Dicas para a semana da prova

E aê, meu amigo concurseiro! Como estão os estudos?

Hoje quero trocar uma ideia com você que tem dificuldade de lidar com as atividades e o dia a dia da semana que antecede a data de realização da prova.

Recentemente, dois dos meus mentorados estavam passando por esse período, daí surgiu a ideia de passar algumas dicas para você.

– Que massa, Fabão! Mas diz aí: O que posso fazer para estar tranquilo na semana da prova?

Vamos lá, sei que você passou semanas ou meses se preparando para uma prova de concurso público, e ela está finalmente se aproximando. E agora, como agir com a ansiedade?

Já te digo: você não está sozinho, meu amigo. Sei que manter a calma no período que precede a prova não é fácil, mas também está longe de ser impossível!

Então, se você quer saber o que pode fazer para estar tranquilo na semana da prova do seu concurso, vem comigo!

Alimentação adequada

Essa dica, na verdade, deveria ser praticada durante todo o período dedicado aos estudos, já que está mais que comprovado que uma alimentação equilibrada auxilia no processo cognitivo, facilita a aprendizagem e contribui para a fixação dos conteúdos.

– Sim, Fabão. Estou mal em te dizer, mas, eu não segui nenhuma dieta específica à risca durante a minha preparação! E agora?

Calma, cara-pálida. Se não fez antes, agora, na reta final, você deve se preocupar um pouco mais com isso.

Diminua o consumo de cafeína e açúcares nesses últimos dias. Isso deixará você menos ansioso e lhe proporcionará noites melhores de sono!

Preste atenção nessa dica do Fabão para o dia da sua prova: tenha cautela com o que você for comer no dia anterior e no dia da sua prova! Nada de comer aquele pastel frito mergulhado no óleo ou aquela feijoada pesadíssima, a menos que queira fazer a prova com a sensação de que tem um gato com unhas afiadas querendo sair do seu estômago. Evite se alimentar em locais desconhecidos, beleza?

Não vá esquecer do sono

Como alertei anteriormente, diminua a ingestão de cafeína ou de outros estimulantes que você faça uso, como os energéticos.

Nessa última semana, você provavelmente estará muito cansado, e dormir um quantidade adequada de horas fará com que seu corpo, e, consequentemente, sua mente descansem e se recomponham para o “Dia D”, que será o dia da prova.

 

Sendo assim, não durma menos que seis horas por noite! Além disso, evite usar o celular ou assistir à televisão antes de dormir – esses recursos devem ser usados moderadamente –, pois eles inibem a produção de melatonina, o que interfere na qualidade do seu sono!

 

Exercícios físicos com moderação

– Ah, Fabão. Eu sou “rato de academia”, passo mais tempo nela do que estudando. Hehehe!

Cuidado, Gafanhoto. Você tem que saber que a atividade física também deveria estar presente na sua preparação desde o início, assim como uma alimentação equilibrada.

Se você é frequentador assíduo da academia, na semana anterior à prova, dê uma atenção redobrada aos exercícios que for executar, principalmente para não ficar muito cansado no dia da prova ou então para não se lesionar!

Se você é do time que abandonou os exercícios completamente para poder estudar, talvez na semana anterior seja bom praticar alguma atividade física! Isso porque uma simples caminhada, por exemplo, poderá ajudá-lo a diminuir seu nível de ansiedade. Mas pegue leve, e cuidado para não se empolgar demais!

 

Organização para “o grande dia”

– Fabão, sou muito desorganizado. Você não tem um checklist para me ajudar a estar organizado no dia da prova?

Olha só, para que você tenha uma semana pré-prova tranquila, não deixe para organizar em cima da hora as coisas que você precisará fazer no dia da prova.

Portanto, cheque se sua inscrição está OK e já imprima seu comprovante de inscrição. Já deixe separado também as canetas que você usará e, se permitido, outros materiais, como lápis e borracha.

No dia anterior, não deixe de preparar seu lanche para o momento da prova, se for permitido. Como está sendo habitual nas grandes bancas, separe seu lanche e deixe-o em sacos plásticos transparentes, inclusive biscoitos e/ou chocolates (nada de pastéis ou frituras) que estejam em embalagens próprias. O rótulo da garrafa de água também deve ser retirado!

Além disso, se sua prova for em outra cidade, confira questões como hospedagem, horários de seu ônibus e/ou avião e a forma de deslocamento até o local da prova.

Uma observação importante: na semana da sua prova, fique atento às notícias da sua cidade e da cidade da prova, para checar se não haverá alteração no trânsito por motivos de eventos ou paralisações, por exemplo.

 

Pensamento positivo

Por mais difícil que seja estar tranquilo e confiante na semana pré-prova, tente manter seus pensamentos em ordem e esteja confiante e otimista.

Quando a insegurança bater, assista vídeos ou leia frases e livros que te acalmem e te deem uma sensação de bem-estar.

Chegar ao dia da prova com o menor nível de ansiedade possível é fundamental. Um dos maiores influenciadores do resultado de uma prova é o emocional do candidato, portanto, preste bastante atenção às suas emoções e não as ignore!

 

A véspera da prova

– Professor, estou com uma dúvida cruel: devo estudar na véspera da prova?

Meu amigo, infelizmente não existe uma resposta certa ou errada para essa pergunta!

Os concurseiros de longa data, que já desenvolveram uma forma personalizada de estudo e têm autoconhecimento do seu estilo, conseguem responder a essa pergunta com mais facilidade, pois já identificam se ficam mais ou menos ansiosos estudando na véspera da prova.

O que deve ser analisado é o seguinte:

  1. Você não irá aprender muita coisa nova em uma revisão de véspera;
  2. Você poderá relembrar algum ponto específico que irá cair na sua prova.

Então, cabe a você analisar se vale ou não a pena manter os estudos até o dia anterior a sua prova.

Um conselho que podemos dar é: leia os depoimentos de concurseiros que já foram aprovados – isso inclui os coaches e mentores – e veja o que eles fizeram.

No dia anterior a sua prova, você também pode fazer o teste e estudar um pouco. Se você perceber que está muito ansioso, ou que não está absorvendo nada, o melhor é parar e relaxar! Vá fazer uma caminhada, assistir um filme, conversar com um amigo, e se desfoque da prova nesse período!

Então é isso, meu amigo. Seguindo a maioria dessas dicas, você poderá fazer uma prova com mais tranquilidade e, ao longo do tempo, terá criado um hábito que vai evitar o aumento da sua ansiedade na semana decisiva.

Agora te pergunto: Você tem alguma experiência sobre o que fez no período pré-prova? Compartilha aí nos comentários!

Abração!


Professor Fábio Barros (também conhecido como Fabão)

Aprovado nos concursos para área de TI do DNPM, DECEA, Serpro e TRE/RR. Ex-Técnico Operador de Redes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro/RR). Aprovado em 1º lugar no cargo de Técnico Judiciário, Programação de Sistemas, do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR). Atualmente, ocupa a Coordenadoria de Eleições.


O Gran Cursos Online Coaching oferece atendimento individual e personalizado e vai colocar você rumo ao sucesso. Clique no botão abaixo e comece a estudar agora mesmo!

 

1 comentário

1 Comentário

  1. Adriano

    06/06/2019 00:18 em 00:18

    Obg, profº! Excelentes e utilíssimas dicas, principalmente a “fique atento às notícias da sua cidade e da cidade da prova, para checar se não haverá alteração no trânsito por motivos de eventos ou paralisações, por exemplo.”. Isso já aconteceu com uma amiga minha, mas, por sorte, ela conseguiu prestar o concurso. Abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo