Resolvendo a prova discursiva do Tribunal de Contas do Estado de Goiás – Parte 1

Explore COBIT 2019 e Gestão de Riscos na prática com análise detalhada de questões discursivas do TCE-GO!

Por
3 min. de leitura

Faaaaaala seus lindos!!! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar de COBIT 2019 e Gestão de Riscos, temas que são frequentemente cobrados em provas. Como já comentado, pensou Gestão e Governança, pode pensar sobre Gestão de Riscos.

E para impulsionar o estudo desse tema tão relevante, vamos comentar a prova discursiva aplicada no concurso do Tribunal de Contas do Estado de Goias aplicada pela FGV. Nessa Parte 1, vamos explorar os itens 1 e 2 da prova, e na parte 2, faremos os itens 3 e 4.

Vejamos o enunciado: 

A QuimioBR, uma empresa pública voltada para a gestão de recursos naturais, observou uma resposta rápida e inesperada da concorrência frente às mudanças operacionais implementadas. Recentemente, para reduzir custos, a empresa adotou a terceirização de pessoal e consolidou várias funções de diferentes departamentos sob uma única gerência. Essas mudanças trouxeram problemas recorrentes relacionados à terceirização e à gestão de pessoal de TI, levando a diretoria a demandar uma solução imediata.

Você, como executivo designado, deve elaborar um plano utilizando o framework COBIT para reformular as práticas de gerenciamento de risco e a estrutura organizacional, visando aprimorar a gestão das responsabilidades de TI.

Redija seu plano em um texto abordando:

1. Diagnóstico Inicial: Identifique os principais riscos associados à atual estrutura de TI da QuimioBR;

2. Gestão de Mudanças Organizacionais: Proponha uma abordagem para gerenciar as mudanças organizacionais necessárias;

3. Programa de Gestão de Riscos de TI: Descreva a estrutura de um programa de gestão de riscos de TI customizado para as necessidades da empresa;

4. Implementação e Avaliação: Especifique as etapas para implementar as mudanças sugeridas, incluindo indicadores de desempenho para avaliar essas práticas.

Vamos dividir para conquistar!!

O item 1 pede para o candidato fazer um diagnóstico inicial identificando os riscos principais associados á estrutura de TI da QuimioBR.

É possível identificar que as mudanças de ambiente são fontes de riscos que devem ser observadas. E nesse caso, a concorrência foi mais eficiente em reagir frente a essas mudanças. Esse é outro risco, relacionado ao mercado!

Pensando em Tecnologia da Informação e Comunicação, para reduzir os custos e se mostrar mais eficiente, e assim enfrentar a concorrência do mercado, a empresa adotou a terceirização de pessoal e consolidou várias funções de diferentes departamentos sob uma única gerência. 

Como sabemos, o COBIT 2019 indica que a estratégia empresarial, as questões relacionadas à ti,  o papel da TI, modelo de fornecimento de TI, os métodos de implementação de TI e a estratégia de adoção de tecnologia são fatores de desenho para um sistema de governança de TI, o que impacta diretamente no processo de Otimização de Riscos (EDM03 – Otimização de Riscos Assegurada) relacionado ao domínio de governança, e aoprocesso de gestão de riscos (APO12 – Risco Gerenciado) no domínio de gerenciamento.

O item 2 trata sobre Gestão de Mudanças Organizacionais, e solicita do candidato que ele proponha uma abordagem para gerenciar as mudanças organizacionais necessárias. Nessa linha, o COBIT 2019 tem em sua estrutura o objetivo BAI05 – Mudanças Organizacionais Gerenciadas, e podemos ainda mencionar o objetivo BAI06 – Mudanças de TI Gerenciadas.

O objetivo APO12 visa integrar a gestão do risco empresarial relacionado à TI com o gerenciamento geral do risco empresarial e equilibrar os custos e benefícios do gerenciamento do risco empresarial relacionado à TI. Já o objetivo BAI05 visa preparar e comprometer as partes interessadas para a mudança de negócios e reduzir o risco de falha.

Explorando o objetivo BAI05, uma abordagem possível, de acordo com o COBIT 2019, seria explorar as práticas de gestão do COBIT 2019 relacionadas à esse objetivo:

BAI05.01 Estabeleça o desejo de mudar. 

Envolve entender o escopo e o impacto da mudança desejada, avaliar a prontidão e a disposição das partes interessadas para a mudança e identificar ações que motivem a aceitação e a participação das partes interessadas para que a mudança funcione com sucesso.

BAI05.02 Formar uma equipe de implementação eficaz. 

Envolve definir uma equipe de implementação eficaz, reunindo membros apropriados, criando confiança e estabelecendo metas comuns e medidas de eficácia.

BAI05.03 Comunicar a visão desejada. 

Aqui visa-se comunicar o futuro desejado para a mudança para todas as partes interessadas. A comunicação deve ser feita pela alta administração e incluir a justificativa e os benefícios da mudança; os impactos de não fazer a mudança; e a visão, o roteiro e o envolvimento exigido dos vários intervenientes.

BAI05.04 Capacite os jogadores e identifique vitórias de curto prazo. 

Capacita aqueles com funções de implementação atribuindo responsabilidade e ministrar treinamentos e alinhar estruturas organizacionais e processos de RH é fundamental. Identificar e comunicar os ganhos de curto prazo que são importantes de uma perspectiva de habilitação de mudança também sã fundamentais nessa etapa da mudança.

BAI05.05 Permitir operação e uso. 

Planejar e implementar todos os aspectos técnicos, operacionais e de uso para que todos aqueles que estão envolvidos no futuro ambiente estadual possam exercer sua responsabilidade.

BAI05.06 Incorporar novas abordagens. 

Incorporar novas abordagens acompanhando as mudanças implementadas, avaliando a eficácia da operação e do plano de uso e sustentando a conscientização contínua por meio de comunicação regular. É importante tomar medidas corretivas conforme apropriado (que podem incluir a imposição de conformidade).

BAI05.07 Mudanças sustentadas.

Sustentar mudanças por meio de treinamento efetivo de novos funcionários, campanhas de comunicação contínuas, comprometimento contínuo da alta administração, monitoramento da adoção e compartilhamento de lições aprendidas em todo o mundo.

E ai, vocês já tinham se aprofundado no COBIT 2019? As provas estão cobrando esse framework cada vez mais profundamente, e por isso nosso treinamento de COBIT 2019 completão aborda tanto a parte mais básica, quanto temas mais avançados, como esse.

Assim, poderíamos responder os itens 1 e 2 dessa prova. Na parte 2, vamos resolver os itens 3 e 4. É só ir para o próximo artigo😊

E antes que eu me esqueça!! Temos um curso completo de PMBOK 7ª edição, ITIL 4, sempre com muitas questões que nos ajudam a compreender como as bancas cobram o conteúdo! 

Bora estudar!!

Um grande abraço!!

Professor Darlan Venturelli

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Por
3 min. de leitura