1° lugar em três Residências: conheça Caroline dos Anjos

Caroline foi aprovada em residências de hospitais referência no país. Confira!

Avatar


01/04/2022 | 15:06 Atualizado há 129 dias

O desejo de pôr em prática tudo o que aprendeu na vida acadêmica fez com que a Nutricionista Caroline dos Anjos optasse por estudar para Residência. Em muitos momentos, ela teve que conciliar as aulas da faculdade e estágios à sua preparação. Durante os estágios presenciais da faculdade o ritmo de estudos chegou a diminuir devido o tempo de deslocamento, carga horária do estágio, atividades relacionadas, dentre outros fatores. Mas ela seguiu firme nos seus objetivos, não deixando que as circunstâncias a desmotivassem. Hoje, Caroline dos Anjos usufrui dos benefícios da sua persistência e possui uma lista de aprovação em Programas de Residências que é de impressionar:

  • 1° lugar no Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Criança do Hospital Sírio Libanês (Nutricionista);
  • 1° lugar no Programa de Residência de Nutrição Clínica em Cardiopneumologia do Instituto do Coração do Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
  • 1° lugar no Programa de Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria da
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia;
  • 4° lugar na relação nacional do ENARE para nutricionista

Caroline descreve a sensação de ver seu nome nas listas de aprovados: “Alegria e satisfação define o que eu senti ao ser aprovada nas residências de hospitais tão renomados e de referência no país. Estou colhendo os frutos de um ano de muita dedicação e empenho, apesar de todas as adversidades enfrentadas”, conta.

Ela chegou a se matricular na residência da USP, entretanto, optou pelo Hospital Sírio Libanês, pois essa era justamente a sua 1.ª opção de residência. Natural de Candeias-Bahia, Caroline teve que se mudar para São Paulo após a aprovação.

Como o Gran participou dessa história?

Caroline dos Santos conta como o Gran Cursos Online lhe ajudou a conquistar tantas aprovações:

“Todos os materiais do Gran Cursos Online são muito bem feitos, os professores são extremamente competentes e conhecem bem a realidade dos concursos/residências. A cada aula, eles dão dicas de métodos, técnicas e tudo mais o que for necessário para que o aluno alcance a sua vaga. Obviamente existe o fator desempenho individual, entretanto, julgo que ter uma base de pessoas experientes lhe dando um norte e relatando a sua experiência é primordial nessa jornada. Cada atualização que acontece, eles gravam aula imediatamente para que o aluno esteja em dia com determinado assunto. Cada aula de resolução de questões, acontece um direcionamento do aluno sobre o que é mais cobrado, sobre o que pode ser cobrado, e sobre o que é importante o aluno focar. Não tenho palavras para agradecer todo esse empenho dessa equipe sensacional!”

Conheça como foi a preparação de Caroline dos Anjos

Durante a sua preparação, Caroline se baseou em um ciclo de estudos com mais ou menos 1 hora de estudo de cada disciplina. A rotina de estudos pré-edital consistiu em estudar de 3 a 4 disciplinas por dia, focando em 1 assunto dentro de cada uma delas. Devido o peso maior das questões de nutrição, Caroline priorizava o estudo diário dessas matérias específicas, já os  assuntos de conhecimentos gerais em saúde ela estudava 3x/semana.

Após a publicação do edital ela continuou estudando da mesma maneira, porém concentrando a maior parte do seu tempo em responder questões das bancas que iriam aplicar as suas provas.

Para aumentar a sua produtividade e concentração, a Caroline seguia o método Pomodoro, que é a pausa entre o estudo de uma disciplina e outra. Além de intercalar as disciplinas – específicas/gerais – no intuito de mudar o foco do cérebro ao longo do tempo, ela destaca outra técnica que trouxe resultados significativos para a sua preparação:

“Outra técnica utilizada foi comentar as provas que eu respondia. Responder provas nos dá um panorama geral de como nós iremos reagir no dia. Eu pude aprender como lidar com questões que eu não sabia, pude aprender a administrar o meu tempo, a passar as questões para o gabarito. Essa foi uma técnica extremamente importante para mim, e eu percebi os resultados em cada prova que eu fiz presencialmente.”

Para conseguir cumprir toda esta rotina de estudos, a organização foi fundamental para a preparação de Caroline. Aos domingos ela fazia o planejamento de estudos e os materiais que iria estudar durante a semana.

Confira as dicas que da Caroline que vão turbinar a sua preparação

1) Estudar todos os dias, mesmo que pouco tempo (não é preciso ter várias horas disponíveis para o estudo, e sim estudar com intencionalidade);

2) Resolver questões diariamente, além de provas completas, sempre que possível;

3) Revisar constantemente os assuntos estudados;

4) Comentar questões;

5) Não desistir apesar das adversidades. O desânimo de vez em quando irá bater, entretanto, foque naquilo que você almeja. Inspire-se em pessoas que chegaram onde você quer chegar;

6) Planeje-se. Tanto o seu financeiro (as provas de residências, por exemplo, costumam ser caras) quanto a sua rotina de estudos. Otimize os seus horários vagos para estudar de forma intencional e precisa;

7) Saiba o momento de descansar para renovar as suas forças. O corpo grita quando precisa de descanso, saiba escutá-lo para não se auto sabotar.

Não desista!

Por fim, Caroline deixa uma mensagem para aqueles que desejam chegar aonde ela chegou:

“Nunca desistam dos seus sonhos! Por mais que pareça distante e impossível, tudo é possível para aqueles que realmente se dedicam. Se você está cansado, tire um momento de descanso e revigore as suas forças para voltar aos estudos com o gás necessário. Se você está começando, procure dicas de pessoas que são referências na sua vida, e adéque aquelas que são as
melhores para você e a sua realidade. Se você tentou e não conseguiu, ainda há esperanças, desistir é a pior opção que você pode tomar. Todo o seu empenho não foi em vão, busque compreender os seus erros para não cometê-los mais. Eu sou de uma família que não tem muitas condições, mas meus pais sempre foram os meus maiores incentivadores e tudo que eu faço é por eles. Faça não apenas por você, como por aquelas pessoas que têm importância na sua vida!”

Fique por dentro das Residências Multiprofissionais clicando aqui!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
2

0


Tudo que sabemos sobre:

Eu Sou Gran Gran aprovado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.