Seu projeto de APROVAÇÃO – determinando o orçamento

Saiba como determinar o orçamento de seu projeto de aprovação!

Avatar


22 de maio2 min. de leitura

Em meus posts anteriores, venho apresentando minha proposta de abordagem para você tratar a sua APROVAÇÃO como um PROJETO e aumentar suas chances de SUCESSO.  Essa abordagem é composta de 7 passos, conforme ilustrados na sequência.

O objetivo deste post é auxiliar você a definir o orçamento de seu projeto de aprovação.  Por padrão (e de forma análoga ao cronograma tratado no post anterior), o orçamento também deriva da EAP, a partir de cada pacote de trabalho da EAP, que formam uma estrutura para a sumarização hierárquica de custos (nosso caso neste post), cronograma (tratado no post anterior) e demais informações sobre recursos do seu projeto.

Para começarmos, o orçamento é determinado a partir do gerenciamento de custos do projeto, uma das áreas de conhecimento do PMBOK 6, que inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado – maiores detalhes sobre essa área de conhecimento, consulte meu post sobre o assunto (https://blog.grancursosonline.com.br/pmbok-6-area-de-conhecimento-dos-custos/).

De acordo com o PMBOK 6, a linha de base dos custos, que contempla o orçamento, é saída do processo de Determinar o Orçamento, que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

Conforme você pode imaginar da definição acima, na prática, as mesmas atividades que você definiu, decompondo os pacotes de trabalho da EAP, que apoiaram você na definição do cronograma (tratado no post anterior), serão o ponto de partida para a determinação do seu orçamento.

Para isso, você pode utilizar a opinião especializada (costumo chamar de “pitaco”, nas minhas aulas), pessoas com experiência no seu projeto, que podem fornecer a você estimativas de custos para suas atividades.  A partir dessas estimativas, você usa a técnica de agregação de custos, para sumarizar os custos das atividades em cada pacote de trabalho, e daí para os elementos intermediários e para todo o seu projeto de aprovação!

Complementarmente, você deve considerar a análise de reservas (“reservar” algum dinheiro para emergências ou casos não previstos).  Para “mapear” essas situações que podem causar essas emergências, informações históricas podem ser úteis e complementares aos pitacos!

Vamos a um exemplo?  Para isso, trago novamente a EAP que criamos juntos no post específico (https://blog.grancursosonline.com.br/seu-projeto-de-aprovacao-criando-a-eap/) desta série:

Para seus pacotes de trabalho da entrega de “Cargo / Conteúdo”, a Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online (valores aqui: https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada), suprem sua necessidade de conteúdo, além de superar suas expectativas com a plataforma mais moderna, a videoaula mais didática e o pdf que mais aprova no país!  E esse investimento atenderá não apenas para a EAP deste seu certame, mas para todos os certames que você participar!

Valores referentes à prova podem ser obtidos no Edital, assim como a cidade de localização da prova, que apoia você a definir eventuais custos de viagem. Por fim, reserve um valor para a documentação (xerox, eventuais autenticações e outras taxas cartoriais). E, mais importante, um dinheiro para o churrasco da comemoração!

Como venho reforçando desde o post da EAP, a cada certame, uma nova EAP e, consequentemente, um novo orçamento, até que você atinja seu objetivo da APROVAÇÃO!

No próximo post, vou trazer algumas dicas para a etapa seguinte de nosso projeto, a execução, momento da “brocação” e “ralação”. Continue comigo! Vamos juntos, aumentar suas chances de SUCESSO!

Um grande abraço!

Avatar


22 de maio2 min. de leitura