Quebrando a Banca FCC – Informática

Avatar


24 de outubro2 min. de leitura

quebrando-a-bancaSérie Quebrando a banca FCC

“Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.” Steve Jobs

Nos capítulos anteriores da série “Quebrando a Banca FCC”, destrinchamos para nossos leitores as provas de Direito Constitucional e de Língua Portuguesa aplicadas em concursos para tribunais espalhados pelas diversas regiões do Brasil. Para fazer um trabalho de qualidade, nós nos debruçamos sobre amostras poderosas, que renderam muitas informações relevantes para aqueles que estão elaborando o seu plano de estudos e não podem se dar ao luxo de errar.

Dando continuidade à nossa missão, no artigo de hoje faremos a análise sistemática de questões de provas de Informática. Desta vez, quem nos ajudou com seu valioso conhecimento foi o mestre no assunto e professor de larga experiência docente e anos de prática no Tribunal de Justiça do DF Maurício Franceschini.

Nosso colaborador analisou 10 provas dos concursos para os seguintes tribunais: TRE/AP, TRE/PB, TRT 4ª Região, TRE/SP e TRT 1ª Região, todas essas seleções para os cargos de Técnico e de Analista, em um total de 51 questões e 255 assertivas. O TJ/AP e o TRT 9ª região, cujas provas foram analisadas por nós em outras edições desta série, não cobraram dos candidatos inscritos conhecimentos de informática. Aliás, consideramos isso bem estranho, porque certamente, no dia a dia no tribunal, os servidores aprovados nos certames terão de lidar com computadores e aplicativos para desempenhar suas atribuições.

Vamos direto ao ponto: das 51 questões que caíram nessas provas, 10 (19,6%) versavam sobre internet; 7 (13,72%) sobre segurança; 10 (19,6%) sobre o sistema operacional Microsoft Windows; 8 (15,68%) sobre conceitos básicos de Informática; 7 (13,72%) sobre softwares editores de textos; 5 (9,8%) sobre softwares editores de planilha; 2 (3,92%) sobre correio eletrônico; 1 (1,96%) sobre softwares editores de slides e 1 (1,96%) sobre navegadores.

1

Os grandes ou mais relevantes temas podem ser assim divididos: dos 10 itens sobre internet, 2 versavam sobre protocolos, 1 sobre computação na nuvem, 1 sobre equipamentos de conexão e 6 sobre tópicos diversos; das 10 questões sobre Windows, 7 tratavam de ferramentas e configurações, 2 sobre acessórios e 1 sobre teclas de atalho; das 15 questões que versavam sobre pacotes de escritório, 5 eram sobre MS Word, 3 sobre MS Excel, 2 sobre LibreOffice Writer, 2 sobre LibreOffice Calc, 2 sobre Webmail e 1 sobre MS PowerPoint; das 7 questões sobre segurança, 5 abordavam o assunto proteção e 2 o tema ameaças. O tópico conceitos básicos, responsável por 8 questões da nossa amostra, estava assim distribuído: 7 questões sobre hardware/software e apenas 1 sobre gerenciamento de arquivos.

Quando analisamos mais detidamente as assertivas, constatamos que mais de 80% – para sermos precisos, 82,32% – de tudo que foi cobrado na prova de Informática da FCC para esses tribunais diziam respeito a apenas 5 assuntos: internet (19,6%), segurança (13,72%), Windows (19,6%), editores de texto (13,72%) e conceitos básicos (15,68%).

As provas aplicadas para o TRE/SP – Técnico e Analista vieram carregadas de questões sobre noções de Informática: 5 no caso da prova para Analista e 10 para o cargo de Técnico Judiciário. Na média, foram 5 questões em cada concurso sobre a disciplina Informática. Não é de se desprezar, certo? Já vi candidatos ficarem de fora de uma lista de aprovados e classificados por apenas um ponto, o que correspondia ao acerto de uma única questão.

Como já ensinamos em outro artigo, a disciplina Informática requer o estudo de todos os itens do edital e a solução de muitas questões de provas anteriores. Além disso, faz toda a diferença praticar no computador tudo que a banca examinadora previu no edital em matéria de comandos e ferramentas aplicadas.

Creio que deixamos aqui farta munição para você, amigo concurseiro, aplicar na elaboração do seu plano de guerra para enfrentar a FCC. Explore bem essas informações em sua preparação para os concursos organizados por ela na área de Informática ou que cobrem essa disciplina na seleção para outras áreas. Na próxima semana, abordaremos as provas dessa banca quanto à disciplina Raciocínio Lógico Matemático.

Bons estudos e GRAN sucesso,

___________________________________________________________________________________

Gabriel Granjeiro

GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Maurício Franceschini

 Servidor público do TJDFT desde 1999, atuando como supervisor de informática desde 2003. Graduado em Ciência da Computação pela UNB e mestrando também pela UNB. É professor de informática para concursos, ministrando também algumas disciplinas da área de TI, com experiência em várias instituições renomadas.

 

 

___________________________________________________________________________________

 

Avatar


24 de outubro2 min. de leitura