Respeitando o relógio biológico

Avatar


16 de agosto3 min. de leitura

Cada indivíduo possui o que se denomina cronotipo que é o perfil do relógio biológico, ou seja, é o ritmo corporal variável segundo a disposição inata da pessoa, que de acordo com as horas mais propícias para acordar e dormir apresenta maior ou menor rendimento em suas atividades, é o conjunto de reações que ocorrem no organismo e em decorrência disso a forma como cada indivíduo se adapta ao meio e de que maneira desenvolve suas atividades.

De acordo com o cronotipo as pessoas classificam-se em matutinas, vespertinas e indiferentes, dessa forma as pessoas matutinas são as que dormem cedo e acordam cedo, as vespertinas, as que dormem tarde e acordam tarde, e os indiferentes que como o próprio nome sugere são capazes de adaptar-se e conseguem ajustar-se aos horários mais facilmente do que os vespertinos e matutinos.

Estudos indicam e faz parte até mesmo do senso comum de que não respeitar o relógio biológico compromete o desempenho e produtividade das atividades diárias, assim, é de grande importância ver respeitado o perfil do relógio biológico de cada um.

Certo é que por vezes, dada a rotina atribulada e pela falta de tempo as pessoas reservem parte das horas que deveriam ser de descanso aos estudos ou a qualquer outra atividade, mas o que se deve ter em mente é que isto deve ser em via de exceção, pois, por mais que se consiga manter por um tempo essa rotina, em algum momento corpo e principalmente mente reclamarão o que de direito.

Especialistas denominam bons hábitos de sono como “higiene de sono”, que assim como qualquer outra permite manter o equilíbrio do organismo pois a ausência dessa “higiene” fará com que sejam desenvolvidos problemas do sono e, por conseguinte distúrbios metabólicos, dificuldade de concentração e memorização, alterações de humor, perda do controle emocional entre tantos outros, assim atentar-se ao fato de que não manter qualidade de sono implicará diretamente em diminuição do rendimento nas atividades diárias.

À vista disso, quem deseja melhorar o rendimento e qualidade dos estudos deve necessariamente saber em qual perfil se encaixa e saber preservar as horas de descanso devidas e manter bons hábitos de sono tanto em termos quantitativos quanto quantitativos.

As pessoas devem atentar-se ao fato de que quanto maior e melhor as condições física e mental no momento de estudos tanto melhor será sua qualidade, isso incidirá diretamente no seu rendimento, pois pouco eficiente e eficaz será sentar-se à mesa para estudar estando com corpo e/ou mente cansados, inaptos ou com capacidade reduzida de absorção e apreensão de todo conteúdo a ser estudado.

Dessa maneira, estando comprometida a qualidade dos estudos o que foi abordado naquele momento fatalmente será perdido em um curto prazo de tempo, deve-se ter em mente que, como em um computador, as informações precisam ser acessadas posteriormente e esse processo restará prejudicado se não houve uma boa fixação do que foi estudado não sendo adquirida a apreensão qualitativa do conteúdo, e certamente isso não será possível caso não seja observada uma rotina adequada de descanso.

Devemos nos ater ao fato de que bons hábitos de sono não se resumem a respeitar as horas de sono indicadas mas também em manter a qualidade dessas horas e possuir atitudes que contribuam para isso, como por exemplo evitar aparelhos eletrônicos no momento de dormir, a luz inibe a melatonina, hormônio que induz ao sono e regula o metabolismo ao longo do dia, assim, o uso de celular, tablete, computador, aparelho de tv no quarto, ambiente muito claro, esses fatores, entre outros, incidirão diretamente na qualidade do sono e que portanto, devem ser evitados.

Portanto, o relógio biológico é o que determina em que momento devemos estar acordados, por quanto tempo devemos ficar acordados, a hora em que devemos dormir e por quanto tempo deveremos dormir, tudo isso é determinado pela alternância da luz e sua ausência, assim, esse ciclo pode ser “enganado” pela luz artificial prolongando-se ou alterando-se essa rotina natural determinada pelo nosso organismo, o que por todos os motivos apontados deve ser evitado.

É muito importante saber como funciona seu organismo e saber em que momento desempenhar determinadas atividades, como por exemplo, estudar, lembrando que a quantidade dever ser acompanhada sempre pela qualidade, e o tanto quanto possível utilizar essas informações em seu próprio favor, o que por todas a razões expostas lhe trará muito mais benefícios e vir como um agente facilitador na obtenção de resultados.

Finalmente, por mais que vivamos em uma sociedade competitiva como a atual onde há uma demanda muito maior do indivíduo dificultando assim o equilíbrio e esse processo de manter bons hábitos, cabe a cada um reconhecer a si próprio e suas prioridades tendo em mente que a qualidade de vida dever ser tomada como um princípio básico na busca por qualquer objetivo.

 


Cristiane Capita
Servidora Pública do Ministério Público da União, lotada no Conselho Nacional do Ministério Público-CNMP, bacharel em Direito e Pós-Graduada em Direito Processual Civil. Professora da disciplina de Legislação aplicada ao MPU em cursos preparatórios, com aprovação nos concursos da Secretaria de Estado de Educação do DF /SEE-DF, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Ministério do Planejamento-MPOG e Ministério da Educação-MEC.


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


16 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

coaching para concursos