergunte o que é feito, como é o dia a dia, se a pessoa gosta ou não do trabalho que desempenha e por quê, se é fácil ou difícil pedir realocação (se isso for interessante para você), como é a chefia e todas as outras informações que você achar relevante.

 

Eu digo isso porque o nível de frustração dos novos servidores é alta na maioria dos órgãos. Claro que, no início, assim como no início de um namoro, você tende a achar tudo lindo e não vê as falhas, mas, depois de alguns meses de trabalho, começa-se a perceber que as vantagens não são sempre melhores que as desvantagens. E aí a gente começa a ver um monte de servidor desanimado com o trabalho, desenvolvendo doenças físicas e psicológicas, deixando de desenvolver o trabalho de forma eficiente. Tenho certeza de que você não quer ser esse tipo de servidor, não é mesmo? Então aprenda tudo que puder sobre o trabalho antes de decidir estudar para aquela prova de concurso.

 

  1. Tenha um local de estudos adequado

 

Ter um local de estudos adequado vai além de ter uma mesa e uma cadeira. É necessário pensar em ergonomia e isso envolve uma série de coisas.

 

Lembre-se de que você vai passar algumas horas por dia, alguns (muitos ou poucos) meses por ano sentado estudando. Seu corpo e sua mente pedem por um lugar confortável (mas não demais para não dar sono), com ajustes próprios à sua altura, iluminação adequada, de preferência que seja um local silencioso e ventilado também.

 

Não sei qual é a sua estatura, mas eu, no auge dos meus 1,58 metros, tenho bastante dificuldade em arranjar mesas e cadeiras adequadas para mim: ou elas são altas demais (que é o mais comum) ou baixas demais (quase do tamanho de crianças). Isso faz com que eu sempre sinta dores nas costas, nos ombros, nos braços e no pescoço. Para ficar em uma posição confortável, preciso de apoio nos pés, almofada nas costas, apoio de tela (para o pescoço ficar o mais reto possível. Uma pilha de livros serve, ok?)… Mas essas são coisas que a gente tende a não prestar atenção. E como a falta delas nos faz mal!

 

Além disso, não dá para estudar em um lugar quente demais ou frio demais, não é mesmo? Assim como é quase impossível permanecer focado em um lugar com muito barulho.

 

Então analise seu ambiente de estudos. Você tem uma mesa e cadeira ajustados à sua altura ou precisa fazer esses ajustes para ficar mais confortável? Está muito frio ou muito quente? Você pode colocar um ventilador ou ar-condicionado para refrescar (se estiver quente); pode também colocar uma cortina nas janelas se estiver pegando sol (até papel laminado ou pardo colado na janela já resolvem bem). Em relação aos barulhos, um abafador (desses de obra) resolvem seu problema, ou um bom fone de ouvidos também, caso você assista a videoaulas.

 

O importante é que você entenda que o seu estudo vai durar um tempo prolongado e seu corpo exigirá esse conforto para que você consiga estudar esse tempo todo.

 

  1. Planeje-se

 

Infelizmente é mais comum do que pensamos a falta de planejamento por parte dos estudantes. Muita gente só vai seguindo as aulas sem nem perceber se está mais ou menos adiantado em uma ou outra matéria.

 

Sem planejamento, tendemos a estudar somente as matérias de que gostamos ou nas quais temos maior facilidade, deixando de lado aquelas mais chatas ou mais difíceis. A falta de planejamento pode ser o motivo da nossa reprovação em provas e concursos.

 

Então escolha se prefere fazer um ciclo de estudos ou um quadro horário, leia o edital, veja quais matérias vão cair na sua prova, verifique qual curso é mais adequado para você e faça seu planejamento baseado nas aulas e nas matérias que caem no concurso.

 

Nesse planejamento, seja ele um ciclo de estudos ou um quadro horário, você vai precisar relacionar TODAS as matérias que cairão no seu concurso. Deverá contabilizar as matérias que possam ter peso 2 na nota, pois você vai precisar estudá-las mais do que as outras.  As disciplinas nas quais você têm maior dificuldade também entram nessa categoria de estudar em maior quantidade de tempo.

 

Então se prepare. Se você não gosta de alguma matéria, vai ter de estudá-la mais que as demais. Essa é a dura realidade dos concursandos.

 

Mas voltando ao planejamento, mais importante que só fazê-lo é cumpri-lo. Essa é a parte mais difícil. Você precisa fazer anotações da sua evolução (e isso se faz anotando o tempo usado para estudar, o tópico da matéria e a quantidade de questões que fez e que acertou) e fazendo ajustes necessários no seu planejamento. Sim, ele não é fixo e precisa ser revisto pelo menos uma vez a cada 15 dias. Eu particularmente prefiro fazer uma revisão semanal e um planejamento semanal também.

 

Com um planejamento semanal, você não só tem mais facilidade de alterá-lo conforme sua necessidade, mas também é mais provável que você consiga cumpri-lo. É mais fácil para o nosso cérebro visualizar e cumprir pequenas metas do que grandes metas, então, olhar para uma meta semanal (e diária) é bem mais fácil do que olhar para uma meta mensal.

 

  1. Seja criterioso com seu material

 

Bons materiais são essenciais. Ponto.

 

Eles não precisam ser caros, não precisam de linguagem rebuscada (que ninguém entende além do autor), não precisam (e nem podem) estar acima ou abaixo do seu nível de compreensão. Mas bons materiais são essenciais.

 

Infelizmente muita gente acha que qualquer livro ou qualquer curso é o suficiente para se estudar bem, o que não é nem um pouco real. Se você usar um material ruim, a sua chance de reprovar é grande. Pode ser que o material que você tem não abranja todo o conteúdo pedido no edital, ou não esteja atualizado, e só quem vai sair perdendo com isso é você.

 

Sempre lembro que antigamente (bem antigamente) só tínhamos algumas apostilas feitas por bancas de jornal para estudar. Era um material ruim, raso, mas que servia para as provas da época, que cobravam bem menos conteúdo e o fazia de forma bem mais rasa que hoje em dia. Hoje, não é mais possível passar em um concurso usando só esse tipo de materiais. Você precisa buscar um curso de qualidade, livros, PDFs, sites de questões. Precisa aprender sobre técnicas de estudos, material de revisão…

 

E olha só que maravilha esse tanto de material de qualidade que tem aqui no Gran Cursos Online! Tem cursos e mais cursos, tem PDFs, tem videoaulas, tem aulas sobre técnicas de estudos – tudo para você escolher o que melhor se encaixa na sua rotina de estudos.

 

Você precisa de bons materiais para estudar. Isso é muito importante!

 

  1. Utilize técnicas de estudos

 

Quando você estava na escola, provavelmente aprendeu dos seus professores que precisava estudar, mas aposto que nunca te ensinaram o que é estudar de verdade. No colégio, era fácil sentar um ou dois dias antes da prova e “decorar” a matéria que ia ser cobrada, esquecendo-a logo após o exame. Concorda?

 

Talvez você tenha até feito o mesmo durante a faculdade, dependendo do tipo de faculdade que cursou. Funcionou para as provas, mas aposto que você não lembra nem de metade (ou menos até) de tudo que estudou.

 

Infelizmente é impossível fazer isso para provas de concursos. A quantidade de matérias cobradas, o nível de aprofundamento e o tamanho da prova não permitem que você “decore” tudo antes da prova, e aí é que muitos concursandos se frustram profundamente.

 

A culpa não é exclusivamente sua, querido concursando. Infelizmente nós nunca aprendemos a estudar de verdade e, no momento em que isso é exigido de nós, ficamos perdidos mesmo. Isso é normal e não acontece só com você. Mas aí é que os alunos que passam se diferenciam daqueles que não passam. Os que são aprovados conhecem e aplicam técnicas de estudos.

 

Tem gente por aí que diz que técnica de estudo é a famosa “HBC” (Hora Bunda-Cadeira). Eu acho isso um absurdo sem fim. Essas pessoas podem até passar em um concurso, mas vão levar anos e mais anos para isso, vão sofrer muito para estudar, e a maioria delas, na verdade, vai acabar desistindo dos estudos, dizendo que “concursos não são para elas” ou que “precisa de indicação pra passar em concursos”, ou tantas outras besteiras as quais ouvimos por aí. Tudo isso porque algumas pessoas acreditam que estudar é simplesmente ler, ler e ler mais um pouco, ou assistir a uma videoaula e pronto.

 

Como eu te disse, não dá para decorar a matéria que cai nas provas de concursos. É muito conteúdo diferente, e com alguns deles você nunca teve contato antes na sua vida. Você precisa aprender a estudar de forma correta.

 

“E o que é estudar de forma correta?”, você me pergunta. Eu te digo que é usar aquele material feito por um especialista, transformá-lo em algo inteligível para você, revisá-lo, praticar fazendo questões e ajustar o necessário (você vai aprender o que é esse necessário enquanto faz as questões).

 

É uma rotina simples, mas que exige algum trabalho, principalmente no início. Só se exige esse trabalho porque nunca nos ensinaram antes a estudar dessa forma.

 

Fazendo isso, você consegue perceber onde precisa melhorar, quais tópicos precisa estudar mais ou menos dentro de todas as matérias, vai rever o seu material de revisão várias vezes, reforçando o conhecimento necessário para a prova e vai também aprender o que a banca costuma cobrar nas provas, entendendo o que estudar mais e o que não é tão necessário.

 

Fazendo tudo que foi ensinado aqui, você logo logo passará de um concursando iniciante para um avançado e começará a ter reais chances de passar no concurso desejado. Aproveite essas dicas e coloque-as em prática a partir de agora!

Avatar


09 de setembro8 min. de leitura