Quatro coisas assustadoras sobre concursos. Por: William Douglas

Avatar


18 de janeiro4 min. de leitura

Quatro coisas assustadoras sobre concursos. Por: William Douglas

1. NÃO SIGA AS TÉCNICAS!

Mas como assim?

A partir do momento em que lancei o livro “Como passar em provas e concursos”, que acabou dando início a uma nova disciplina, que é “Como estudar”, surgiram ótimos professores ensinando o mesmo assunto, mas também muitos curiosos e pessoas, algumas até bem-intencionadas, querendo ensinar técnicas, dicas e segredos. E ensinam muitas coisas erradas. Então, é preciso ter técnica, mas cuidado com elas!

A recomendação para você se sair bem é simples: personalização! Tão importante quanto só ouvir técnicas de pessoas experientes em concursos, você precisa testar o que está sendo dito. Veja se funciona para você. Há técnicas que funcionam para todos, outras apenas para alguns. Por exemplo, há quem renda mais ouvindo, outros copiando, outros assistindo, quem renda mais pela manhã, e outros de noite. Descubra como você rende melhor e que técnicas são mais úteis. E lembre-se: algumas coisas funcionam para todo mundo, como organização, dedicação, muito treino, fazer revisões periódicas da matéria e estudar com silêncio ou música clássica (jamais com outras músicas, com pressa ou pensando noutras tarefas).

Enfim, não siga as técnicas dos outros. Teste-as e, se funcionarem, passarão a ser as suas técnicas. Se funcionam para você, siga-as. Também não tente ficar seguindo 300 técnicas, vá devagar, vá melhorando-as aos poucos. A direção correta é mais importante que a velocidade.

Outras técnicas que funcionam: estudar entre 50 a 80 minutos e descansar entre 10 a 15 minutos (sua resistência aumenta com o tempo, mas faça sempre os intervalos). E claro: prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores, responder questões de vestibulares ou concursos anteriores.

Conselho errado muito comum: “A pessoa que não estudar X horas não passa”.  Conselho errado, porque o estudo vale mais pela qualidade do que pela quantidade e porque com revisões periódicas e técnicas de memorização a pessoa que tem menos tempo para estudar também consegue aprender e passar.

2. NÃO ESTUDAR É ESTUDAR!

Ok, parou, parou, parou… Não ache que sem estudar você terá sucesso nem pegue essa frase e vá para a praia sem culpa… Não, a ideia não é esta. É que existem duas coisas que farão muita diferença para você.

2.1. Quando você está descansando ou fazendo atividades como sono e lazer, não está estudando, mas tais atividades podem aumentar sua produtividade no estudo.

2.2. Para render mais no estudo, precisa estar “presente” naquilo que está fazendo.

Sono e lazer – A fixação da memorização ocorre durante o sono profundo. Por isso, é importante ter um bom sono. Relaxar e… dormir! Claro que isso não é desculpa para dormir demais, mas não dormir o mínimo necessário vai prejudicar o aprendizado.

Lazer – os momentos de lazer fazem a pessoa recuperar suas energias, relaxar, “recarregar a pilha”. Eles  também não devem ter carga horária exagerada, mas são essenciais. Uma das técnicas é estudar seis dias e descansar um. Um bom lazer é a atividade física já que exercícios aumentam a oxigenação do cérebro, a disposição e melhoram o humor (a atividade física faz o cérebro liberar endorfina, substância que combate a depressão e faz a pessoa se sentir melhor). Sempre falo sobre o “shabat” diário e semanal, não deixe de levar isso a sério.

Estar presente naquilo que estiver fazendo. Tem gente que estuda pensando no lazer e vai para o lazer sentindo culpa porque devia estar estudando. Outros estão estudando a matéria X e começam a perder rendimento porque ficam preocupados com a matéria Y. E há pessoas que na hora de dormir ficam pensando em problemas e rodando a TV sem ver nada… e deixam de ir descansar, que é o que precisam. Enfim, tome cuidado quando for fazer alguma coisa, seja estudo, lazer ou ficar com a família: esforce-se para fazer essa coisa bem-feita. Isso aumenta seu rendimento.

3. A MATÉRIA NÃO REPROVA NINGUÉM!

Isso mesmo! Os concursos e vestibulares dizem tudo o que vai cair na prova e não faltam ótimos professores, cursos e livros ensinando a matéria. O que reprova mesmo é a incapacidade de organização e método de estudo por parte dos alunos, vestibulandos e concurseiros.

Se você listar as coisas que mais atrapalham seu estudo, verá que as dificuldades pessoais como preguiça, medo, desorganização etc., e circunstanciais, como família, amigos, problemas, trabalho etc. são o que realmente atrapalham. A pessoa que aprende a administrar seu tempo, amizades, telefonemas, lazer etc. conseguirá estudar bastante, e bem. Estudo é uma questão de organização, qualidade e administração do tempo. Aprenda a fazer isso e não será reprovado. Passar, ser aprovado, é uma questão de tempo para quem aprendeu a estudar e a fazer provas.

4. SABER A MATÉRIA NÃO ADIANTA!

É preciso saber a matéria e saber transmitir a matéria para a prova. Vários são aqueles que estudam muito e até aprendem, mas como não treinam fazer simulados, provas anteriores e concursos e vestibulares reais, não sabem passar o conhecimento para o papel. E se você não passar o que sabe para o examinador, ele vai achar que você não sabe.

Imagine uma pessoa com um caminhão-pipa cheio de água para matar a sede de uma multidão, mas apenas com um canudinho de refrigerante para tirar a água de lá. Não adianta ter a matéria toda na cabeça e não ter treinado como fazer as provas, não saber nenhuma técnica de realização de provas. O melhor jeito de aprender tais técnicas é fazer simulados e provas anteriores, e aprender a fazer provas reais “por esporte”. Eu ensino várias técnicas de realização de provas no livro e na internet, recomendo que você as conheça melhor. Elas fazem muita diferença.

Conclusão

Você pode passar, se quiser, se pagar o preço, se seguir os conselhos certos. Então, vamos buscar o sonho. Ele pode ser seu, faça por merecer.

Espero ser útil a você nessa caminhada e desejo força e sorte. E também oro para que Deus o abençoe.

William Douglas 

Confira a palestra do professor William Douglas sobre Como Passar em Provas e Concursos:


Willian Douglas é conhecido nacionalmente como o Guru dos Concursos. É Juiz Federal, Titular da 4ª Vara Federal de Niterói – Rio de Janeiro. Proferiu palestra para mais de 1.400.000 pessoas. Autor best-seller, vendeu mais de 1.000.000 de livros. Possui larga experiência na realização de provas e concursos públicos, sendo aprovado em diversos certames, entre eles: Juiz de Direito/RJ (1º colocado), Defensor Público/RJ (1º colocado), Delegado de Polícia/RJ (1º colocado), Professor de Direito, na Universidade Federal Fluminense – UFF (4º colocado) Analista Judiciário/TRF da 2ª Região (5º colocado) e Juiz Federal/TRF da 2ª Região (8º colocado).

 

 


 

Avatar


18 de janeiro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concursos 2017 motivação