Rotina, disciplina e organização: coloque-as em prática e surpreenda-se!

Avatar


3 de Março de 2021

Olá, concurseiro, seja muito bem vindo ao blog do Gran Cursos Online. Estou novamente aqui com você para falarmos um pouquinho sobre como a rotina, a organização e a disciplina podem ser ótimas aliadas suas durante os estudos para concurso público.

Para início de conversa, é muito importante você saber onde quer chegar e onde quer estar daqui a 10 anos. É importante esse objetivo estar muito claro e bem vívido aí dentro de você, caso contrário, volte cinco casas. Tudo começa quando você tem um foco e quando você decide caminhar em direção a ele. Isso feito, podemos seguir.

Olhando pelo ponto de vista dos concurseiros, sabemos que um dos grandes desafios deles é manter a constância nos estudos, ou seja, estudar diariamente aquilo que se propõem. A procrastinação é muito recorrente e aquilo que é realmente prioritário se torna uma segunda ou terceira opção nos afazeres do dia a dia.

De acordo com o dicionário, rotina significa uma “sequência dos procedimentos, dos costumes habituais; modo como se realiza alguma coisa, sempre da mesma forma; caminho habitual, que se faz todos os dias”.

Pensando na significação dessa palavra, como a rotina pode nos ajudar nesse processo de conservar a frequência nos estudos?

Vejamos, quando uma rotina é criada (sim, é você quem a cria!), nossos comportamentos, com o passar do tempo, tornam-se automáticos, fluem sem muito esforço da nossa parte. Quando tornamos algo um hábito, começamos a olhá-lo de forma natural no nosso cotidiano, e não como um peso e/ou algo indesejado.

Dessa forma, ao estabelecer uma rotina, o que você faz desde a hora que acorda até a hora de dormir vai condicionar o seu cérebro a seguir esse mesmo padrão no dia seguinte. Estudos apontam que os primeiros 21 dias do estabelecimento da rotina serão desafiadores, mas os seguintes se tornam mais tranquilos.

Se você se propuser, por exemplo, a sempre, depois do café da manhã, se direcionar para seu cantinho de estudos e começar a estudar, com o tempo e com a repetição desse costume, sem nem pensar, seu cérebro te levará quase automaticamente para os estudos porque ele já traçou esse caminho repetidamente, tornando-o familiar e de mais fácil acesso.

Lembra daquela citação: “Nós somos o que fazemos repetidamente”? Pois então, aposte em repetir ações que te aproximem do objetivo que quer alcançar. Estudar é o caminho? Então coloque os estudos como atividade rotineira do seu dia a dia e você verá como as procrastinações serão cada vez menores e como a sua constância nos estudos será alimentada.

Nessa mesma linha, a disciplina te capacita a ignorar o que precisa ser ignorado (normalmente, os prazeres imediatos) para você permanecer focado no seu objetivo de médio a longo prazo. Trabalhando e exercendo a disciplina, que nada mais é que um comportamento metódico e determinado, você cumprirá as metas estabelecidas.

Existem inúmeros embasamentos científicos que comprovam que quanto mais você mantiver a disciplina em determinada atividade (no caso, nos estudos), menos você percebe um esforço desgastante dirigido para ela. Como eu disse anteriormente, os estudos vão se tornando parte da sua vida ao ponto de tudo ser natural, automático.

Quanto mais nos mantivermos em execução disciplinada de uma rotina de estudos, mais nos condicionamos a ela. Falo ainda mais e por mim: é comum sentirmos falta de cumprir nossa rotina caso, por um motivo urgente, isso seja necessário. Já pensou? Sentir falta dos estudos? Isso com certeza seria uma grande ferramenta para você se manter firme e competitivo para o dia da prova.

Jim Rohn citou certa vez que a “disciplina é a ponte entre metas e realizações”, e é verdade. Ao definir seu objetivo e traçar suas metas para alcançá-lo através, por exemplo, de um planejamento e de um cronograma de estudos, quando começar a colocá-lo em prática, é a disciplina em executá-lo que tornará o seu sonho realizado.

Dê à disciplina a importância que ela tem e os resultados assertivos com certeza virão!

Para que a rotina seja criada e a disciplina seja mantida, um ingrediente se faz fundamental: a organização.

Quando falo em organização, refiro-me a todos os aspectos: organização espacial, organização mental, organização temporal.

Explico.

Organização espacial se refere ao espaço destinado aos seus estudos. Como ele é? É organizado, limpo, os materiais são de fácil acesso? É silencioso, bem iluminado e arejado? A minha preocupação nesse caso é por um motivo bem simples: quanto mais organizado seu ambiente estiver, menos você vai se dispersar e mais concentrado estará. Quanto maior for a sua concentração, maior será o seu aprendizado.

Deixar na sua mesa apenas os materiais que usará naquele momento te ajuda muito a manter o foco e evitará que você perca tempo procurando algo. E perder tempo não é algo negociável para nós, não é mesmo? Então organize seu espaço, leve esse momento a sério e garanta as melhores condições, dentro da sua realidade.

A organização mental se refere a ter uma mente organizada, coordenada, que sabe para o que ela deve dirigir sua atenção naquele momento. Essa organização vai auxiliar a mente a ficar mais leve, clara e, assim, ela terá maior potencial para o aprendizado. Busque se acalmar nos momentos de estudos, esvazie a mente por um instante (uma meditação cairia muito bem), deixe seu cérebro entender que é hora de estudar e trace o melhor caminho para alcançar seu objetivo.

A organização temporal nada mais é que a administração do seu tempo. Como você o organiza? Você estabelece quais são as atividades prioritárias e quais são secundárias? Ou você vai fazendo o que te der vontade primeiro? A grande questão é que, querendo ou não, o seu tempo vai passar e a sua prova vai chegar.

É fundamental você organizar os seus estudos através de um planejamento. Distribua, por dias, as disciplinas que serão estudadas ao longo da semana. Se possível, atribua tempo e um horário para o estudo de cada sessão. Organize o seu tempo para as pausas entre um estudo e outro, para seus momentos de lazer, para a prática de exercícios físicos e para dormir.

Quando alinhamos a disciplina a uma rotina de estudos, pautados na organização do espaço, da mente e do tempo, os efeitos positivos serão possíveis, visíveis e surpreendentes. Faça o teste!

Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!

Isa Marques

Pedagoga – Área Educacional

Servidora Pública – PMU

GranXpert – Mentoria e Coaching

Instagram: @isa_marale

 

Avatar


3 de Março de 2021