Prova discursiva do TJDFT: Atenção para ganhar pontos importantes na fase de recursos

Os candidatos do concurso do TJDFT não param de pensar no “day after” da prova realizada no dia 29 de maio. Agora é preciso se preparar para lutar contra a banca na fase de recursos e tentar reverter positivamente a nota preliminar da discursiva. Neste artigo vou te ajudar a encarar o desafio dos recursos dando dicas valiosas do que é preciso abordar para alcançar nota máxima na redação.

Avatar


08 de junho5 min. de leitura

Agora é preciso ficar ligado, porque há grandes chances de uma má avaliação na nota preliminar feita pela FGV se reverter em uma pontuação melhor com a revisão na fase de recurso.

Trarei neste artigo as ideias que a banca gostaria de ver na sua redação.

Você deve aproveitar a fase de recurso para se classificar bem e estar dentro das vagas ou no cadastro reserva desse concurso que tem tudo para chamar muita gente ao longo da sua validade.

A seleção para os cargos de que trata este edital compreendeu as seguintes fases:

a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;

b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

Para o cargo de técnico administrativo, por exemplo, a prova discursiva deveria ser redigida em gênero dissertativo-argumentativo, com número mínimo de 15 (quinze) e máximo de 20 (vinte) linhas.

Além disso, é preciso lembrar também que será considerado aprovado na prova escrita discursiva o candidato que obtiver nota igual ou superior a 15 (quinze) pontos numa escala de 0 (zero) a 30 (trinta), ou seja, a prova discursiva valerá até 30 pontos!

A FGV divulgou, ainda, que serão 4 critérios: Abordagem do tema (12,00 pontos), Progressão textual (12,00 pontos), Seleção vocabular (2,00 pontos) e Norma culta (4,00 pontos).

 

1) ANÁLISE DA PROVA DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO

 

Texto motivador:

“Estamos assistindo a uma revolução tecnológica sem precedentes. Os descobrimentos ocorrem sem intervalos e facilitam progressos
notáveis e com repercussões insuspeitadas até o ponto de modificar os atos sociais e, em consequência, a cultura. O acesso à informação, por exemplo, se está universalizando graças à Internet. As notícias se sucedem em uma velocidade vertiginosa, sem dar tempo de assimilá-las, causando mudanças radicais nos jornais impressos.”

 

Pedido:
Redija um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, com número mínimo de 15 e máximo de 20 linhas, em que você faça uma
análise e exponha suas opiniões sobre o seguinte tema:

 

Qual será o futuro do jornalismo? Como se modificarão os jornais impressos?

 

Não se esqueça de apresentar argumentos convincentes em defesa de seus posicionamentos.

Para minha surpresa – e de muitos professores, o tema jornalismo foi tratado em uma prova para técnico administrativo. No entanto, não parece ser um tema difícil de argumentar se a defesa e os posicionamentos das respostas estiverem claros. Por isso, sem desespero, vamos aos pontos principais:

É preciso dividir o pedido em duas partes. É importante ficar claro que o candidato deve argumentar, mas também contextualizar. Por isso, é necessário encontrar, no texto produzido, a contextualização do problema e as respostas para as perguntas.

 

A) CONTEXTUALIZAR O PROBLEMA

É preciso prestar atenção para criar um pano de fundo para “Progressos notáveis com repercussões insuspeitadas e universalização da internet”.

Os progressos que devem ser explorados pelo candidato no parágrafo de introdução dizem respeito às inovações que a internet e a sua universalização estão trazendo para a sociedade.

Nos primeiros anos desta década, fica evidente que o serviço de telecomunicação mais importante não foi – nem será – feito por meio do jornal impresso, do telefone ou outro meio, mas sim pelo acesso à internet em banda larga. A internet tem grandes vantagens, proporciona maior retorno que os outros serviços, inclusive acesso complementar à telefonia e à televisão, e custa menos para o consumidor final.

Progressos notáveis são sentidos a todo momento. Para se ter uma ideia, as grades dos cursos da área de comunicação (jornalismo e publicidade, por exemplo) passaram por uma transformação completa em virtude das mudanças do mercado de trabalho e dos meios de comunicação que mudaram exponencialmente nas últimas duas décadas.

 

B) RESPONDER AS PERGUNTAS

 

B1) Qual será o futuro do jornalismo?

O jornalismo já está vivendo o futuro que tanto se fala. Isso significa que é estranho para uma pessoa reviver os hábitos antigos em que, para se ter acesso às notícias, era preciso assinar o jornal, esperar o jornaleiro entregar o jornal, abrir o jornal, ler o jornal. Muitas vezes era um ritual da rotina de famílias inteiras. Para se estar atualizado, existia o ritual das notícias matinais.

A televisão veio para complementar essa rotina. A internet veio para deixar a dinâmica anterior ultrapassada. A notícia vem até o leitor. O leitor não precisa se preparar para absorvê-la. A notícia não é mais diferencial. A notícia passou a ser algo corriqueiro. O que diferencia é a qualidade e a profundidade da informação, não mais a quantidade de informação a que estamos expostos.

 

B2) Como se modificarão os jornais impressos?

Os jornais impressos não conseguem acompanhar a velocidade das informações. A contextualização feita, portanto, pelo candidato no início do texto é de fundamental importância para “amarrar” os argumentos que aqui serão discorridos.

Os jornais impressos se vinculam cada vez mais à sua vertente eletrônica (virtual), ou seja, atualmente não existe jornal de grande circulação que não tenha um portal na internet em que as notícias estejam vivas e em tempo real para acesso confortável e online.

É importante que essa resposta esteja compreendida no parágrafo final, de conclusão, para que dê a circularidade ao texto.

Esses são pontos fundamentais para constarem na sua prova. O futuro do jornalismo não é um tema muito corriqueiro em provas de concurso. Esperava-se algo em torno do Direito Administrativo, como improbidade administrativa, dia a dia dos servidores públicos, ou temáticas mais voltadas para o trabalho que um técnico administrativo realiza nas suas atividades cotidianas.

O tema é de amplo conhecimento, mas nem todas as pessoas estão aptas a se posicionar com qualidade sobre o tema. Portanto, atenção à correção que será feita pela banca.

 

DICA DE OURO:

Recomendo fortemente que, em relação à fase de recursos, você siga os seguintes passos para se dar bem:

  1. Analise sua prova e a grade de correção e os compare ao padrão de resposta divulgado no site da FGV.
  2. Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam sua atenção para a revisão de pontuação.
  3. Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, o prazo de submissão do recurso no sistema começa em um dia e se encerra nas últimas horas dia seguinte. Não deixe para a última hora, porque o site fica congestionado.

Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo a vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando bem e procurando fugir de uma linguagem demasiadamente coloquial ou formal (equilíbrio é tudo).

Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.

Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para fazer seu recurso.

Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área com histórico de majoração em diversos certames, inclusive também presto esse tipo de serviço, caso queira.

Sempre que possível, procure o auxílio de profissional experiente, porque isso pode te ajudar enormemente nessa etapa.

..

.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar a estabelecer metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e, assim, acelerar sua entrada no serviço público.

Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e para que cada batalha seja vencida.

Para qualquer dúvida nessa fase ou indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou

– dando um “oi” para mim no Telegram https://t.me/profbrunopimentel

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

.

…..

Para quem não me conhece: Sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho 12 anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


08 de junho5 min. de leitura