Recursos Polícia Civil SP Investigador: prazo até 27/05. Confira!

Recursos Polícia Civil SP Investigador: candidatos devem acessar a página da VUNESP e seguir as instruções da banca.

Avatar


25 de maio2 min. de leitura

As provas do concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo foram aplicadas no domingo, dia 22 de maio de 2022 para os cargos de Escrivão e Investigador. Abaixo estamos disponibilizando os recursos Polícia Civil SP Investigador elaborados pelos nossos Gran Mestres.

Vale ressaltar que, segundo o edital do concurso Polícia Civil SP, os recursos devem ser apresentados no prazo de três dias úteis, contado do dia imediatamente seguinte ao da publicação do gabarito e do resultado da prova preambular. Ou seja, o prazo acaba em 27 de maio de 2022.

O candidato, deverá utilizar o campo próprio para interposição de recursos no sítio eletrônico da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), na página do concurso público, seguindo as instruções ali contidas.

Recursos Polícia Civil SP Investigador

Questão 37
Gabarito Preliminar: C
Gabarito Extraoficial: Anulação

Elaborou a seguinte classificação: 1º grupo – criminoso – vítima – criminoso (sucessivamente), reincidente que é hostilizado no cárcere, vindo a delinquir novamente pela repulsa social que encontra fora da cadeia; 2º grupo – criminoso – vítima – criminoso (simultaneamente), caso das vítimas de drogas que de usuárias passam a ser traficantes; 3º grupo – vítima (imprevisível), por exemplo, linchamento, saques e epilepsia, alcoolismo etc. É correto afirmar que a classificação contida no enunciado é atribuída a 

  1. Benjamin Mendelsohn. 
  2. Kurt Schneider. 
  3. Hans von Hentig. 
  4. Israel Drapkin. 
  5. Hans Gross.

COMENTÁRIO: A questão deve ser anulada, porque essa não é, realmente, a classificação de vítimas de Hentig. Alguns manuais de Criminologia atribuem essa classificação das vítimas a Hans von Hentig.  É o caso de Nestor Sampaio Penteado Filho, em seu Manual Esquemático de Criminologia. Essa classificação, teoricamente, constaria do livro “The Criminal and His Victim”. Consultando, no entanto, as obras originais de Hentig, essa classificação não é, de fato, localizada. 

No artigo Remarks on the Interaction of Perpretator and Victim, publicado em 1940, Hans von Hentig explica que, em muitos casos a vítima não contribui para o fenômeno criminal, mas que frequentemente pode ser observada uma mutualidade na conexão entre agressor e vítima. Defende que, em muitos casos, a vítima ativamente leva o agressor à tentação. “Se há criminosos natos, é evidente que também existem vítimas natas, que se autolesionam e se autodestroem por meio de uma pessoa estranha maleável.” Ele analisa três grupos de crimes, sob o ponto de vista vitimológico: assassinatos, crimes sexuais e estelionatos. De nenhum desses grupos consta a classificação mencionada na questão. 

Em 1948, Hentig lançou o livro “O criminoso e sua vítima.” Há, no livro, uma classificação geral das vítimas e os tipos psicológicos de vítimas.

As classes gerais de vítimas, para Hentig, são: 

  • A vítima jovem; 
  • A vítima mulher;
  • A vítima idosa;
  • A vítima doente mental ou com perturbações mentais;
  • A vítima imigrante, ignorante ou minoritária;

Depois de apresentada essa classificação geral de vítimas, Hentig passa a apresentar os tipos psicológicos de vítimas, que são os seguintes: 

  • O tipo depressivo;
  • O tipo ganancioso;
  • O tipo lascivo;
  • O tipo solitário ou de coração partido;
  • O tipo tormentoso;
  • O tipo bloqueado, isento ou lutador. 

Novamente, não consta, dessa classificação, qualquer menção às categorias apresentadas no enunciado da questão, razão pela qual postula-se sua anulação. 

Saiba todos os detalhes sobre o concurso PC SP clicando aqui

Resumo do Concurso Polícia Civil SP

Recursos Polícia Civil SP Investigador Polícia Civil do Estado de São Paulo
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Vunesp
Cargos Escrivão e Investigador
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policial
Lotação São Paulo
Número de vagas 2.500 vagas
Remuneração R$ 3.931,18
Inscrições Descrever
Taxa de inscrição de 03 de março de 2022 a 1º de abril de 2022
Data da prova objetiva 22 de maio de 2022
Faça downlod dos editais de Escrivão / Investigador

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


25 de maio2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado