Segunda Fase OAB: Saiba tudo sobre a última etapa do exame da ordem!

Avatar


15 de Outubro de 2019

A segunda fase OAB é uma etapa de extrema importância para os bacharéis em Direito. Significa estar um passo mais próximo da tão desejada aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil.

Com o intuito de auxiliar os estudantes no processo, o Gran Cursos Online oferece a plataforma Gran OAB. No site, são publicadas diversas notícias e informações a respeito do Exame de Ordem e da segunda fase OAB, para você não perder nenhum detalhe.

Como funciona a segunda fase OAB?

A segunda fase OAB consiste na aplicação de uma prova prático-profissional dividida em duas etapas. No ato de inscrição, o examinando deve escolher uma das seguintes áreas jurídicas:

Direito Administrativo;
Direito Civil;
Direito Constitucional;
Direito do Trabalho;
Direito Empresarial;
Direito Penal;
Direito Tributário.

Desse modo, a primeira parte exige que o candidato faça uma redação de peça profissional sobre o tema da área jurídica escolhida e do seu correspondente Direito Processual.

Já a segunda parte é composta por quatro questões discursivas, na forma de situação-problema, também relativas à área de opção do candidato.

Conteúdo programático da segunda fase OAB

O conteúdo programático da prova varia de acordo com a área escolhida pelo examinando.

A segunda fase OAB Penal, uma das mais queridas entre os estudantes, aborda assuntos como política criminal e princípios penais e constitucionais.

Já a segunda fase OAB Civil abrange diversos assuntos e exige o conhecimento do Código Civil.

Por sua vez, a segunda fase OAB Constitucional é uma das menos escolhidas pelos estudantes e exige amplo conhecimento da Constituição.

Quais os critérios de avaliação da segunda fase OAB?

Tanto a peça prático-profissional quanto as questões discursivas da segunda fase OAB são avaliadas de acordo com a adequação das respostas ao problema apresentado.

A nota total, em uma escala de zero a 10, é calculada a partir da soma das notas obtidas na redação e nas questões, sem que haja arredondamento do valor.

Será aprovado o examinando que alcançar no mínimo seis pontos no total.

Como estudar para a segunda fase OAB?

A melhor forma de se preparar para a segunda fase OAB é por meio de um estudo de qualidade. Pensando nisso, o Gran Cursos Online desenvolveu cursos preparatórios específicos para essa etapa da prova.

Os módulos são elaborados por profissionais experientes na área do Direito e abordam individualmente cada uma das disciplinas que podem ser cobradas no Exame de Ordem.

Além disso, há diversos materiais exclusivos para aprofundar o conhecimento nos assuntos da segunda fase OAB, como videoaulas e simulados online.

Adquira um dos nossos cursos 2ª fase e comece já o seu estudo!

Avatar


15 de Outubro de 2019