Seu projeto de APROVAÇÃO – criando a EAP

Veja como planejar sua aprovação, sem esquecer de nada!

Avatar


28 de fevereiro2 min. de leitura

Em meu post anterior, disponível em https://blog.grancursosonline.com.br/trate-a-sua-aprovacao-como-um-projeto-e-aumente-suas-chances-de-sucesso/, apresentei minha proposta de abordagem para você tratar a sua APROVAÇÃO como um PROJETO e aumentar suas chances de SUCESSO, composta de 7 passos: (1) Estrutura Analítica do Projeto – EAP; (2) Cronograma; (3) Orçamento; (4) Execução; (5) Monitoramento e controle; (6) Lições Aprendidas; e (7) Encerramento, com sua almejada nomeação e posse!

Nesse post, vou detalhar para você o primeiro passo, do planejamento, de criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

De acordo com PMBOK 6, Criar a Estrutura Analítica do Projeto – EAP, um dos processos de gerenciamento do escopo do projeto, é o processo de “decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis”. A execução desse processo tem como principal benefício fornecer uma visão estruturada do que deve ser entregue – no seu caso, do que deve ser atingido!

A EAP é uma decomposição hierárquica de todo o escopo do projeto (trabalho total) que precisa ser executado pelo time do projeto a fim de produzir as entregas necessárias e satisfazer às necessidades das partes interessadas.  Cada nível descendente da EAP representa uma definição mais detalhada do nível mais alto correspondente e, ao final, de todo o trabalho do projeto.  A Figura abaixo apresenta uma estrutura genérica de uma EAP, com seus níveis hierárquicos.

Estrutura da EAP

Conforme pode ser observado na Figura acima, o trabalho planejado deve estar contido no pacote de trabalho (4º nível) – o nível mais baixo de componentes da EAP, que deve refletir os produtos de trabalho ou entregas do projeto. O pacote de trabalho pode ser utilizado para agrupar as diversas atividades ou tarefas a partir das quais o trabalho pode ser agendado, estimado, monitorado e controlado. As atividades ou tarefas não fazem parte da EAP.

Ainda com base no ilustrado pela Figura, os pacotes de trabalho podem ser agrupados em elementos intermediários (3º nível), também conhecidos como contas de controle.  O agrupamento de diversos elementos intermediários irá compor os produtos ou entregas (2º nível) do projeto, que juntos atenderão ao escopo total do projeto (1º nível).

E como você pode montar a EAP?  Com o uso da técnica da Decomposição.

Conforme o PMBOK, decomposição é uma das ferramentas e técnicas do processo de Criar a EAP.  A Decomposição é aplicada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, até o nível do pacote de trabalho.  Ainda de acordo com o PMBOK, a decomposição dos componentes do nível mais alto da EAP demanda a subdivisão do trabalho para cada uma das entregas ou subcomponentes em seus componentes básicos, em que os componentes da EAP representam produtos, serviços ou resultados verificáveis.  Dessa forma, o processo de decomposição continua de forma recorrente e recursiva (galera da TI entende bem esses termos) até que haja consenso de que os pacotes de trabalho sejam os necessários e os suficientes para a completude das entregas do nível mais alto correspondente.

E o que isso tem a ver com sua aprovação?  Esse é o momento de seu planejamento para sua aprovação, hora de lembrar de tudo e não esquecer de nada!  🙂  Afinal, gerenciar o escopo é assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso – sua aprovação!

Para isso, o ponto de partida é o edital.  LEIA O EDITAL (você não vai acreditar na quantidade de “participantes” dos certames que se inscrevem, pagam a inscrição e vão responder a prova sem ler o edital – não caia nessa armadilha!), e tente derivar, a partir do edital, uma EAP, nos moldes da proposta abaixo (cabendo, obviamente, variações).

A ideia com a EAP é você assegurar que não se esqueceu de nada, desde o cargo pretendido e seus respectivos conteúdos (os básicos e os específicos), passando por informações da prova, contemplando eventual viagem (se a prova ocorrer em outra localidade), enumerando a documentação necessária (para a prova de títulos, os documentos para sua nomeação e posse, incluindo eventuais exames solicitados), até chegar no DOU (ou outro mecanismo oficial de nomeação, nas outras esferas públicas).

Cada certame, uma nova EAP, até que você atinja seu objetivo da APROVAÇÃO!

Continue comigo!  Nas próximas semanas, continuaremos detalhando os próximos passos.  Vamos juntos, aumentar suas chances de SUCESSO!

Um grande abraço!

Avatar


28 de fevereiro2 min. de leitura