Saiba mais sobre o concurso da Polícia Civil da Bahia 2022

Avatar


4 de Maio de 2022

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

Para quem não me conhece, sou Lorena, Delegada da Polícia Civil da Bahia e GranXpert aqui do Gran Cursos Online. Sou a Delegada mais jovem do Estado da Bahia e passei no primeiro e único concurso de Delegado que prestei, em 2018. Eu sou baiana e tive a benção de ser aprovada no meu Estado.

Nos últimos dias, foi publicado o edital da Polícia Civil da Bahia, e eu estou muito feliz, ansiosa para receber vocês como meus futuros colegas.

O concurso PC-BA 2022 será uma grande oportunidade para aqueles que pretendem levar os estudos a sério e se manter no foco nos próximos meses. Isso porque, além de terem sido abertas muitas vagas, a previsão é que sejam nomeados todos que forem aprovados na segunda fase do concurso.

Isso mesmo! Se você ficar acima da nota de corte na primeira fase e conseguir alcançar o mínimo de 70 pontos na prova discursiva, muito provavelmente você será um dos novos Policiais Civis da Bahia.

A necessidade do órgão é imensa, e o último concurso não conseguiu preencher todas as vagas ofertadas, diante da dificuldade do certame. Foram abertas 82 vagas para o cargo de Delegado de Polícia, com apenas 12 aprovados e nomeados; 38 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia, com apenas 10 aprovados e nomeados; e 880 vagas para o cargo de Investigador de Polícia, com cerca de 280 aprovados e nomeados. Além disso, de 2018 para cá, foram muitas aposentadorias, e a previsão é que muitos servidores do quadro se aposentem nos próximos meses.

No concurso atual, foram abertas 150 vagas para o cargo de Delegado, e 300 candidatos avançarão para a segunda fase. Se esses 300 conseguirem atingir os 70 pontos na segunda fase, é muito provável que todos sejam nomeados durante o período de validade do concurso. O mesmo se aplica para os demais cargos. No caso de Investigador de Polícia, foram abertas 700 vagas, de modo que 1.400 terão a sua prova discursiva corrigida. Desse número de candidatos, todos aqueles que fizerem 70 pontos ou mais, certamente se tornarão Policiais Civis da Bahia.

Dessa forma, meu conselho é que você não se preocupe com a concorrência e direcione as suas energias em dar o seu melhor, buscando fazer a maior pontuação possível na prova objetiva, e treinando para a prova discursiva, a fim de responder as perguntas de forma satisfatória e alcançando a nota de corte exigida.

Também não precisa se preocupar com o nível de dificuldade da prova objetiva e o alto rigor na correção da prova discursiva, comparando o atual concurso com o ocorrido no concurso da PC-BA de 2018, o meu. Não é esperado que essa situação se repita em 2022, pois a Polícia Civil da Bahia precisa urgentemente de novos servidores, sob pena de colapso total.

Como você pode ver, seu maior adversário nesse concurso será você mesmo. Mantenha-se firme no seu propósito e fiel às suas metas, ciente de que a decisão de estudar e levar os seus objetivos a sério só depende de você.

Há quatro anos, eu estava no seu lugar. Quando o meu edital foi publicado, eu enxerguei ali a grande oportunidade da minha vida, e realmente foi. Mais do que nunca, coloquei os meus estudos como prioridade e dei tudo de mim em prol daquele concurso. Mesmo com todas as dúvidas e o medo de dar errado, sentimento comum a todos os concurseiros, eu não deixei os pensamentos negativos tomarem conta de mim e me concentrei somente nos estudos e na aprovação.

Eu abri mão de muita coisa, como tem que ser no estudo para concurso público. Durante três meses, a minha vida girou em torno de uma coisa: fazer tudo que fosse possível para me tornar Delegada da Polícia Civil da Bahia. Eu me dediquei muito, e Deus permitiu que o meu sonho se concretizasse.

Eu estava com tanto foco e estudei tanto, que nem a alta dificuldade da prova objetiva e a correção extremamente rigorosa da banca na segunda fase foram capazes de tirar de mim o que era para ser meu. Eu tinha certeza de que seria aprovada naquele concurso, porque eu fiz tudo que precisava fazer e fechei todas as lacunas e possibilidades de dar errado, como gosto de falar para os meus alunos. Quando você faz tudo que é necessário fazer, você fecha as portas para o azar, e nada te impede de conquistar o que já está guardado para sua vida.

Assim, desejo que você aproveite essa oportunidade como eu aproveitei, e dê o seu melhor, batalhando dia após dia e visualizando que a sua vitória já está reservada. Só depende de você! Acredite em você e no chamado que você sente no seu coração, pois eu senti, e tudo se tornou real, por meio do meu esforço.

Hoje sou extremamente feliz e realizada por ser Delegada da Polícia Civil da Bahia. Tenho muita gratidão a esta instituição que, mesmo com seus defeitos, vejo avançar e progredir a cada dia e que com certeza evoluirá muito mais com a chegada de vocês. A PC-BA está se modernizando e se aprimorando consideravelmente, e a oxigenação do quadro de servidores, esperada com o concurso de 2022, será uma importante etapa nesse processo.

Nos próximos dias, trarei mais algumas informações sobre a Polícia Civil da Bahia, bem como algumas dicas para o concurso, a fim de te motivar e te manter firme no seu propósito.

Por fim, recomendo que conheçam a nossa equipe de GranXperts, um time extremamente capacitado e qualificado para auxiliar nos seus estudos, oferecendo orientação individualizada e específica para a sua realidade, organizando metas e cronogramas de estudo e fornecendo dicas valiosas para acelerar o seu aprendizado e a sua aprovação.

Estou à disposição para eventuais dúvidas. Contem comigo e estamos juntos!

Luana Lorena Costa Almeida – Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia e GranXpert do Gran Cursos Online

 

No Instagram: @lorealmeida3

Avatar


4 de Maio de 2022