PMBOK – Business Case

Por
2 min. de leitura

Olá Meu Querido aluno(a),

Hoje vamos falar sobre o business case.  Não é possível pensar na criação de um projeto sem um business case. Ele é sempre o ponto de partida para aprovação de um projeto e é sobre ele que vamos falar nesse post.

Uma necessidade de negócios de uma organização pode surgir devido a diferentes fatores:

  • Demanda de mercado;
  • Avanço tecnológico;
  • Requisito legal;
  • Regulamentação governamental;
  • Consideração ambiental.

Uma demanda do mercado pode ser a necessidade de um novo tipo serviço ou produto. Por exemplo, um software que permita a comunicação remota entre pessoas.

Um avanço tecnológico também pode impulsionar um projeto. Novas descobertas podem gerar produtos que podem ser usados no dia a dia das pessoas. Por exemplo, serviços de comunicação a distância puderam ser possíveis após o lançamento de satélites.

Um requisito legal também pode motivar um projeto. Por exemplo, uma indústria pode ser obrigada a produzir um nível menor de poluentes. Para isso, terá que implantar um novo sistema de filtragem, por exemplo. No mesmo sentido, regulamentações governamentais ou restrições ambientais podem levar a criação de novas projetos.

Seja qual for o motivo do projeto, essa necessidade de negócios precisa passar por uma análise de custo benefício. Essa análise está contida em um documento chamado business case. Ou seja, é criado para justificar o projeto. Ele para convencer a alta direção de que vale a pena investir no projeto.

O business case, ou documento semelhante, descreve as informações necessárias do ponto de vista de negócios, para determinar se o projeto justifica ou não o seu investimento. Ele é comumente usado no processo decisório pelos gerentes ou executivos acima do nível do projeto.

Normalmente, a necessidade de negócios e a análise de custo benefício estão contidas no business case para justificar o projeto e estabelecer os seus limites, e tal análise é normalmente executada por um analista de negócios usando diversas informações das partes interessadas.

Para que um projeto avance, o patrocinador necessita concordar com o escopo e as limitações do business case.

O bussines case é um documento usado como entrada para a geração do termo de abertura. Contudo, essa justificativa pode também estar presente no termo de abertura. Ou seja, o bussines case, ou parte dele, pode estar repetido em uma sessão do termo de abertura.

(CESPE/Analista/PGE-PE/2019) A seção do termo de abertura conhecida como justificativa ou business case deve conter a descrição do problema a ser resolvido pelo projeto.

Certo.

O business case é um documento que antecede o termo de abertura. Ele é um documento de negócio usado para criar o termo de abertura do projeto.

Nele encontramos as informações necessárias, do ponto de vista de negócio, para determinar se os resultados esperados do projeto justificam o investimento necessário. Parte desse business case (um resumo com os principais pontos) pode ser uma parte do termo de abertura. Por isso, o item foi considerado correto pelo CESPE.

Por
2 min. de leitura