Revisar é preciso

Avatar


28 de outubro4 min. de leitura

Olá, querido aluno(a) Gran! Hoje vou compartilhar com você um pouco da minha experiência voltada às técnicas de estudos que sempre fizeram sentido e me ajudaram a conquistar todas as minhas vitórias.

Pois bem, futuro aprovado, vou descrever aqui um pouco como você pode organizar seus estudos para não se esquecer, tão facilmente, de tudo aquilo que você estuda durante horas, mas acaba se esquecendo por falta de metodologia. Desse modo, eu te convido a destrinchar comigo algumas técnicas de revisão. Vamos nessa?

O mundo dos concursos, como já se falou vastamente entre professores e alunos, está cada vez mais acirrado: ele cobra cada vez mais o candidato no que tange ao sólido conhecimento que este deve ter em diversas áreas. Além de tempo de estudo, é necessário que o estudante consiga memorizar matérias diversificadas. Isso é realmente desafiador, uma missão para pessoas corajosas.

Assim sendo, é preciso não apenas estudar e estudar, mas, de alguma forma, é necessário conseguir manter todas as informações na sua memória. Dessa maneira, revisar é o processo que nos auxilia a internalizar o conteúdo e a fixá-lo na nossa mente para ser acessado quando necessário. Saiba que sua metodologia não precisa garantir integral memorização de algum conteúdo, porém, você deve dedicar energia para manter um bom rendimento em seus estudos.

A revisão periódica é a maneira mais simples e efetiva para que se consiga memorizar os conteúdos e assim conseguir a tão sonhada “memória de elefante”. A mais conhecida é a Curva de Esquecimento de Ebbinghaus; esse estudo aponta a necessidade de o estudante rever os conteúdos estudados, pois análises comprovam que o nosso cérebro esquece uma média de 50% (cinquenta por cento) do que foi aprendido.

O gráfico abaixo demonstra como funciona a curva de esquecimento.

 

 

  • Os números de 0 a 100 representam o quanto de informação você retém. 100% é lembrar totalmente, e 0% é esquecimento total;
  • A curva normal do esquecimento é a curva azul. Significa que, se você aprender algo novo e não revisar, em um mês, esquecerá completamente o estudado;
  • Como você pode observar, o maior esquecimento acontece nas primeiras 24 horas depois do aprendizado, e piora na primeira semana.

O estudo da curva do esquecimento é mais uma puxada de orelha, pois ele demonstra bem como nossa memória é despreparada para “gravar” todos os conteúdos exigidos.

Os estudos teóricos comprovaram que, se for feita uma primeira revisão logo no dia seguinte após o estudo, nosso cérebro tende a recuperar aquele percentual de esquecimento, fazendo com que a informação acabe sendo gravada de forma mais eficiente e por um espaço de tempo bem maior, de modo que, se eventualmente não for feita uma nova revisão, no dia seguinte, a perda agora será inferior à de antes (algo em torno só de 30%).

O uso das revisões sistemáticas é fundamental justamente para aparar essas arestas. Estudar de forma consistente é estudar com alta capacidade de absorção do conhecimento!

Agora, meu caro amigo, você está aí se perguntando quantas revisões são necessárias.

Alguns estudos apontam que é importante realizar em média cerca de sete revisões espaçadas para gravarmos algo em nossa memória de longo prazo (esse número pode variar, mas é improvável que seja menor). Ou seja, se um dia você estuda algum conteúdo de Contabilidade, no dia seguinte, seria ideal que você estudasse cerca de 10 (dez) a 20 (vinte) minutos do que foi estudado no dia anterior.

A ideia aqui é que você, estudante, gaste menos tempo a cada revisão, pois, uma vez que esta esteja sendo eficiente, haverá pouca coisa que você não saberá até o dia da prova.

Nota-se aqui nesse breve artigo que não estou falando para virar o maluco das revisões, aquele que revisa absolutamente tudo e passa horas nesse processo. Isso, em vez de ajudar, atrapalha seu aprendizado. Em se tratando de revisões, a quantidade não é o mais importante, mas sim a qualidade da informação assimilada por você.

Outro método que ajuda na eficácia da revisão é você, durante o estudo, destacar sempre os assuntos merecedores de maior atenção, como também aqueles que costumam ter mais dificuldade – com o objetivo de você poder voltar a esses tópicos na hora da revisão.

Desse modo, é importante não perder muito tempo pesquisando o que revisar ou pegar qualquer conteúdo aleatório na hora de fazer a revisão. Por isso, tenha metas traçadas e escolha sempre um material mais objetivo que te proporcionará a melhor estratégia.

Aqui vão algumas dicas de como fazer, ou melhor como ter uma boa revisão:

  • Reveja aulas nas quais teve dificuldades com o tema;
  • Destaque (use marca-texto, escreva com uma caneta mais forte etc.) os pontos mais importantes do material escrito;
  • Faça resumos com anotações feitas com suas próprias palavras, uma vez que isso ajuda a ativar links mentais – estes facilitarão a memorização. Sintetizar o conteúdo em arquivos físicos ou virtuais (em pastas no computador, por exemplo) ajuda a deixar o material facilmente disponível para leitura e futuros apontamentos;
  • Releia resumos prontos;
  • Destaque (com marca-textos, por exemplo) os pontos mais importantes dos resumos já prontos;
  • Faça esquemas a partir dos resumos (faça seleção de frases ou termos-chave, reescreva em post-its, destaque, conceitos em separado);
  • Faça mapas mentais, que são desenhos com os principais conceitos de um assunto, com termos ou palavras que remetam a algum conceito ou informação importante;
  • Faça e refaça muitos exercícios, com base na banca do concurso e no cargo pretendido. O ideal é que o candidato trabalhe com metas diárias e semanais de exercícios;
  • Use flashcards, que consistem em cartões com uma pergunta de um lado e sua respectiva resposta do outro. Você testa seus conhecimentos e, mais à frente, deixa de usar os cartões com informações já bem solidificadas na sua mente. Mais uma vez, é importante que eles sejam feitos de forma manual para melhor fixação da informação;
  • Crie tabelas de exemplos, ou seja, organize o conteúdo de maneira a incluir um exemplo de sua aplicação. Esse método é bastante eficiente em disciplinas do Direito, em que é possível relacionar leis e casos reais.

Fique atento, meu amigo: não é para se dedicar exclusivamente a revisões ou só revisar aquilo em que se tem dúvida; na verdade, o processo de revisão serve para te ajudar a se lembrar de um maior número de conteúdo, tentando focar naquilo que deve ser memorizado.

Cuidado para não cair na armadinha de querer revisar conteúdo ainda não assimilado ou sequer estudado. Isso fará sua revisão ter zero aproveitamento; não é isso que queremos, por isso, é importante analisar as dicas dadas acima e adequá-las à sua realidade.

Utilize todo esse conhecimento e desenvolva sua própria metodologia de revisão. Não seja tão rígido com prazos e volume de conteúdo estudado, foque em ser disciplinado e constante. Todos nós somos capazes de alterar nossa perspectiva de vida ou criar uma perspectiva positiva. E aí, vamos nessa?

Seja um aluno consciente, utilize o poder do foco na direção certa. Estamos disponíveis no programa de Mentoria e Coaching GranXpert – nesse programa, os treinadores cuidarão de toda a sua preparação individualmente, inclusive sugerindo e cobrando revisões contínuas.

Desejo a você um bom ânimo nesse momento de árdua entrega e concentração. Não se esqueça: revisar é mais importante que estudar.

Estamos juntos nessa caminhada; estou à disposição em meu perfil no Instagram (@nelsonmarangon).

 

Energia alta e acredite em você.

Grande abraço!

Avatar


28 de outubro4 min. de leitura