Recursos PM PR: prazo até 2 de julho! Confira aqui

Recursos PM PR: confira aqui os recursos elaborados pelos professores do Gran!

Por
5 min. de leitura

Concurseiro, se você realizou as provas do concurso PM PR para Soldado no último domingo, 29 de junho, saiba que o gabarito preliminar já está disponível para consulta no site da banca IBFC.

Com a liberação dos gabaritos, o prazo para registrar os recursos contra as questões da prova objetiva da Polícia Militar do Paraná.

Os recursos PM PR deverão ser registrados também no site da banca entre as 10h do dia 1º de julho até as 17h do dia 2, quarta-feira.

Para ajudar você nessa tarefa, os professores do Gran elaboraram as justificativas dos pedidos de recursos do concurso PM PR. Confira logo abaixo!

Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.

Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!

Recursos PM PR: confira as fundamentações

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram a PROVA VERSÃO A. Acesse aqui.

Noções de Informática – Questão 21

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: A

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROF. JEFERSON BOGO: Anulação

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Com relação a busca na web, é possível fazer o uso de operadores de busca, a fim de refinar o conteúdo buscado, facilitando, assim, encontrar o resultado desejado. Considere a situação em que se deseja buscar ocorrências de um termo específico como “educação” em um site especifico (https://www.gov.br/mec). Assinale a alternativa que apresenta qual operador deve ser utilizado para buscar ocorrências deste termo apenas no site relacionado na busca, utilizando o buscador Google Chrome.

a) site: https://www.gov.br/mec educação

b) educação in https://www.gov.br/mec

c) https://www.gov.br/mec on educação

d) get educação in https://www.gov.br/mec

e) in https://www.gov.br/mec get educação

FUNDAMENTAÇÃO: O enunciado da questão 21 apresenta um erro conceitual que compromete sua validade e pode induzir o candidato ao erro. Afirma-se:

“Assinale a alternativa que apresenta qual operador deve ser utilizado para buscar ocorrências deste termo apenas no site relacionado na busca, utilizando o buscador Google Chrome.”

Ocorre que o Google Chrome não é um buscador, mas sim um navegador web (browser), conforme descrito oficialmente pela própria empresa desenvolvedora:

“Google Chrome é um navegador para web desenvolvido pelo Google. ”

Fonte: Google – https://www.google.com/chrome/

O que permite realizar buscas com operadores como site:, filetype:, intitle:, entre outros, é o mecanismo de busca (search engine), como o Google Search, Bing, DuckDuckGo etc.

Portanto, ao afirmar que os operadores de busca são utilizados “o buscador Google Chrome”, o enunciado incorre em erro técnico, pois confunde o navegador (Google Chrome) com o mecanismo de busca (Google Search). Essa confusão pode levar o candidato a concluir, incorretamente, que o Google Chrome possui nativamente funcionalidades de operadores de busca, o que não condiz com a realidade técnica.

Além disso, o enunciado não explicita de forma clara se a busca seria realizada na barra de endereços (omnibox do Chrome) ou diretamente em um campo de busca do site Google, o que aumenta ainda mais a ambiguidade da questão.

Conclusão:

Diante do erro técnico no enunciado e da ambiguidade gerada pela confusão entre navegador e mecanismo de busca, solicita-se a anulação da questão 21.

História – Questão 30

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROF. ADMILSON COSTA SANTOS: B

ENUNCIADO DA QUESTÃO: A vinda da família real ao Brasil, em 1808, trouxe grandes transformações à então colônia. Da mesma forma, no fim desse mesmo século, em 1889, a queda da Monarquia e a proclamação da República, transformaram o Brasil de então. Sobre essas mudanças, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A vinda da família e a corte real em 1808 necessitou melhorias na colônia Brasil para melhor recebê-los. Com isso, foram construídos diversos edifícios públicos, ruas e estradas foram abertas; fundou-se o Banco do Brasil e também se criou o Jardim Botânico, a Academia Real da Marinha, a Imprensa Régia e a Biblioteca Real.

( ) A presença da corte real no Brasil incentivou o desenvolvimento de várias cidades costeiras, estimulou o comércio e promoveu a abertura dos portos às nações amigas.

( ) Uma vez que a corte real se instalou no Brasil, sua influência direta na colônia acabou atrasando em vários anos o seu processo de independência.

( ) A proclamação da República trouxe uma nova forma de governo, com a separação entre Estado e Igreja e a adoção do Federalismo, ou seja, as antigas províncias se tornaram Estados, com mais autonomia.

( ) A queda da monarquia se deu por ação das classes agrárias dominantes insatisfeitas no País, sem qualquer intervenção das forças armadas e comerciantes urbanos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F – F – V – V – V

b) F – V – F – V – F

c) V – V – F – V – V

d) F – F – V – V – F

e) V – V – F – V – F

FUNDAMENTAÇÃO:

( ) A vinda da família e a corte real em 1808 necessitou melhorias na colônia Brasil para melhor recebê-los. Com isso, foram construídos diversos edifícios públicos, ruas e estradas foram abertas; fundou-se o Banco do Brasil e também se criou o Jardim Botânico, a Academia Real da Marinha, a Imprensa Régia e a Biblioteca Real.

A afirmativa apresenta transformações promovidas com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808. No entanto, há um erro evidente de imprecisão histórica que compromete totalmente o gabarito a ser marcado. A Academia Real da Marinha não foi criada no Brasil. A Academia Real da Marinha foi criada em Lisboa, em 1792. No Brasil, tivemos a criação da Academia Real Militar em 1810 (posteriormente Escola Militar), voltada à formação de engenheiros militares. Portanto, atribuir a criação da “Academia Real da Marinha” ao Brasil é um equívoco de tempo e espaço. Dessa forma, o gabarito correto da questão é a letra B, com a sequência F – V – F – V – F.

Conhecimentos Específicos – Questão 51

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: B

GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROF. LEO CASTRO: ANULAÇÃO

ENUNCIADO DA QUESTÃO: Assinale a alternativa que apresenta hipótese não prevista como causa de aumento em relação ao crime de tortura, nos moldes previstos na Lei 9.455/1997.

a) Crime de tortura praticado contra criança e gestante

b) Crime de tortura praticado contra pessoa portadora de deficiência ou maior de 65 anos

c) Crime de tortura cometido por agente público

d) Crime de tortura cometido mediante sequestro

e) Crime de tortura praticado contra adolescente portador de deficiência

FUNDAMENTAÇÃO: A Lei 9.455/1997, art. 1º, § 4º, II, prevê o aumento “quando a vítima for maior de 60 anos”; qualquer pessoa com 65 anos integra tal conceito, de modo que a situação descrita na alternativa B está contemplada na norma. Caso a banca entenda que tem de ser literalidade, observa-se que a alternativa E utiliza expressão inexistente no texto legal (“adolescente portador de deficiência”), ficando igualmente fora dessa literalidade; ademais, todas as cinco assertivas descrevem hipóteses contempladas pela lei, inexistindo, portanto, resposta válida, o que impõe a anulação da questão. Requer-se, assim, o deferimento do pedido, com atribuição de pontuação a todos os candidatos.

Conhecimentos Específicos – Questão 60

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: A
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR VANDRÉ SILVANO: ANULAÇÃO

ENUNCIADO DA QUESTÃO: De acordo com a legislação pertinente, assinale a alternativa incorreta sobre os deveres e responsabilidades do militar.
a) O militar portador de diploma para o exercício de profissão liberal é proibido de exercer essa atividade no meio civil.
b) O militar da reserva, quando convocado, terá os mesmos deveres do militar da ativa.
c) O militar no exercício da profissão é proibido de integrar ativamente firma ou empresa.
d) O oficial em atividade que contrair matrimônio, comunicará a realização do ato ao Comando Geral, no prazo de 10 dias, exibindo a respectiva certidão.
e) Ao cumprir ordem emanada de autoridade superior, o executante não fica exonerado de responsabilidade pela prática de qualquer crime.
FUNDAMENTAÇÃO: Fundamentação jurídica e pedido de anulação/retificação de gabarito
Venho respeitosamente requerer a revisão do gabarito da questão 60, com base nos fundamentos legais abaixo expostos.
A questão exige do candidato que assinale a alternativa incorreta, com base nos deveres e responsabilidades do militar, conforme a Lei Estadual nº 1.943/1954, especificamente nos Capítulos I e II do Título V, conforme delimitação expressa do edital.
Contudo, verifica-se que duas alternativas estão incorretas, contrariando o princípio da unicidade do gabarito, o que exige a anulação da questão. Senão vejamos:
Letra A (INCORRETA):
“O militar portador de diploma para o exercício de profissão liberal é proibido de exercer essa atividade no meio civil.”
Art. 37, §1º da Lei nº 1.943/1954:
“É vedado ao militar exercer, fora das funções militares, qualquer outra função pública ou atividade particular remunerada, excetuando-se as de magistério e as liberal, quando autorizadas.”
O item afirma uma proibição absoluta, omitindo a exceção legal expressa. Portanto, está incorreto.
Letra C (TAMBÉM INCORRETA):
“O militar no exercício da profissão é proibido de integrar ativamente firma ou empresa.”
Art. 37, §2º:
“É vedado ao militar participar de firma ou empresa, exceto como acionista ou cotista.”
A expressão “integrar ativamente” não consta da legislação e induz ao erro, ao não mencionar a exceção legal permitida. O item, portanto, viola a literalidade exigida e deve ser considerado incorreto.
Diante da existência de duas alternativas incorretas (A e C), o que fere o princípio da unicidade do gabarito e prejudica a isonomia entre os candidatos, requer-se a anulação da questão 60.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.

Resumo do Concurso PM PR

Concurso PM PRPolícia Militar do Paraná
Situação atualEm andamento
Banca organizadoraIBFC
CargosSoldado
EscolaridadeNível Superior
CarreirasSegurança pública e Policiais
LotaçãoParaná
Número de vagas2.000 vagas
RemuneraçãoR$ 2.530,12 a R$ 6.101,87 + R$ 834,74 alimentação
Inscriçõesde 14/04/25 a 13/05/25 (prorrogadas até 19/05/25)
Taxa de inscriçãoR$ 130,00
Data da prova objetiva29/06/2025
Clique aqui para acessar ao Concurso PM PR
Concurso PM PR: resumo

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

em andamento