Atenção, concurseiros! A Reforma Administrativa em discussão propõe mudanças que afetam diretamente o Judiciário. Um dos pontos de repercussão é a redução das férias de magistrados, que atualmente chegam a 60 dias por ano.
A ideia é equiparar o benefício ao dos demais servidores, que contam com 30 dias, levantando discussões sobre privilégios, isonomia e os impactos dessa medida no funcionamento da Justiça.
O principal argumento para a diminuição do período é garantir isonomia (tratamento igual) e reduzir desigualdades entre carreiras.
Entre os argumentos favoráveis ao corte, estão:
- fim de privilégios exclusivos;
- sensação de maior justiça entre carreiras.
Já os argumentos contrários ressaltam que:
- a carga de trabalho dos magistrados é muito pesada,
- férias maiores ajudam a preservar a saúde mental e a produtividade,
- a redução poderia desvalorizar a carreira e afastar profissionais.
O tema faz parte do debate mais amplo da reforma administrativa, que busca rever benefícios e regras do funcionalismo.
As discussões sobre a Reforma Administrativa estão em andamento. No início deste mês, a Câmara dos Deputados realizou uma comissão geral para discutir o tema, e o relator, deputado Pedro Paulo, apresentou uma proposta ampla em forma de emenda constitucional, com cerca de 70 medidas nos eixos Gestão e Governança, Recursos Humanos e Transformação Digital.
No dia 12 deste mês, representantes sindicais se reuniram com os ministros Esther Dweck e Luiz Marinho para analisar a condução da reforma, reclamando da falta de transparência e defendendo direitos como estabilidade e negociação coletiva.
A Reforma Administrativa também debate outros temas como: avaliação de desempenho, progressão de carreira por mérito, tabela remuneratória, supersalários e outros.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[BF 2025] Lote do mês – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/23172755/CABECALHO-1238X216.webp)
![[BF 2025] Lote de mês – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/23173301/POST-730X150.webp)



Participe da conversa