Recurso para TELEBRÁS: Como subir no ranking com o pedido de revisão de nota?

Os 8.374 candidatos da Telebrás não param de pensar depois da prova no dia 20 de fevereiro. Eles agora devem se preparar para receber em março as esperadas notas definitivas da prova objetiva e a nota preliminar da discursiva, depois da qual serão abertos dois dias para a fase de recursos no concurso

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Por se tratar de uma nota preliminar da prova discursiva, há grandes chances de uma má avaliação se reverter em uma pontuação melhor com a revisão em fase de recurso.

Trarei neste artigo a melhor maneira de você aproveitar a fase de recurso para se classificar bem e estar no cadastro reserva desse concurso que tem tudo para chamar muita gente.

A seleção para os cargos de que trata este edital compreendeu as seguintes fases, todas de responsabilidade do Cebraspe:

a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;

b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior; e

c) avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.

 

Portanto, a prova discursiva foi aplicada para os catorze cargos de nível superior. Para cada especialidade foi um tema diferente. Isso significa que é ainda mais importante pensar na possibilidade de recurso, porque, quando estamos diante de um certame com múltiplas especialidades, é mais provável que ocorram erros de avaliação com tantos temas diferentes sendo corrigidos.

A pedidos de vários alunos, tratarei neste artigo especificamente sobre o Cargo 3 (Analista Administrativo) e o Cargo 4 (Analista Auditor).

 

1) ANÁLISE DA PROVA DO CARGO 3 – ANALISTA ADMINISTRATIVO

 

Texto motivador:

O processo de formulação do Planejamento Estratégico para o período 2021-2025 [da TELEBRAS] foi desenvolvido […] mediante a aplicação da metodologia do Balanced Scorecard (BSC).

TELEBRAS. Planejamento Estratégico Institucional – PEI 2021-2025. Brasília, 2021 (com adaptações).

 

Com base nessa informação, redija um texto dissertativo em que sejam abordados os seguintes aspectos:

1 finalidade da metodologia BSC; [valor: 2,50 pontos]

2 princípios do processo de elaboração do BSC; [valor: 2,50 pontos]

3 perspectivas utilizadas na elaboração do BSC; [valor: 2,50 pontos]

4 uma ação a ser realizada para cada perspectiva do BSC identificada e aplicável à TELEBRAS. [valor: 2,00 pontos]

 

Para minha surpresa e de muitos professores, o tema BSC continua sendo cobrado com força nos concursos. Por isso, quem treinou nas Salas Particulares do Gran ou no curso específico da Telebrás não se desesperou quando o tema sobre quatro tópicos específicos sobre o BSC foi alvo de argumentação e debate.

Com base no padrão resposta preliminar divulgado pela banca e no enunciado de prova, vamos aos comentários:

No tópico 1, fique alerta para analisar se você desenvolveu com completude e de forma consistente sobre a metodologia, que tem a finalidade de auxiliar na
implementação da estratégia e na avaliação do desempenho organizacional.

Para tanto, contempla indicadores financeiros e não financeiros, que fornecem uma visão equilibrada das diversas áreas da organização, de forma a avaliar sua efetividade. O BSC relaciona os indicadores a um sistema gerencial, que vincula o desempenho operacional de curto prazo aos objetivos estratégicos de longo prazo.

Por este tópico valer mais que 2,50 pontos, era necessário incluir os princípios do processo de elaboração. Esse talvez seja o tópico mais difícil, porque os cinco princípios não são tão comentados:

a) Traduzir a estratégia em guias operacionais;

b) Alinhar a organização à estratégia;

c) Transformar a estratégia em tarefa de todos;

d) Converter a estratégia em processo contínuo;

e) Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.

 

No item 3, a pergunta era mais fácil. Tratava-se das quatro perspectivas, que são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Todos devem ter gabaritado pela facilidade da pergunta.

No último item, era necessário pensar um pouco e identificar dentro do mapa estratégico 2021 a 2025 da Telebrás ações a serem realizadas pela Telebrás. O padrão resposta trouxe as possibilidades e o candidato que se deu bem tinha que pelo menos expor uma delas para que tivesse garantido o conceito 4 (conceito máximo para o item).

 

2) ANÁLISE DA PROVA DO CARGO 4 – ANALISTA AUDITOR

Texto motivador:

As Normas Internacionais para a Prática de Auditoria Interna, que contemplam requisitos baseados em princípios voltados à execução e à promoção de serviços de auditoria interna, compreendem duas categorias principais: as normas de atributo e as normas de desempenho.

Essas categorias apresentam especificidades e requerimentos de natureza distinta, os quais o auditor interno deve conhecer.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das normas de atributo, explorando suas especificidades e a natureza dos requerimentos que as contemplam.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1 tipos de serviços de auditoria interna sujeitos às normas de atributo e o público-alvo das referidas normas; [valor: 2,00 pontos]

2 conceito e principais características das normas de atributo, bem como descrição dos aspectos que as tornam diferentes das normas de desempenho; [valor: 3,00 pontos]

3 conteúdo das normas de atributo, apresentando três aspectos específicos da auditoria interna tratados nas referidas normas, acompanhados da apresentação de um requisito normativo a ser cumprido em relação a cada um dos aspectos escolhidos. [valor: 4,50 pontos]

 

Bem, como se pode perceber, a auditoria interna foi o tema principal a partir das normas de atributo. O padrão resposta diz que as normas de atributo são aplicáveis a todos os serviços de auditoria interna, sejam eles de avaliação ou de consultoria.

O público-alvo das referidas normas são as organizações e os indivíduos que exerçam auditoria interna, especialmente o chefe executivo da auditoria.

As normas de atributo descrevem as características que devem ter as organizações e os indivíduos que exercem as atividades de auditoria interna.

Estão direcionadas, portanto, à figura do auditor interno individualmente, endereçando como deve ser a sua conduta no exercício de suas atividades.

De outro lado, as normas de desempenho descrevem a natureza da atividade de auditoria interna, oferecendo uma série de critérios de qualidade que servirão de base para a avaliação do desempenho dos serviços prestados.

O conteúdo das normas de atributo contempla aspectos relacionados à competência, à responsabilidade, às habilidades e à conduta ética do auditor interno.

A seguir, são listados os temas tratados nas normas de atributo, acompanhados dos requisitos normativos a eles relacionados. Foram incluídos no padrão resposta preliminar, para se ter uma ideia:

a) propósito, autoridade e responsabilidade da atividade de auditoria interna;

b) independência e objetividade;

c) proficiência e zelo profissional devido;

d) Programa de Avaliação e Melhoria de Qualidade.

 

O padrão resposta foi bem preciso, mas os conceitos foram bem escalonados. Tanto que o item 2.3 possui sete escalas possíveis de nota:

Conceito 1 = 0,64

Conceito 2 = 1,28

Conceito 3 = 1,92

Conceito 4 = 2,56

Conceito 5 = 3,20

Conceito 6 = 3,84

Conceito 7 = 4,50

 

DICA DE OURO:

Recomendo fortemente que, em relação à fase de recursos, você siga os seguintes passos para se dar bem:

  1. Analise sua prova e a grade de correção e os compare ao padrão de resposta divulgado no site do Cespe/Cebraspe.
  2. Verifique os possíveis erros do examinador. Se preferir, entre em contato com um amigo, um colega ou um mentor experiente em concursos e liste quais são os itens avaliados que chamam sua atenção para a revisão de pontuação.
  3. Monte seu recurso e envie para a banca no tempo hábil. Geralmente, o prazo de submissão do recurso no sistema se encerra às 18h do dia seguinte. Não deixe para a última hora, porque o site fica congestionado.

 

Atenção! É possível aprender a interpor recurso na prova discursiva assistindo vídeos de professores que explicam como fazer. Seja direto e objetivo no pedido à banca, embasando-o bem e procure fugir de utilizar uma linguagem demasiadamente coloquial ou demasiadamente formal (equilíbrio é tudo).

Pode não ser fácil para quem está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível elaborar um recurso.

Se considerar esta uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para elaborar seu recurso.

Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área com histórico de majoração em diversos certames. Inclusive, também presto esse tipo de serviço, caso queira.

Sempre que possível, procure o auxílio profissional experiente, pois isso pode te ajudar enormemente nessa etapa.

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Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, para organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Espero que tenha gostado das dicas e que esteja consciente da importância que a nota da discursiva tem na manutenção ou na SUBIDA DA SUA POSIÇÃO NO RANKING DA CLASSIFICAÇÃO do certame.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

 

Para qualquer dúvida nessa fase ou para conseguir indicação de especialista em recurso, você pode entrar em contato comigo:

– mandando um e-mail para: prof.brunopimentel@gmail.com;

– enviando um direct no Instagram em https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou

– dando um “oi” para mim no Telegram: https://t.me/profbrunopimentel

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

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Para quem não me conhece: sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching com a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho doze anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

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