QUESTÕES: Como utilizá-las no seu processo de estudo?

Avatar


2 de Março de 2022

Certamente você já se fez, ou escutou em algum momento, as seguintes perguntas:

Quando eu devo começar a resolver questões diariamente?

Por que é tão importante resolver questões?

Devo resolver questões antes ou depois de estudar o conteúdo teórico?

Quantas questões devo resolver por dia?

Neste artigo, elucidaremos cada uma dessas dúvidas que, certamente, já assombraram sua preparação.

 

Afinal, quando resolver questões? Existe uma frequência ideal?

O ideal é que você faça questões todos os dias! É claro que a quantidade de questões a ser resolvida diariamente vai variar de acordo com o planejamento de estudos de cada um. Pode ser que quem tenha um tempo maior disponível para estudar consiga fazer mais ou que quem tenha um tempo mais restrito consiga resolver uma quantidade menor – e tudo bem! O que importa é manter a constância dentro das suas possibilidades de tempo disponível.

A dica que sempre repasso aos alunos é a seguinte: já deixe reservado um tempo específico para as questões no seu cronograma diário de estudos quando for montar seu planejamento. Essa dica é válida principalmente para quem ainda não consegue manter a constância e a frequência na resolução de questões. Facilita bastante na criação e na consolidação desse hábito.

 

Por que é tão importante a resolução de questões para o processo de aprendizagem e para sua aprovação?

Primeiramente, podemos dizer que você só deve considerar esgotado o estudo de um tópico/assunto após revisá-lo e colocá-lo em prática por meio da resolução de inúmeras questões para fixar o conteúdo.

Lembre-se: a sua prova será nada mais nada menos que um conjunto de questões. E não basta conhecer a teoria. É necessário saber como essa teoria vem sendo cobrada nas questões. Quanto mais questões resolver, mais clareza terá no que tange às formas e preferências de cobrança da banca, que é sua principal adversária.

É como bem diz o filósofo Sun Tzu: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.”.

 

Qual seria então o momento certo para resolver questões?

Há diversos momentos em que a resolução de questões é efetiva. Tudo vai depender de qual seja o seu intuito. É válido resolver questões logo após estudar. Nesse caso, esse exercício ajudaria na fixação do conteúdo estudado, porém o percentual de acertos costuma ser naturalmente maior justamente devido à janela de tempo entre o estudo teórico e a resolução de questões ser muito curta. Nesse sentido, é preciso ter cuidado ao avaliar o seu desempenho na resolução de questões nesse momento.

Por outro lado, resolver questões alguns dias após o estudo teórico, como forma de avaliar a retenção e a fixação do conteúdo estudado anteriormente, tem grande efetividade e gera um percentual de acertos confiável, e consequentemente uma avaliação de desempenho mais fidedigna.

Noutro giro, é possível também utilizar a resolução de questões momento das revisões. Nesse caso específico, a forma de resolução será sempre buscando revisar os assuntos pontuais daquelas questões que errou ou que, de alguma forma, geraram dúvidas durante a resolução. Nesse momento, enquanto faz essa revisão pontual, é muito importante avaliar se o seu material de revisão (resumos, mapas mentais etc.) é suficiente para sanar as dúvidas, ou mesmo para auxiliar a responder as questões. Se a resposta não for afirmativa, é hora de rever esses pontos específicos da teoria de modo a sanar todas as dúvidas e então retroalimentar seu material de revisão com as informações importantes que faltavam. Acredite! Esse processo enriquecerá seu material e ajudará muito para que as revisões tenham a efetividade necessária.

 

Mas e a quantidade, Adriana? Existe número ideal???

A verdade é que precisamos parar de achar que existe receita de bolo, número mágico. Isso não existe.

Na prática, vários fatores devem ser levados em consideração para definir a quantidade de questões a ser resolvida diariamente. O seu nível de experiência nos estudos (iniciante, intermediário, avançado), o estágio da preparação em que você se encontra (pré-edital, pós-edital), o tempo que você dedica diariamente em sua rotina para os estudos são alguns deles.

No fim das contas, o número ideal será aquele que, levando em consideração os fatores listados acima, for compatível com a sua rotina e possível dentro do tempo que você tem disponível.

Mas não se esqueça, o que te leva à excelência é a constância, é a disciplina de fazer o que tem que ser feito diariamente, independente das circunstâncias. Como bem disse Benjamin Disraeli, “O segredo do sucesso é a constância do propósito.”

Não há tempo estabelecido em seu cronograma para resolução de questões todos os dias? Reorganize-se! Reavalie seu planejamento. É melhor readequar seu tempo de estudo teórico, de modo a possibilitar a inclusão de um tempo específico para as questões, do que insistir no erro de negligenciá-las.

Aprenda, revise e se avalie por meio de questões.

Trace novas metas e vamos em frente! Rumo à aprovação!

Avatar


2 de Março de 2022