Pouco mais de 45 dias para a 2ª Fase. Planeje-se agora!

Por
6 min. de leitura

planejarNós sabemos. O ano já começou tem tempo. Muita coisa está acontecendo. Você passou na 1ª Fase do XIX Exame de Ordem e precisa se preparar para a 2ª Fase, cuja prova será 29/05 próximo. Faltam pouco mais de 45 dias. Como fazer para se organizar nos estudos?
A melhor maneira de se preparar para a 2ª fase é melhorando seus hábitos de estudo. Nunca é tarde para desenvolver bons hábitos. Aproveite que você está começando um ano novo e melhore seu desempenho depois de assistir às aulas do Projeto Exame de Ordem – 2ª Fase.
Vamos começar te orientando nos primeiros passos. Fundamentais para a organização e métodos.
ANOTE QUALQUER COISA
Faça listas com as atividades que você precisa realizar, anote o que os professores estão dizendo nos blocos de aulas (peças a fazer, questões, ler leis, CF, jurisprudências etc). Não importa em que lugar você vai fazer isso, no seu caderno, celular, agenda… O importante é não perder nenhum detalhe.
LEMBRE-SE DE FAZER A ATIVIDADE – CASA ou TRABALHO – Faça!
Você já está cansado de ouvir, mas muitas vezes esquece seus materiais de estudo em cima da cama. Ou usa essa desculpa simplesmente porque não terminou de resolver questões ou peças. Reserve um lugar especial na sua casa para fazer e guardar os textos, materiais e crie o hábito de colocar sempre suas coisas lá.
COMUNIQUE-SE COM OS PROFESSORES
Todo relacionamento de sucesso é construído com base em comunicação. Isso não seria diferente na relação professor-aluno. E a falta de comunicação é uma das maiores causas de notas ruins. Por isso é importante se certificar de que todas as suas dúvidas estão resolvidas. Lembre-se de que o professor vai responder quantas vezes você precisar. O PEO Gran abre esse espaço para as dúvidas, que são respondidas pelos docentes que ministram as aulas.
ORGANIZE-SE COM CORES
Seja uma pessoa organizada, e aproveite as cores para identificar suas atividades. Azul para o que você já fez, verde para o que você faz bem, vermelho para o que precisa melhorar (leitura de temas que não entende com facilidade e precisa explorar mais para a 2ª Fase da OAB).  Esse sistema serve para tarefas, pesquisas, aulas… E seus cadernos nunca mais terão orelhas, dobras, etc. Além de mais organizados, seus estudos serão mais limpos.
ESTABELEÇA UMA ZONA DE ESTUDOS EM CASA
Esqueça essa história de estudar na cama ou no chão do quarto. Isso não te ajuda em nada. Estabeleça um local de estudos na sua casa, onde você possa se sentar e estudar. Um local bem iluminado, confortável e calmo é o ideal.
CONHEÇA SEU ESTILO DE ESTUDO
Não fique dando murros em ponta de faca tentando se encaixar em um estilo que te enjoa, cansa e dá dores de cabeça. Encontre a melhor maneira para estudar e siga sempre esse cronograma. Não se julgue por não estudar no modo convencional, ele pode não funcionar para você. Procure recursos visuais, como vídeos ou desenhos.
PEGUE O QUE É MAIS IMPORTANTE
Destaque no seu caderno as anotações mais importantes, use marca textos, grifos, caixas coloridas. Isso ajuda muito na hora de estudar, especialmente se você é uma pessoa visual. Usando esses recursos, fica mais fácil identificar as informações principais na página. Lembre-se: para o bom candidato, nos Exames de Ordem, ele não estuda tudo que cai, o mesmo estuda tudo que cai e também o que não cai. Afinal, só cai o que ele estuda! Feeling…
NÃO PROCRASTINE
Pare de enrolar. Não coloque dificuldades na hora de estudos. Dedique-se ao que você tem que fazer e mantenha em mente que quanto antes você começar a estudar, mais cedo vai terminar o que precisa fazer.
CUIDE-SE
Para estudar, é preciso estar com a cabeça em ordem. Então não descuide da sua saúde, coma bem e mantenha a cabeça e os pensamentos limpos. Evite passar muito tempo nos video games, computadores e mensagens de texto.
MONTE SEU CRONOGRAMA
O cronograma de estudos, também chamado de plano de estudos, é uma das principais ferramentas utilizada por quem estuda para a OAB. Ele tem a função de planejar quais serão as matérias estudadas ao longo do tempo, tendo em vista o dia da prova. Fornece, assim, um mínimo de organização para guiar os estudos rumo à tão sonhada aprovação na OAB.

PLANEJAMENTO SEM EXECUÇÃO ADEQUADA É TÃO ADEQUADA É TÃO RUIM QUANTO O ESTUDO SEM UM PLANO PRÉ-DEFINIDO
De alguma maneira as duas situações descritas acima levam ao fracasso ou, pelo menos, à demora para conseguir uma aprovação. E, definitivamente, não é isso que desejo para você.
Como tenho certeza que você quer ser aprovado em tempo hábil, vamos ensiná-lo a montar um cronograma de estudos perfeito.
Um excelente plano vai ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro durante a sua fase de preparação.
Com um plano bem elaborado você vai passar muito mais rápido!
Primeiro, vamos  te mostrar qual é erro número 1 que a maioria das pessoas cometem ao elaborar um plano de estudos.
Depois, vamos ensinar como os aprovados na OAB montam os seus cronogramas de estudo.
Use as tabelas abaixo para preencher com as suas próprias informações e montar um plano personalizado.

O Plano de Estudos Tradicional

O erro número 1 dos candidatos a OAB é montar um cronograma de estudos tradicional.
O que seria um plano tradicional?
É aquele em que você monta uma planilha com uma coluna na esquerda colocando seus horários do dia e uma linha superior com os dias semana.
No meio são escritas as matérias que serão estudadas correspondendo ao dia da semana (linha) e ao horário do dia (coluna).
Veja o exemplo de um plano de estudos tradicional:

Captura de Tela 2016-04-13 às 19.14.20

Vantagem

Esse plano é um indício de que você está tentando planejar a sua rotina de estudos. Infelizmente, isso não é suficiente.

Desvantagens

A primeira desvantagem é que você precisa adaptar a sua rotina ao plano. Explicamos melhor.
No momento da elaboração do plano é feita uma previsão da rotina para a semana toda.
Vamos supor que no meio da semana apareça um imprevisto e você tenha que levar o seu filho ao médico exatamente na hora em que deveria estudar Direito Penal em teoria para a 2ª Fase da OAB (teoria do delito).
O que acontece no dia seguinte? Você tem que refazer todo o plano para incluir as matérias perdidas ou então seguir em frente sem estudá-las. Um coisa garantimos, mesmo que você seja uma pessoa disciplinada, imprevistos acontecem.
Consegue imaginar qual é o resultado dessa constante necessidade de reformulação do plano? O resultado é a desmotivação! Você vai ficar com preguiça e vai acabar desistindo de seguir a planilha.
Outro problema desse tipo de plano é que geralmente você passa muito tempo sem rever a matéria que foi estudada. E esse erro é imperdoável para quem quer passar na OAB, não é mesmo?
Precisamos confessar uma coisa:  já fizemos vários desses planos e sabe quantos cumprimos integralmente? Nenhum. Talvez você se identifique…
Estabeleça um Ciclo de Estudos Pós Edital OAB.
Agora você sabe exatamente quando será o dia da prova e, mais do que isso, você sabe que esse tempo é curto (de 45 a 90 dias). Por isso, precisa estar organizado e de uma nova abordagem com o objetivo de turbinar os estudos nesse período até a 2ª Fase da OAB.
E a melhor forma é montando um calendário de estudos e um quadro de controle dos estudos. Espere! Tanto o calendário, como o quadro, não têm nada a ver com aquele plano tradicional que você viu lá em cima.

Calendário de Estudos

O calendário de estudos vai abranger o período entre o dia da abertura do edital até o dia da prova.

Calendário de Estudos

Note que o calendário contém uma linha superior com o dias da semana e uma coluna na direita com o total de horas estudas na semana.
O calendário da imagem acima é apenas um exemplo. Por isso, para efeito de mera visualização, preenchemos com as mesmas matérias. Queremos que você entenda que nesse período todas os temas que vão ser estudados, em um número específico de horas, até o momento da revisão de véspera.
Esse número específico de horas a estudar por temas de Penal e Processo, para a 2ª Fase,  vai ser definido por você no quadro de controle de estudo, explicado mais a frente.
Veja quais são os elementos que devem constar em cada dia do calendário de estudos (quadrado):

Quadrado-Calendário1

Um dia no calendário de estudos

Estudo Previsto

Você vai preencher cada quadrado com os dias da semana (no canto superior esquerdo), com as matérias e a previsão das respectivas horas de estudo (líquidas) diárias de cada uma delas, no centro, até o dia da prova. No canto inferior esquerdo anote o total de horas previstas para o dia (HP).
Essa previsão deve levar em conta os compromissos inadiáveis, como o aniversário da sua mãe, por exemplo.
Separe de 3 a 7 dias antes da prova exclusivamente para fazer a revisão. Esse tempo vai ser maior ou menor conforme a cobertura total ou quase total do programa.
No calendário de exemplo, o edital foi publicado no dia 3 e as provas foram marcadas para o final de semana nos dias 26 e 27 do mês seguinte.

Estudo Efetivo

Anote em um papel separado a quantidade de horas, de fato, estudadas em cada disciplina. Ao final do dia apague as horas previstas para cada disciplina no calendário e substitua pelas horas efetivamente estudas (HE) em cada um delas. Some o tempo total de estudo do dia e anote no canto inferior direito.
Compare o total de horas previstas – HP (canto inferior esquerdo) com o total de horas estudas – HE (canto inferior direito) para o referido dia . Se estudou menos, corrija a falha. Se estou mais, fique com a consciência tranquila.
Ao final da semana, some na última coluna o total de horas estudadas. Isso vai servir para comparar posteriormente as semanas, verificar o desempenho e corrigir eventuais falhas.

Fonte: loucosporconcurso (adaptado) 
 

2ª Fase de Penal do XIX é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

Focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem de Advogados do Brasil, o Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem com a nova, e ao mesmo tempo tradicional, equipe de professores do DF, formada por mestres, doutores e especialistas em Direito, delegados, defensores públicos e promotores de justiça, em método online que dará o respaldo para você se preparar para o desafio e conseguir sua aprovação. O curso conta com as 17 disciplinas previstas pela OAB para realização do certame, permitindo ao candidato se preparar de forma completa por meio de videoaulas com abordagem teórica e resolução de questões. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e efetiva!

ordem-620x237

Por
6 min. de leitura