Raciocínio Lógico para concursos: como estudar? VEJA!

O Raciocínio Lógico para concursos é uma preocupação para você? Suas rotinas de estudo para essa matéria sempre são deixadas para depois? Então este artigo é para você!

Avatar


22/07/2021 | 12:14 Atualizado há 305 dias

O Raciocínio Lógico para concursos, ao lado da matemática e Língua Portuguesa, é um dos assuntos mais temidos pelos concurseiros. Boa parte desse trauma vem desde os tempos da escola, quando um professor ruim ou conceito mal explicado pode ter sedimentado  a noção de que a matéria é “difícil demais”. Se você também sente um calafrio só de pensar no estudo de Raciocínio Lógico para concursos, então estamos aqui para te propor uma mudança de pensamento e uma solução para otimizar os seus estudos! Acompanhe o artigo para descobrir estratégias de como abordar o temido RLM e garanta uma pontuação excelente em concursos públicos!

Destaques:

Raciocínio Lógico para concursos: quais sãos as principais dificuldades?

Dentre as principais dificuldades relacionadas ao Raciocínio Lógico para concursos, as principais geralmente são:

  1. Não conseguir entender o enunciado;
  2. Não saber por onde começar a resolução.

Então, se você já ficou “empacado” logo de cara nas questões de RLM, você não está sozinho! Por sorte, essas dificuldades podem ser contornadas a partir do mesmo princípio: a prática! Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma das dificuldades apresentadas.

Não conseguir entender o enunciado

Você sabia que a maior parte das pessoas que reporta dificuldade com RLM diz nem ao menos ter entendido a questão? Isso acontece principalmente nos itens que abordam a Lógica das Proposições, um conceito de raciocínio lógico muito presente em concursos públicos.

Veja o exemplo abaixo:

2021 (Questões Inéditas do Gran) — PC PR  Polícia Civil do Paraná — Raciocínio Lógico 6º Simulado por Disciplina

Dizer que “Juca é de Curitiba ou Ana não é jogadora” é logicamente equivalente a dizer que:

(A). Se Ana é jogadora, então Juca é de Curitiba.
(B). Juca não é de Curitiba e Ana é jogadora.
(C). Se Juca não é de Curitiba, então Ana é jogadora.
(D). Se Juca é de Curitiba, então Ana não é jogadora.
(E). Se Ana é jogadora, então Juca não é de Curitiba

A resolução da questão esbarra na compreensão de conectivos da Língua Portuguesa e o significado que eles possuem dentro da questão. Veja abaixo a resposta comentada por um professor especialista.

Resposta comentada 

Letra A.

Para fazer a equivalência do “ou” usamos a regra do NE y MA, ou seja, NEga a primeira

ideia e MAntém a segunda. E aí trocamos o conectivo pelo “Se…então…”:

A frase do enunciado é “Juca é de Curitiba ou Ana não é jogadora”

NE  MA

Se Juca não é de Curitiba, então Ana não é jogadora.”

Como não tem alternativa com essa frase, devemos aplicar a equivalência do “Se…então…”:

“Se Ana é jogadora, então Juca é de Santa Catarina.” (Teorema Contrarrecíproco)

*Resposta pelo professor Marco Flávio da equipe Gran.

Viu como não tem segredo? A resposta para muitos exercícios de raciocínio lógico para concursos geralmente já está escondida no enunciado, basta saber decifrá-lo.

Não saber por onde começar a resolução

De modo geral, você pode dividir as questões de raciocínio lógico para concurso em 2 grupos: aquelas em que se faz a aplicação de fórmula e aquelas em que análise é majoritariamente textual e interpretativa.  Veja dois exemplos abaixo:

Exemplo 1: Questões Inéditas Gran — Área Fiscal — 1º Simulado

No Centro de Atendimento ao Contribuinte em Fortaleza, 10 servidores foram convocados para iniciar uma equipe de pré-triagem para atendimento ao público. Um dos servidores será o supervisor no horário da manhã, outro será supervisor no horário da tarde, e os demais serão pré-triadores. Nessa situação hipotética, a quantidade de possibilidades distintas de se formar a equipe de pré-triagem é igual a

(A). 45.
(B). 90.
(C). 1.024.
(D). 2.048.
(E). 40.320.

Exemplo 2: CESPE CEBRASPE — PCDF — Polícia Civil do Distrito Federal — Agente de Polícia Civil —19º Simulado pós-edital

Considere que a proposição “Paulo irá ao clube” seja verdadeira, então a sentença “Paulo irá ao clube, desde que não chova” possui valor lógico obrigatoriamente verdadeiro.

(C). Certo
(E). Errado

A apresentação de números, já é um forte indicativo de que você deverá utilizar algum tipo de fórmula para a resolução. Contudo, também é importante ficar atento a termos chave do enunciado. No exemplo 1, por exemplo, a questão fala sobre “possibilidades distintas de formar a equipe”, ou seja, a própria definição da aplicação para análise combinatória.

Analogamente, no exemplo 2, são apresentadas duas sentenças com possibilidades, o que infere no conceito lógico de “se… então” próprio do RLM aplicado aos enunciados.

Se todo o raciocínio ainda parece difícil para você, temos uma boa notícia!  O conhecimento de raciocínio lógico para concursos é técnico e pode ser construído quanto mais você pratica. E como fazer isso? Resolvendo questões!

Raciocínio Lógico para concursos: como estudar?

O estudo de RLM para concursos vai depender muito da sua afinidade com o tema. Porém, se você é uma das pessoas que treme só de ouvir o nome da disciplina, a melhor recomendação é começar com calma. Isso não quer dizer deixar a matéria por último ou protelar! Quer dizer um pouco mais de dedicação, ao menos nas primeiras semanas de estudo.

E por que apenas nas primeiras semanas? Porque depois que você aprende o princípio de aplicação do raciocínio lógico para concursos, as variações não são tão grandes. Veja abaixo um passo a passo que pode auxiliar os seus estudos:

  • Procure por videoaulas e materiais explicativos: este passo é importante especialmente se você tem dificuldade. Fica muito mais fácil compreender um assunto que temos dificuldade quando alguém nos explica de maneira descomplicada. Assim você também diminui as  chances de ficar frustrado ou desmotivado e abandonar de vez o RLM.
  • Comece do início: é recomendado começar com a Lógica das Situações e Noções de Lógica. Estes dois assuntos costumam cair na maior parte dos concursos públicos, apresentando apenas variações na complexidade dos itens.
  • Anote as fórmulas: algumas questões de raciocínio lógico, como aquelas envolvendo análise combinatória, possuem uma fórmula. Anote todas as fórmulas em um local diferenciado e memorize-as!
  • Torne seu estudo ativo: para entender RLM é necessário colocar a mão na massa e resolver exercícios você mesmo! A máxima: “a prática faz  a perfeição”, é muito aplicável na obtenção desse tipo de conhecimento.
  • Faça simulados sobre RLM: para saber se você está progredindo nos seus estudos, é essencial resolver simulados esporádicos com as “matérias problema”. Assim, você será capaz de avaliar a eficiência das suas estratégias de estudo e alterá-las, caso seja necessário.
  • Não desista e não protele: nunca é fácil estudar uma matéria que não gostamos, especialmente quando nós não a compreendemos. Contudo, mantenha em mente que quanto mais você estudar, mais fácil o RLM se tornará. E lembre-se: você não precisa ser um especialista em raciocínio lógico, precisa ser um especialista em resolver questões de RLM! E isso é completamente possível em poucos meses.

Raciocínio Lógico para concursos: vença a matéria!

Queremos te ajudar a vencer todas as dificuldades do Raciocínio Lógico para concursos! Por isso, o Gran preparou uma série de materiais e cursos que podem auxiliar a sua rotina de estudos!

Material gratuito

O estudo de Raciocínio Lógico para concursos não precisa ser um bicho de sete cabeças! Para te ajudar a garantir um melhor entendimento das questões o Gran formulou juntamente com o professor Josimar Padilha, um caderno de questões comentadas de RLM, com os principais conceitos e dicas para concursos públicos! No arquivo, você encontrará mais de 300 itens comentados e atualizados, com a cobrança observada em itens dos anos 2020 e 2021 nas principais bancas!

Raciocínio Lógico para concursos

Baixe agora o seu caderno de questões comentadas de Raciocínio Lógico gratuito! 

Plataforma de questões

Você já conhece o Gran Cursos Questões? A plataforma de questões do Gran reúne milhares de itens sobre raciocínio lógico, incluindo questões inéditas, formuladas pela equipe pedagógica do Gran no modelo das maiores bancas examinadoras! Ao acessar e se cadastrar na plataforma, você pode desfrutar também do acompanhamento do seu desempenho! Utilize o sistema para gerar simulados automáticos para RLM e vire um especialista em Raciocínio Lógico para concursos!

Clique aqui  para resolver questões de RLM comentadas e gratuitas agora mesmo! 

Curso de raciocínio lógico

Que tal conferir um curso preparatório completo, diretamente voltado para o RLM em concursos públicos? No Gran Cursos Online você encontra o Curso de Raciocínio Lógico e Matemática para Concursos, ministrado pelo professor Josimar Padilha!

Desfrute de PDFS, videoaulas, exercícios e explicações didáticas sobre os principais conceitos para garantir um excelente desempenho em provas de concursos públicos!

Garanta a sua vaga no curso de raciocínio lógico do Gran! 

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
4

0


Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões Raciocínio lógico


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.