Quantas horas diárias de estudo?

Avatar


29 de maio4 min. de leitura

Muitos alunos perguntam: “Qual o número ideal de horas diárias de estudo?”. Essa é realmente uma questão corriqueira em qualquer live ou mentoria para concursos públicos.

Apesar de parecer uma resposta simples, inúmeros fatores podem influenciá-la, como:

  • O concurso ou a área de estudos pretendidos;
  • Quanto tempo o aluno já está estudando para concursos públicos;
  • Se o edital já foi ou não publicado;
  • A fase do concurso (objetiva, discursiva etc.) em que está o candidato.

Tais elementos interferem diretamente na resposta, e a primeira dica é: independentemente das horas que você tem disponíveis, estude!

É importante saber que ninguém consegue iniciar estudando 10 horas por dia, pois o nível de concentração e a resistência necessários a essa atividade vão crescendo a cada dia dedicado para o seu concurso.

A sala de estudos é como uma academia. Dia após dia empregados melhoram a sua resistência – assim como na musculação, você ganha força e aumenta o seu entusiasmo para seguir um pouco mais; seu nível de concentração e capacidade de passar mais horas sentado na cadeira crescem proporcionalmente.

Não existe segredo: quanto mais se estuda, mais tempo se consegue estudar. Dessa forma, o importante é dar o primeiro passo e começar. Escolha a sua área de concursos, separe o seu edital, prepare o seu plano de estudos e vá em busca de seu sonho.

Essa é a fórmula mágica. Lembrando que é importante realizar uma planilha de estudos factível com seu desempenho, porque não adianta no início planejar seis horas para estudar diariamente e não conseguir cumprir a meta. É recomendável aumentar o tempo de acordo com a sua evolução, pois o contrário pode resultar em desânimo e em diminuição de rendimento.

Muitos candidatos desistem após alguns meses por não conseguirem observar uma melhora de rendimento, por isso, é importante começar gradualmente. Além disso, quando se começa num ritmo extremamente acelerado, o desgaste pode vir precocemente, muito antes da data da prova, por isso a inteligência de como estudar deve ser observada inclusive em como saber graduar a sua evolução nos estudos.

Assim, é importante ter metas semanais, concretas e razoáveis, as quais te proporcionarão chegar ao fim da semana com a sensação de dever cumprido e animado para a semana seguinte. Caso consiga estudar mais que o limite proposto, ótimo, pois saberá que, na próxima planilha, é possível avançar um pouco mais.

Outro erro comum é se comparar a outros estudantes. Não se sabote através de comparações com quem está num nível mais avançado, pois quem está há mais tempo nessa caminhada naturalmente consegue estudar mais, já subiu no nível de evolução nos estudos. Cada um tem um desenvolvimento natural, e todos podem chegar ao sucesso.

Mais um ponto a ser observado é se seu edital já foi ou não lançado. Para os meus alunos, por exemplo, sempre deixo um dia de folga durante o fim de semana, mas este infelizmente deixa de existir quando o edital é lançado e começa a contagem regressiva para o dia da prova.

No pós-edital, é importante separar todo o tempo possível para o seu concurso, pois a data da prova se aproxima. Dessa maneira, aumentam tanto as horas diárias de preparação quanto os dias da semana dedicados ao seu objetivo.

Outra informação importante é a fase do concurso em que o candidato se encontra. Eu, por exemplo, antes das primeiras fases, nunca consegui chegar num número tão significativo de horas diárias de estudo, mas alcançava seis horas líquidas no pós-edital, considerando a preparação para a prova objetiva.

Isso mudava quando eu alcançava sucesso na primeira fase e me classificava para a prova discursiva. Aí as horas de estudo subiam muito, chegando a 10 horas por dia perto da segunda fase. Na preparação para a prova oral, então, o tempo livre era só para a alimentação e recuperar um pouco as energias durante a noite. Por se tratar, em regra, da última fase para a aprovação, todo o tempo de sobra ficava disponível para os estudos.

Lembrando que sempre trabalhei durante a preparação para concursos, e situações como essa eram aquelas nas quais eu tirava férias ou alguma licença para dar foco total na preparação.

É importante mostrar esses passos para você entender que o tempo de estudo diário é relativo, dependendo de diversos fatores, mas cada dia a mais na vida de um concurseiro o deixa mais próximo do seu objetivo. Uma coisa é certa: só não passa quem desiste!

 

 

De qualquer forma, para responder à pergunta do título proposto e sanar a dúvida de centenas de alunos durante as mentorias: “Qual o tempo mínimo de estudo diário para ter sucesso em concursos públicos?”. A resposta: o mínimo de estudo diário são quatro horas para um candidato que pensa em ser aprovado em médio prazo.

Se você realmente deseja ser aprovado em concurso público, quer ser um “concurseiro” na essência da palavra, não pense em estudar menos que isso em médio prazo. Lembre-se de que essas quatro horas correspondem a uma manhã, uma tarde ou uma noite.

Não desanime se ainda não alcançou essa maturidade de dedicação. Como dito, é normal que você gradativamente vá evoluindo até chegar nesse tempo médio, e isso não ocorre do dia para a noite, e sim com o início, a persistência e dedicação com os estudos.

Claro que, especialmente se busca concursos mais concorridos, gradualmente, você vai se acostumando a estudar, e isso passa a ser prioridade em sua vida. Ou seja, você vai se adaptando e acaba até por sentir falta quando muda a sua “rotina de estudos”.

Um ponto importante: é fundamental estabelecer essa rotina. Quando se estuda todos os dias no mesmo horário, seu cérebro se acostuma com essa frequência e a atividade fica cada vez menos cansativa. Lembre-se sempre de incluir pequenos intervalos entre as horas de estudo (50 minutos de estudo e 10 minutos de intervalo). Quando você se dá conta, seu tempo de estudo diário já terminou, passou sem você perceber.

Aqui é fundamental um plano de estudos que deve conter não somente as matérias a serem estudadas, mas as formas de estudo planejadas (“lei seca”, doutrina, videoaulas, resolução de questões etc.), incluindo também suas atividades diárias, como tempo de almoço, de atividade física, de trabalho e de lazer.

Com tudo bem organizado, você poupa tempo e ganha motivação para planejar e cumprir adequadamente suas metas de estudos. Se tiver dificuldades, conheça o time de GranXperts, que está sempre disposto a te auxiliar nessa preparação, tanto nas mentorias quanto nos acompanhamentos individuais e personalizados. Isso, com toda certeza, faz muita diferença na caminhada rumo à aprovação, abreviando inclusive o percurso até o objetivo estabelecido.

Dito tudo isso, apesar de acreditar que quatro horas são o mínimo de tempo necessário para o estudo diário, a mensagem mais importante que deve ficar é: o primeiro passo é fundamental.

A primeira hora de estudo de constância diária é a mais importante: é ali o início rumo a uma evolução que rapidamente se tornará parte de sua vida, pois naturalmente o estudo se torna um hábito e, a cada dia, você dá um passo a mais em direção ao seu sonho.

 

Valter Parr Corrêa

Delegado de Polícia do Distrito Federal

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela FDUL

Coach Criacional

Avatar


29 de maio4 min. de leitura