Resiliência – a força para vencer na vida

Avatar


01 de abril3 min. de leitura

Você sabe o que é resiliência?
A grande maioria das pessoas até sabem, mas, na prática, a teoria é outra.

Se pegarmos a definição que vem da física, que define resiliência como sendo a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original ou normal após terem sido submetidos a uma deformação elástica, vamos ver que a forma original ou normal de um corpo é ser forte. Algumas pessoas pensam assim, outras pensam que o estado normal é ser fraco. Eu acredito na primeira.

Você conhece a história do diretor e ator Sylvester Stallone?

Não?

Permita-me compartilhar um pouco da história dele com você então. Se você é um pouco jovem, talvez nunca tenha ouvido falar do filme “Rocky”, mas acredito que você conheça o ator do filme “Creed – nascido para lutar”. Imigrante e de família pobre, Sylvester passou por maus bocados. Acometido pela paralisia facial após o processo de parto, sua fala e mobilidade facial ficaram prejudicadas.
Mesmo sofrendo bullying e sendo rejeitado pelos colegas por conta dessas características, ele sempre sonhou em ser ator de Hllywood.

Em busca desse sonho, o ator sempre tentou conseguir algum papel importante na indústria do cinema. No entanto, ele apenas conseguia participações irrelevantes. Tentando solucionar o problema, o ator começou a escrever os seus próprios roteiros para que ele fizesse histórias que fossem a sua cara e permitissem a sua atuação. Infelizmente, as coisas não iam bem para Stallone. Em determinado momento de sua vida, ele chegou ao ponto de se ver obrigado a morar na rua. Isso mesmo, ele dormia em uma estação de ônibus em Nova York, pois seu dinheiro havia acabado e ele não tinha mais condições de pagar o aluguel. No fundo do poço, ele teve que se desfazer de sua única companhia, seu cachorro Butkus. Incapaz de alimentá-lo e temendo pela vida de seu amigo, Stallone o vendeu por $ 25 a um estranho em uma loja de bebidas e foi embora carregando consigo o dinheiro e as lágrimas.

Semanas após esse acontecimento, o ator assistiu a uma luta que mudaria sua vida. A luta de Mohammed Ali e Chuck Wepner o inspirou a escrever o roteiro de ROCKY. Ele foi para casa e trabalhou durante 20 horas seguidas! Com o roteiro em mãos, foi a um estúdio e recebeu a oferta de 125 mil dólares; no entanto, ele tinha um pedido. Queria ESTRELAR nesse filme como ator principal e acabou conseguindo… um não como resposta, pois, embora tivessem gostado do roteiro, queriam um “ator” de verdade para o filme.

Convicto de que essa era a sua oportunidade de mudança, ele foi embora com o seu roteiro. Após algumas semanas, o estúdio fez a oferta de 250 mil pelo filme, e ele recusou. Ofereceram então 350 mil e ele disse: “NÃO! Eu tenho que estar nesse filme”. Depois de um tempo, o estúdio concordou em permitir sua participação no filme com a seguinte condição:

ELES PAGARIAM 35 MIL PELO ROTEIRO E PELA ATUAÇÃO.

Pouco mais de um quarto da oferta original… Você quer saber o que aconteceu depois? Para saber o resto da história, basta que você assista ou pesquise sobre o filme e o ator, assim você descobrirá que ele se tornou uma das maiores celebridades do
universo cinematográfico apesar do seu “rosto engraçado e fala engraçada”.

E você? Ainda acha que tem desculpas? Que existe uma justificativa para sua mediocridade? Contei essa breve história para que você entenda que ninguém pode mudar o que aconteceu no passado, mas você tem a capacidade de mudar a forma como se sente em relação a ele. Você pode ter caído, o que não tem problema nenhum, está tudo bem, o problema é permanecer no chão e ficar mostrando suas feridas em busca de compaixão, ESSE É O PROBLEMA. Entenda que a intenção de Sylvester à época não era apenas fazer um filme para ganhar dinheiro e sim deixar um legado, provar para o mundo que qualquer um é capaz de grandes realizações assim como um pobre imigrante que conseguiu se tornar um astro de Hollywood.

Quem são o Rockys que você conhece? Quem são os seus modelos de vida? Quantas outras pessoas passaram por grandes dificuldades e se reinventaram? Você não é o primeiro a perder algo e com certeza não será o último. PARE de olhar para o passado e justificar os seus fracassos, SEJA RESILIENTE!

Você nasceu com essa “propriedade” também, você é RESILIENTE. Lembre-se de que resiliência é a capacidade dos corpos voltarem às suas formas originais após terem sofrido um choque ou uma deformação. Para nós, seres humanos, é a capacidade de nos adaptarmos às intempéries ou alterações da vida e seguirmos adiante.

Frases para você:
− A SUA FELICIDADE SÓ DEPENDE DE VOCÊ. VOCÊ SEMPRE POSSUIU O NECESSÁRIO PARA SER FELIZ.
− A FELICIDADE NÃO DEVE ESTAR CONDICIONADA A AQUISIÇÕES. SE VOCÊ NÃO ESTÁ FELIZ COM O QUE TEM É PORQUE ESCOLHEU DAR ATENÇÃO AO QUE NÃO TEM.
− “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto não tem condições
melhores, para fazer melhor ainda!”

Avatar


01 de abril3 min. de leitura