Saia do Padrão! Confira como!

O Coach e Mentor Marcos Almeida preparou dicas valiosas para que você saia do padrão!

Avatar


06 de janeiro3 min. de leitura

Olá, futuro servidor público! Tudo joia com você? Muito prazer! Se você ainda não me conhece, eu me chamo Marcos Almeida, sou coach do Gran Cursos Online e é uma honra estar aqui com você trazendo um pouco da minha experiência nesse mundo dos concursos.

Hoje eu vim te dar uma dica, um conselho ou talvez trazer um lembrete (se você já ouviu isso alguma vez na vida), que é: SAIA DO PADRÃO! Isso mesmo!!

Mas calma, você deve estar achando estranho eu escrever isso para você, logo você, que quer se tornar um concursado!

Sair do padrão é parar de fazer o que todo mundo está fazendo para ser aprovado, porém levando muito mais tempo, mais esforço e menos resultado. Sair do padrão não é adotar posturas erradas na vida, nos estudos etc., mas sim procurar fazer coisas diferentes para obter resultados que nunca teve. Isso mesmo! Quando eu estudava para os concursos da área policial, quando fazia diversos concursos e não era aprovado em nenhum, entendi que para ter resultados diferentes, eu precisava estudar de uma maneira diferente”.

Sair do padrão é seguir um método de estudo diferente, com um planejamento adequado para você, é organizar-se antes de estudar, estabelecer metas diárias e semanais de estudos, acordar mais cedo para estudar, revisar, organizar seu ciclo de estudos, dormir mais cedo, cuidar da sua saúde e ter tempo de qualidade para você e para as pessoas que ama. Equilíbrio!

Fazer coisa diferentes é chato, traz um incômodo, às vezes mais gasto de energia. É ruim sair da nossa zona de conforto, deixar de fazer as atividades da maneira como “sempre fizemos as coisas”. A zona de conforto é “gostosa”, porém não nos faz sair do lugar, não nos faz ter resultados diferentes. Se você continua estudando da mesma maneira, vai continuar tendo os mesmos resultados que sempre teve, é simples assim.

Eu, como coach e mentor para concursos há mais de quatro anos, tenho visto que as pessoas aprovadas são aquelas que saem do padrão. Elas fazem o plus, o extra nos estudos. Sempre querem evoluir, acham que precisam melhorar nas matérias “A”, “B” ou “C”; medem sua evolução pessoal fazendo “trocentos” exercícios a cada semana, a cada mês, medindo resultados e buscando melhora; mantém-se focadas, perseverantes, conquistam “um pouco a cada dia”; para ter um futuro tranquilo, abdicam de algumas coisas que a maioria das pessoas não têm coragem de abandonar, enquanto as outras preferem continuar se enganando que estão estudando e não abrem mão de nada em prol de alguns meses de estudo. Às vezes adotam aquela estratégia de “ou tudo ou nada”. Não ser aprovado não é uma opção!

Não estou falando que você tem de se tornar um zumbi e viver trancado dentro de um quarto, sem dar atenção para o seu cônjuge, namorado(a), filhos, pais etc., estou falando de outras coisas as quais você precisa analisar se podem atrapalhar seu estudos e seu rendimento.

Não tenha medo de pedir ajuda! Eu só comecei a ter resultados em aprovação depois que tive um mentor. Hoje você tem mais informação do que eu na minha época; hoje você tem mentorias exclusivas com professores e com coaches,  profissionais que ensinam estratégias de preparação; hoje você tem uma ferramenta formidável, que é a plataforma do Gran Cursos Online, ela tem tudo o que você precisa para passar!

Porém, vou te dizer algo que pode te chocar: informação não basta! O que transforma é o conhecimento, e ter conhecimento é agir, praticar. Pegue um conceito que pode melhorar a sua preparação e aplique-o até dominá-lo. Tenha a sua própria “receita de bolo” e, à medida que for evoluindo na sua preparação, acrescente outros “ingredientes” a essa fórmula. Se você acha que as suas revisões estão ruins, assista a uma aula dos nossos mentores e aplique os ensinamentos deles até ficar bom nisso. Se você acha que o seu número de questões feitas na semana está baixo, estabeleça uma meta semanal para eles e aplique-a até alcançá-la! Se o seu problema é planejamento, busque um método até ficar bom nisso!

Tenha uma insatisfação positiva. Ter uma insatisfação positiva é pensar que sempre pode melhorar algo, sempre pode evoluir. Busque isso também nos seus estudos. É engraçado que aqueles que estão em alto nível nunca se sentem como se assim estivessem, sempre pensam que podem melhorar mais. Esse é o perfil daqueles que passam!

Pense nisso hoje, sobre o que você pode fazer para sair desse padrão que não está gerando resultados satisfatórios na sua vida, e mude seu posicionamento em relação à sua vida e aos estudos.

Coloque isso em prática hoje e mude sua performance nos estudos de uma vez  por todas!

 

Um grande abraço,

Marcos Almeida

Me siga no instagram @marcosalmeidacoach

 

Avatar


06 de janeiro3 min. de leitura