STJ permite que advogados peçam sustentação oral até início da sessão

Avatar


07 de dezembro1 min. de leitura

sustentação oralPor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online
Um ano depois de impor limites para sustentações orais, o Superior Tribunal de Justiça recuou e permitiu que advogados façam o pedido até o início das sessões de julgamento. Desde dezembro de 2016, a corte vinha exigindo solicitação até dois dias depois que a pauta era publicada. A antecipação não é mais obrigatória, mas quem solicitar a defesa oral antes terá preferência.
O Pleno do STJ aprovou mudança nas regras da corte após reclamações da Ordem dos Advogados do Brasil, que alegava violação às prerrogativas da classe. O Conselho Federal já havia chegado a um acordo sobre o tema — nem sempre respeitado, segundo relatos registrados pela entidade —, porém só agora a restrição foi derrubada de forma expressa.
Será modificado o artigo 158 do Regimento Interno. Segundo o STJ, o objetivo é também se adequar às normas estabelecidas pelo artigo 937 do Código de Processo Civil de 2015.
Na mesma reunião, os ministros decidiram elaborar proposta de anteprojeto de lei para alterar a forma de escolha do corregedor-geral da Justiça Federal. Os novos critérios ainda passarão por proposta.
A última sessão do Pleno em 2017 também marcou o término da presidência do ministro Luis Felipe Salomão à frente da Comissão de Regimento Interno do STJ. Ele ocupava o cargo desde 2014, período em que foram aprovadas 14 emendas regimentais – o mesmo número de propostas aprovadas entre 1989 e 2013.
Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
 
Fonte: conjur
 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para a 2ª fase do XXIV e para o XXV Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Avatar


07 de dezembro1 min. de leitura