Regras Básicas para uma boa sessão de estudos

Avatar


21/04/2022 | 16:00 Atualizado há 64 dias

Querido aluno, querida aluna,

Você já sabe que a sessão de estudo é o período de tempo (indeterminado) que um estudante permanece focado em executar tarefas de aprendizagem sobre um assunto específica.

E aprendemos outro dia que toda sessão de estudos possui três elementos: duração, tarefas e assunto.

Hoje quero te ensinar a melhorar a qualidade da sua sessão de estudos, para executar as tarefas com qualidade máxima.

 

BOA PRÁTICA 01

Tenha um ambiente propício ao estudo. Um ambiente silencioso e que favoreça a concentração é essencial. Evite estudar na mesa da cozinha, onde tem uma grande movimentação de pessoas. Se preciso for, estude em horários mais tranquilos. Ou ainda, vá para uma biblioteca ou cabine de estudos. Esses ambientes coletivos costumam ser bem legais por conta da egrégora de concentração. Só tenha cuidado para não fazer amizades além da conta e perder o foco do estudo, hein!?

 

BOA PRÁTICA 02

Deixe o celular totalmente fora da sua vista. Isso mesmo que eu disse: totalmente fora da sua vista. Não é apenas no silencioso ou no modo avião. Até quieto, o celular tem ficha no cartório.  Tadinho! Risos. Mesmo sem vibrar nada, só de o seu olho enxergá-lo, isso pode disparar gatilhos como “preciso ligar para fulano ou mandar mensagem para ciclano”. Isso acontece até inconscientemente, sabe?

E esse pequeno gatilho muda seu foco, rouba sua concentração. E estudos confirmam que você demora, pelo menos, oito minutos para retornar ao estado de concentração anterior. Olha só! Com duas olhadas para o celular, você já perde um quarto da sua sessão de estudo ou mais.

Surreal, não é mesmo?

Isso porque eu nem falei o que acontece se você realmente parar o estudo para mexer no celular. Estou falando apenas de OLHAR para ele totalmente CALADO.

Então, presta atenção: deixe o celular em outro cômodo ou dentro da mochila quando você for estudar. O mundo não vai acabar e nada grave vai acontecer entre uma sessão de estudos e outra. Fique tranquilo. E se você não ficar tranquilo com isso, cuidado! Pode ser um sinal de que você está realmente viciado e intoxicado pelo virtual. Tenha cautela.

 

BOA PRÁTICA 03

Estude com um professor didático e simpático. Isso é importante por conta do fator social extremamente presente nos seres humanos. Mesmo que você tenha um temperamento mais introspectivo, que necessita menos de pessoas, você irá sentir muito mais facilidade em aprender com um professor cujo “santo bate” com você e que seja didático, transmitindo o conteúdo de forma facilitada.

Também é importante pegar um professor do seu nível, para não comprometer a didática. Existem professores que ensinam melhor para iniciantes do que outros, enquanto existem os que ajudam alunos mais avançados a acertarem as questões mais desafiadoras. Avalie isso para pegar um professor do seu nível: nem acima, nem abaixo. Isso fará toda a diferença na sua compreensão do conteúdo, tá bom?

Essa questão de o professor estar no seu nível também se aplica totalmente à escolha de materiais em PDF, livros ou outros. Sempre se certifique de que o material está no seu nível.

 

BOA PRÁTICA 04

Tenha uma mentalidade de aprendiz ativada. Não ligue o modo automático e comece a escrever tudo o que o professor diz, sem nem entender. Escute com atenção, entenda, sintetize a informação e só então anote. Faça-se perguntas: Como isso poderia cair na prova? De que outra forma essa questão poderia vir cobrando o conteúdo? Existe alguma matéria que eu já vi que se pareça com essa aqui? Quais associações posso fazer? Como posso garantir que não erre essa questão novamente? Isso é regra ou exceção? Como a questão poderia cobrar a exceção? Isso é gênero ou espécie? Como posso diferenciar essas espécies?

Enfim, pergunte! Faça perguntas para a matéria, faça perguntas para o professor. O mundo é de quem faz as melhores perguntas, não de quem traz as respostas. Respostas o GOOGLE traz. Nós devemos fazer perguntas de qualidade.

 

BOA PRÁTICA 05

Tenha clareza do que será estudado. Saber exatamente o que você vai estudar e como irá executar a tarefa durante a sua sessão de estudos é de extreeeeeeema importância. Não deixe para escolher o que vai estudar na hora. Isso reduz sua capacidade decisória, pode gerar decisões de má qualidade, além de te deixar inseguro sobre a decisão. Deixe o momento do planejamento separado do momento da execução. Só essa separação trará inúmeros benefícios ao seu estudo.

Geralmente, alunos que não têm um planejamento prévio estudam sempre as mesmas matérias, as que mais gostam e deixam a desejar com as revisões e outras técnicas de estudo mais avançadas.

 

BOA PRÁTICA 06

Concentração máxima! Cultive a sua concentração. Quanto mais concentrado, melhor será sua retenção do conteúdo, o que maximiza o acerto em questões e reduz a velocidade das revisões. Estude com foco. Esqueça todo o resto. Viva o momento presente. Inclusive, práticas meditativas e de atenção plena ajudam muito a otimizar a qualidade da concentração no estudo e na vida como um todo.

Lembre-se: o momento de estudo é apenas uma extensão da sua vida. Se você não cultiva a concentração em nenhum outro momento, durante o estudo também será difícil.  Porém, se você praticar o desenvolvimento do foco em outros momentos do seu dia, a hora de estudo sentirá os benefícios sem muito esforço.

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura!

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.