Recursos SES RS: prazo até 17/01. Confira!

Recursos SES RS: veja as questões passíveis de recurso e confira a fundamentação elaborada pelos nossos mestres.

Por
6 min. de leitura

As provas do concurso SES RS para ingresso na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul  foram aplicadas no dia 09 de janeiro de 2022 para todos os candidatos inscritos.

A organizadora Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul já divulgou o gabarito preliminar da prova objetiva.

Não concorda com o gabarito e padrão de resposta indicado? Faça seu recurso!

O candidato deve fazer disporá do dia 12 a 17 de janeiro de 2022 para fazê-lo no endereço eletrônico https://portalfaurgs.com.br/concursos/. Os conteúdos deverão ter as justificativas das alterações/anulações de gabarito

A divulgação do edital de resultado final nas provas objetivas ainda será definido pela banca organizadora.

Recursos SES RS: confira os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas:

PROVA DE ENFERMEIRO

Gabarito preliminar da prova de Enfermeiro

Questão 01 (Professor Bruno Pilastre)

Gabarito extraoficial: B

Gabarito preliminar: D

Comentário: vamos à análise de cada afirmativa: (I) a estrutura não é complemento nominal, pois tem papel temático de beneficiária (não exerce função de objeto direto da ativa (exerce função de objeto indireto): transferir algo a alguém); (II) de fato, as expressões partilham o mesmo referente; (III) ambas as expressões são sinônimas (paralelismo lexical), mas não estão em uma relação de paronímia (por definição, define-se parônimo como cada um dos dois ou mais vocábulos que são quase homônimos, diferenciando-se ligeiramente na grafia e na pronúncia). Assim, apenas a afirmativa em (II) está correta.

Questão 19 (Profa. Natale Souza)

As portas de entrada do SUS são quatro e encontram-se ao longo do artigo 9º do Decreto 7.508/11. São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

I – de atenção primária;

II – de atenção de urgência e emergência;

III – de atenção psicossocial; e

IV – especiais de acesso aberto.

O parágrafo único desse artigo traz uma possibilidade dos entes federativos criarem uma outra porta de entrada. Porém a questão aborda como se fosse uma das portas de entrada já prevista.

Gabarito extraoficial: D

Gabarito preliminar: D

Questão passível de recurso: conforme o artigo 9º do Decreto 7.508/11, existem quatro portas de entrada para o Sistema de Saúde. Esse mesmo artigo, em seu parágrafo único, prevê a possibilidade dos entes federativos constituírem através de pactuação novas portas de entrada. Nota-se que o marco prevê uma possibilidade e não elenca mais uma porta de entrada.

Questão 32 (Profa. Natale Souza)

O conceito de equidade, embora não explícito na Constituição e na Lei Orgânica da Saúde tem sido frequentemente utilizado na área da saúde, principalmente no tocante às políticas de saúde.

Gabarito extraoficial: C

Gabarito preliminar: C

Obs.: questão passível de recurso. O conceito de igualdade não está sendo alterado para o conceito de equidade, e sim, conforme o conceito clássico da verdadeira igualdade, ou igualdade material, ou ainda, igualdade aristotélica, há uma crescente necessidade de tratar os desiguais na medida das suas desigualdades, para que possa ser alcançado uma igualdade de fato.

Questão 46 (Profa. Fernanda Feitosa)

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: A  Diretriz deste Plano “Fortalecer o SUS no Rio Grande do Sul considerando a saúde de forma ampla, com universalidade, equidade, integralidade, gratuidade, participação social e financiamento tripartite, de forma descentralizada e regionalizada, visando à promoção da saúde e à prevenção dos riscos a doenças”

OBJETIVO 1 – Promover saúde diretamente para o cidadão:

A/ Ampliar o número de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social atendidas ao ano pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de 31.000 para 40.000.

B/ Desinstitucionalizar 100% dos usuários moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro — HPSP.

C/ Reduzir a falta de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e do Programa de Medicamentos Especiais do Estado para 5% do total de tratamentos solicitados e deferidos.

D/Reduzir o percentual de municípios com risco médio e alto de transmissão de doenças pelo Aedes aegypti de 32% para 26%.

E/ Implantar novo programa de incentivos hospitalares baseado em critérios técnicos e epidemiológicos. (pertence ao objetivo 4 – OBJETIVO 4 – Aprimorar os mecanismos de governança do SUS)

 Mas o objetivo 1 possui 9 e não 5, projetos estratégicos com metas monitoráveis. PODENDO SER PASSÍVEL DE RECURSO A QUESTÃO.

Veja abaixo outros 5 projetos:

  •         Ampliar o percentual de solicitações digitais de tratamentos administrativos de medicamentos do componente especializado e da lista especial do Estado
  •         Ampliar o atendimento pré-hospitalar de urgência de 91% para 100% do Estado.
  •         Ampliar a cobertura vacinal da Campanha Nacional contra Influenza de 87% para 90%.
  •         Ampliar a cobertura vacinal de Tríplice Viral, dose única, em crianças de 1 ano de idade, de 89% para 95%.
  •         Implantar 7 Centros de Referência macrorregionais em Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 Fonte: https://saude-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/202106/01164321-ma-0001-20-plano-estadual-de-saude-28-05-interativo-b.pdf

pag 273 a 280

Questão 62 (Profa. Fernanda Feitosa)

GABARITO PRELIMINAR: D  

COMENTÁRIO: Para esta professora, como não cita a fonte caberia recurso, todas são riscos, a única que não consta na literatura seria prurido, tornando a letra C errada e não correta, cito duas fones abaixo:

Fatores de risco para queda :

  1. a) Demográfico: crianças < 5anos e idosos > 65 anos.
  2. b) Psico-cognitivos: declínio cognitivo, depressão, ansiedade.
  3. c) Condições de saúde e presença de doenças crônicas: acidente vascular cerebral prévio; hipotensão postural; tontura; convulsão; síncope; dor intensa; baixo índice de massa corpórea anemia; insônia; incontinência ou urgência miccional; incontinência ou urgência para evacuação; artrite; osteoporose; alterações metabólicas (como, por exemplo, hipoglicemia).
  4. d) Funcionalidade: dificuldade no desenvolvimento das atividades da vida diária, necessidade de dispositivo de auxílio à marcha; fraqueza muscular e articulares; amputação de membros inferiores; e deformidades nos membros inferiores.
  5. e) Comprometimento sensorial: visão; audição; ou tato.
  6. f) Equilíbrio corporal: marcha alterada.
  7. g) Uso de medicamentos: Benzodiazepínicos; Antiarrítmicos; anti-histamínicos; antipsicóticos; antidepressivos; digoxina; diuréticos; laxativos; relaxantes musculares; vasodilatadores; hipoglicemiantes orais; insulina; e Polifarmácia (uso de 4 ou mais medicamentos).
  8. h) Obesidade severa.
  9. i) História prévia de queda.

Fonte: https://proqualis.net/sites/proqualis.net/files/Protocolo%20-%20Preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20Quedas.pdf

https://www.americasmed.com.br/sites/g/files/wrvpjl141/files/2019-04/Protocolo%20Preven%C3%A7%C3%A3o%20de%20Quedas%20%281%29.pdf

Questão 74 (Profa. Natale Souza)

Gabarito extraoficial – Não há. Cabe recurso, nenhuma das alternativas está correta de acordo com a Lei 8.080/90.

Gabarito preliminar: E

Alternativa A. Incorreta. Na participação da inciativa privada na assistência à Saúde, deverão ser observadas as normas de direito público.

Alternativa B. Incorreta. As ações e serviços de saúde serão realizadas de forma descentralizada.

Alternativa C. Incorreta. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do SUS.

Alternativa D. Incorreta. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

Alternativa E. Incorreta. Lei 8.080/90 – Art. 23.  É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos: (Redação dada pela Lei nº 13.097, de 2015)

I – doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos;        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)

II – pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar:         (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)

  1. a) hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada; e        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
  2. b) ações e pesquisas de planejamento familiar;        (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)

III – serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e         (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)

IV – demais casos previstos em legislação específica.    

Questão 75 (Profa. Natale Souza)

Conforme a Lei 8.142/90, o Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Gabarito extraoficial: D

Gabarito preliminar: D

Obs.: a questão é passível de recurso pleiteando a anulação. Ela apresenta duas alternativas idênticas, o que prejudica substancialmente a análise por parte dos candidatos.

Questão 78 (Profa. Fernanda Feitosa)

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Vão há resposta possível – Cabe recurso. Segue justificativa:

A Constituição Federal e a LC 141/2012, determinam, que os estados e o DF devem investir o mínimo de 12% de sua receita, enquanto os municípios devem aplicar pelo menos 15% na saúde pública. Já o Governo Federal aplica 15% da Recente Corrente Líquida, atualizada pela inflação acumulada no período desde 2017.

Art. 6o Os Estados e o Distrito Federal aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 12% (doze por cento) da arrecadação dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam o art. 157, a alínea “a” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159, todos da Constituição Federal, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios.

 Fonte: https://www.prattein.com.br/home/images/stories/Saude/Lei_gastos_sade.pdf

PROVA TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Questão 02 (Professor Bruno Pilastre)

Gabarito extraoficial: E

Gabarito preliminar: D

COMENTÁRIO: a primeira afirmativa é falsa, pois a autora não apresenta especificamente “dois estudos”, mas duas hipóteses gerais (uma predominante na década de 1970 e outra, postulada a partir de 1985); o segundo parágrafo não apresenta estudos que levam em consideração atributos individuais, mas questões relacionadas a diferenças raciais, étnicas e de gênero (e condições de saúde) e estudos que destacavam os efeitos da desigualdade interna aos países, estados ou cidades; por fim, a última afirmativa é verdadeira. A sequência será, então, a proposta em (E).

Correção da prova SES RS

Também faremos uma correção especial ao vivo das provas. Confira o cronograma:

  • 12/01/2022: Correção da prova SES RS – Conhecimentos gerais Nível Superior: com Natale Souza e Fernanda Feitosa, a partir das 17h30

  • 13/01/2022: Correção da prova SES RS – Enfermagem com Fernanda Coelho e Fernanda Feitosa, a partir das 17h30

  • 14/01/2022 Correção da prova SES RS – Conhecimentos gerais: Nível Médio Com Fernanda Feitosa, a partir das 18h

Resumo do Concurso SES RS

Concurso SES RS Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul 
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cargos Especialista em Saúde e Técnico em Saúde
Escolaridade Níveis técnico e superior
Carreiras Administrativa e Saúde
Lotação Estado do Rio Grande do Sul
Número de vagas 948 vagas
Remuneração de R$ 878,11 a R$ 3.473,34
Inscrições Outros cargos: de 05/11/2021 a 06/12/2021Biomédico e Epidemiologista: 23/11 a 22/12/2021
Taxa de inscrição de R$ 92,64 a R$ 211,00
Data da prova objetiva  Outros cargos: 09/01/2022Biomédico e Epidemiologista: 23/01/2022
Clique aqui para ver o edital SES RS 2021Clique aqui para ver o edital SES RS Epidemiologista e Biomédico


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?


Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

pós-prova