Quantas horas preciso estudar por dia para passar em concursos?

Manter uma rotina de estudos é essencial! Por isso preparamos essas dicas sobre quantas horas preciso estudar por dia para passar em concursos!

Avatar


25 de fevereiro3 min. de leitura

Olá, futuro servidor público, tudo bem com você? Estou aqui para responder a uma pergunta que muitas pessoas me fazem nas redes sociais e nas mentorias também.

Quantas horas devo estudar por dia?

Falar de tempo atualmente é algo um pouco complicado, até porque ele parece ter se tornado um recurso cada vez mais escasso. Estamos vivendo numa era em que tudo é muito acelerado, estamos sempre correndo contra o tempo, sempre olhando as horas no relógio, no celular etc. Tudo hoje parece que precisa ser cronometrado, não é verdade?

Calculamos no GPS o horário para sair e chegar a um destino, o tempo gasto na academia, o tempo de estarmos num determinado evento, o tempo de estudo, entre outros. Não é errado calcular o tempo, pelo contrário – algumas pessoas funcionam muito melhor quando  o fazem porque precisam disso para serem mais disciplinadas.

Porém, quando o assunto de mensurar o tempo é levado para os estudos, é preciso ter um pouco mais de cuidado, porque, nesse caso, não se fala somente sobre quantidade de horas, mas sobre a qualidade dedicada a esse período que te fará ser aprovado ou não em seu concurso.

Certa vez eu ouvi algo e apliquei esse conhecimento em minha vida, porque costumava calcular somente o tempo que ficava sentado em frente a um computador, com livros, PDFs impressos ou apostilas na mão. Para mim, somente isso era estudo. Mas não, eu ouvi um professor dizer que devemos mensurar tudo, se lemos na fila de um banco, no ônibus, no metrô, se ouvimos um áudio no carro… Tudo isso conta, e você, quando faz essas atividades, envia boas mensagens para o seu cérebro e o faz querer sempre mais.

Quem disse que estudo acontece somente com você sentado e usando materiais impressos ou digitais? Tudo que você busca de conhecimento para a sua prova eu considero como estudo, mas lembre-se: esse aprendizado deve ter qualidade, certo? Não se engane acreditando que precisa apenas ouvir áudios das aulas no deslocamento para o trabalho e que isso te fará passar! Claro que não!

Estudo é um conjunto de informações que você absorve no decorrer da sua preparação e aplica no dia da sua prova. “Mas, professor, você ainda não falou em quantas horas eu devo estudar!”. Sim, mas eu precisava explanar um pouco do assunto acima para esclarecer alguns pontos.

Sobre a o tempo de estudar para quem trabalha mais de oito horas diárias, eu indico de três a quatro horas de estudo com qualidade. Uma sugestão para quem tem menos disponibilidade de tempo seriam três horas durante a semana e quatro horas durante o sábado e o domingo, sendo que é muito importante você utilizar a metodologia de ciclo de estudos, alternando as matérias durante esse período. Eu afirmo com toda a certeza que, se essas horas foram de muita qualidade, você passará em qualquer concurso. Falo porque já conheci diversas pessoas as quais trabalhavam e estudavam e que se mantiveram constantes nos objetivos delas; o trabalho não foi uma limitação para elas serem aprovadas.

Para quem não trabalha, eu indico, no mínimo, seis horas diárias e oito horas, no máximo. Mais que isso, para mim, é insano, ou seja, quando você ultrapassa esse tempo, seu cérebro já não consegue absorver mais nada. Isso mesmo, então não tente fazer algo em vão.

Sobre a quantidade de matérias: para quem estuda de três a quatro horas: duas matérias diferentes alternadas, por exemplo, Português e Direito Penal. Para quem estuda mais de seis horas: três matérias alternadas, por exemplo, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico e Direito Processual Penal.

O importante é você nunca estudar matérias semelhantes no mesmo dia. Além disso, a cada 50 minutos, faça intervalos de 10  minutos, tome água, respire e descanse um pouco do computador, do celular ou do tablet, se estiver estudando por um desses aparelhos.

Após o descanso, volte para a sua atividade e retome-a com o contador regressivo. Lembre-se de fechar também todas as abas que tiram o seu foco. Se preciso for, baixe a videoaula ou o material em PDF para evitar que você fique tentado a acessar as redes sociais. Ah, e deixe o seu celular longe, se possível. Infelizmente, esse aparelho é o que mais tira o foco dos estudos na atualidade.

Por fim, não se esqueça de anotar em sua planilha o seu tempo de estudo. Isso gera a sensação de dever cumprido e faz você se achar merecedor da recompensa futura, que pode ser assistir a uma série, jogar videogame, sair com os amigos, as amigas etc.

Eu espero que esse artigo te ajude nos seus estudos. Eu fico por aqui; até breve!

@marcosalmeidacoach

 

Avatar


25 de fevereiro3 min. de leitura