SomosTodosAmapá: entenda a situação e saiba como ajudar!

Campanha SomosTodosAmapá traz visibilidade ao apagão vivido pelo estado desde a última terça-feira, 03 de novembro

Avatar


07 de novembro1 min. de leitura

Olá! Hoje vamos falar de um assunto que não está ligado diretamente ao mundo dos concursos: o apagão no estado do Amapá e a campanha #SomosTodosAmapá.

Desde a última terça-feira, 03 de novembro, 13 dos 16 municípios do estado sofrem com a falta de eletricidade ocasionada por um incêndio seguido de explosão na subestação de energia Zona Norte, localizado na capital do estado, em Macapá. São mais de 765 mil pessoas atingidas, um número que corresponde a quase 90% da população do estado.

Vale lembrar que tudo isso está acontecendo durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) que também está afetando gravemente o estado.

SomosTodosAmapá: impactos do apagão no estado

Veja alguns dos impactos da falta de energia no estado do Amapá:

  • Falta de água encanada, água mineral e gelo;
  • Não há acesso à internet ou ao serviço de operadoras de telefonia;
  • A maioria dos postos de gasolina não tem gerador e não consegue operar, os postos que utilizam gerador estão abertos 24h e acumulam filas imensas da população em busca de combustível;
  • Caixas eletrônicos e máquinas de cartão não funcionam, então as pessoas não conseguem fazer compras. Em consequência, os estabelecimentos comerciais estão aceitando apenas o pagamento em dinheiro;
  • Com o aumento na procura por alimentos não-perecíveis alguns supermercados já registram falta de suprimento;

Em alguns locais da capital e da cidade de Santana a energia está sendo estabelecida aos poucos, mas ainda assim será realizado rodízio de 6 horas com energia e 18h sem energia. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a previsão é de que o abastecimento de energia elétrica se normalize em 10 dias.

SomosTodosAmapá: Amapá Solidário realiza arrecadação de doações online

Quer saber como ajudar?

O projeto Amapá Solidário, rede de voluntários, está realizando uma “vaquinha” (atividade onde pessoas se juntam dando contribuições para atingir determinado objetivo financeiro). O valor arrecadado com as doações será utilizado para a compra de água e mantimentos para as famílias de comunidades carentes nesse momento tão difícil para a população do estado.

Para doar, clique no link abaixo:

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sms-apagao-amapa

SomosTodosAmapá: Gran Cursos Online apoia o projeto Amapá Solidário

Em solidariedade a população amapaense, o Gran Cursos Online já realizou sua doação ao projeto Amapá Solidário. Veja abaixo:

 

Avatar


07 de novembro1 min. de leitura