Preparação para concursos: despesa ou investimento?

Avatar


22 de dezembro1 min. de leitura

preparação_para_concursos_despesa_ou_investimentoPor Ivan Lucas

Despesas são gastos que se tem e que não se identificam com processos de transformação ou produção de bens. Elas representam uma diminuição no ativo ou no aumento do passivo de qualquer empresa ou pessoa.

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação. Sendo assim, investimento é toda aplicação de recurso com expectativa de lucro ou vantagem posterior.

Muitos consideram como despesas os gastos efetuados com livros e cursos preparatórios, destinados a preparação para um bom concurso. Eu, porém, considero que estes gastos sejam, na verdade, investimentos.

Quando alguém compra um livro ou faz um cursinho e não o aproveita da melhor forma, faltando aulas, não estudando com a devida atenção, não fazendo os exercícios, tal gasto será apenas uma despesa, e não lhe trará futuras recompensas. Por outro lado, quando você compra um livro, faz um curso preparatório, e tenta tirar o máximo de proveito possível, você estará realizando um grande investimento. Seu retorno futuro será maior que qualquer aplicação que você tenha feito, todo e qualquer dispêndio será recompensado com sua aprovação, sua estabilidade, seu salário, sua segurança, sua futura aposentadoria, etc.

A preparação para um concurso é o melhor investimento possível, pois se trata de um investimento com alto retorno e baixo risco. O risco se caracteriza pela possibilidade de algo sair diferente do planejado. No concurso, essa possibilidade é quase zero, tendo em vista que a equação:  planejamento + estudo eficiente = aprovação,  é quase certa. Entretanto, o caminho não é curto, é preciso muita dedicação e persistência para alcançar o resultado almejado.

Dessa forma, acredito que todo investimento realizado com intuito de passar em um concurso público é válido. Não se trata de investir apenas dinheiro, mas também tempo, dedicação, energia, sonhos. Invista o que puder, pois seu retorno será gratificante.

Bons estudos e feliz aprovação!

 

_________

Ivan Lucas é Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, professor de Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho no Gran Cursos










Avatar


22 de dezembro1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso ivan lucas palavra de quem entende