Recursos AGEPEN RR: confira AQUI! Prazo termina no dia 09/12

Recursos AGEPEN RR: confira aqui recursos da prova de Agente Penitenciário, a etapa foi aplicada no último fim de semana.

Avatar


7 de Dezembro de 2020

O prazo para interpor recursos na prova objetiva da  Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – SEJUC (concurso AGEPEN RR) começará amanhã (08/11) e terminará às 23h59 do dia 9 de dezembro de 2020.

Conforme o edital, os recursos deverão ser protocolados em requerimento próprio disponível no endereço eletrônico: https://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=273.

As provas do edital para o cargo de Agente Penitenciário foram aplicadas no último domingo (6/12).

O gabarito preliminar foi publicado nesta segunda-feira (07/12). Veja aqui.

Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

Recurso de língua portuguesa

RECURSO PARA PROVA AGEPEN-RR

Em “aproximou-se de mim um padre velhinho, mas tão velhinho, tão velhinho que mais parecia feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro do que carne e osso”, identifica-se a figura de linguagem conhecida como metáfora.

Othon M. Garcia, em seu livro Comunicação em Prosa Moderna (26ª edição), define a metáfora como a figura de significação (tropo) que consiste em dizer que coisa (A) é outra (B), em virtude de qualquer semelhança percebida pelo espírito entre um traço característico de A e o atributo predominante, atributo de excelência, de B, feita a exclusão de outros, secundários por não convenientes à caracterização do termo próprio A. O termo de sentido próprio (A = carne, osso) e o de sentido metafórico (B = cinza, teia, bruma, sopro) estão expressos em uma relação entre o comparado (a coisa A) e o comparante (a coisa B).

Note-se que a afirmação de que o velhinho parecia feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro consiste em uma comparação implícita. Othon M. Garcia diz ainda que a metáfora é, em essência, destituída de partículas conectivas comparativas (como, tal qual, tal como) ou não estruturada numa frase cujo verbo seja parecer, semelhar, assemelhar-se, sugerir, dar a impressão de. Assim, “o velhinho parecer ser feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro” é uma comparação ou símile. Em seguida no texto, pode-se perceber que a autora deixa claro o sentido denotativo (literal) de que o homem (velhinho) seria feito de carne e osso.

Ou seja, ao afirmar que ele seria feito de cinza, de teia, de bruma, de sopro, apresenta um sentido figurado, poético, metafórico. Afinal, ele só poderia ser feito de carne e osso.

Com base nessas informações, solicita-se alteração do gabarito de gradação para metáfora.

Observação: Sugiro que faça alterações especificando o seu tipo de prova e o número da questão para que deixe o seu recurso mais próximo da pessoalidade. E, caso você tenha dúvidas, sinta-se à vontade para me procurar em minhas redes sociais, o Instagram: @LUCASLEMOS.PRO

Recursos AGEPEN RR: materiais gratuitos

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Além disponibilizado acima, o Gran Cursos Online possui uma página de materiais gratuitos com diversos conteúdos de apoio para turbinar os estudos. Por lá, o concursando encontra e-books, editais verticalizados, Gran Vade Mecum, Informativos do STF e STJ e muito mais. Veja aqui.

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Confira aqui mais informações

Resumo do concurso AGEPEN RR

Concurso Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – SEJUC (concurso AGEPEN RR)
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Agente Penitenciário
Escolaridade Nível Médio
Carreiras Segurança Pública/Policial
Lotação Roraima
Número de vagas 423 vagas
Remuneração R$ 4.421,13
Inscrições de 22/06/2020 a 06/08/2020
Taxa de inscrição R$ 110,00
Data da prova objetiva 06/12/2020
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital 
Avatar


7 de Dezembro de 2020