Supply Chain Management: o que é, curso e para que serve?

Apesar do nome diferente, supply chain é um termo bem comum na área logística de instituições de vários setores. Entenda melhor o que é Supply Chain e como atuar na área!

Deixe seu like:

Avatar


28/11/2023 | 18:35Atualizado há 90 dias

Uma boa Supply Chain Management é fundamental para o sucesso da área Administrativa e operacional de empresas de diversos segmentos e portes, mas o que significa Supply Chain Management, para que serve e como trabalhar com isso? É o que vamos entender melhor no artigo a seguir! 

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que significa Supply Chain Management?

De acordo com a tradução, Supply Chain Management (SCM) significa gestão da cadeia de suprimentos. Em síntese, essa gestão é um conjunto de ferramentas, técnicas, ações, fluxos, processos e produtos que devem ser gerenciados para melhores resultados em qualquer instituição. Mas a seguir veremos melhor o que é Supply Chain e sua importância. 

O que é Supply Chain?

Como começamos a ver no tópico anterior, Supply Chain é a área que cuida da cadeia de suprimentos de uma organização. Seu bom funcionamento faz toda a diferença na parte operacional e logística da empresa podendo garantir melhores resultados em:

  • Gerenciamento de recursos;
  • Prevenção de riscos;
  • Otimização de mão de obra, produtos e serviços;
  • Melhoria em fluxos e processos;
  • Redução de custos;
  • Bons relacionamentos com fornecedores, prestadores, investidores/acionistas, funcionários e clientes; etc. 

De modo geral, as pessoas mais indicadas para atuarem com Supply Chain são formadas em Administração ou Logística

Supply Chain: o que faz?

Supply Chain inclui a organização do fluxo completo do produto desde seu início até a chegada ao cliente/usuário final, incluindo:

  • Planejamento do produto/serviço;
  • Mapeamento e identificação de recursos necessários (pessoas, matéria-prima, etc.);
  • Compra e armazenamento;
  • Logística de produção, qualidade, transporte e entrega. 

A pessoa formada no tecnólogo em Logística pode atuar tanto no setor público, por meio de concursos, quanto na iniciativa privada, em empresas de transporte e logística, de manufatura, no varejo e na distribuição, em empresas de e-commerce, em empresas de consultoria, entre outros.

Supply Chain salário

A média salarial para analista de Supply Chain gira em torno de R$4.300 e esse valor pode ultrapassar R$15 mil para cargos de gestão na área. 

Qual é a diferença de Logística e Supply Chain?

Logística é a área macro que cuida tanto da função de Supply Chain, quanto de outras questões operacionais para o bom funcionamento administrativo de uma instituição para produtos, serviços e sistemas. Enquanto Supply Chain é a área específica da gestão da cadeia de suprimentos. 

Curso de Logística: como é?

Entre as melhores formações para quem deseja trabalhar com Supply Chain, podemos encontrar cursos livres, técnicos ou de nível médio e/ou superior em Administração ou Logística. 

Para quem quer se formar em uma faculdade, em pouco tempo, o curso de Logística é um tecnólogo que pode ser feito de forma EAD ou presencial, em cerca de 2 anos. 

Dessa forma, após concluir o ensino médio, você pode buscar uma instituição de ensino superior para fazer sua faculdade de Logística e se especializar na área da Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). 

Além disso, você se qualifica de forma rápida e sai apto(a) para planejar, executar e controlar as atividades logísticas, garantindo eficiência e otimização de recursos e desenvolvendo habilidades analíticas e estratégicas para gerenciar cadeias de suprimentos, estoques, transporte e distribuição. 

O mercado de trabalho amplo e a formação de nível superior de curta duração formam um combo bem interessante da Faculdade de Logística para sua carreira.

Outra opção um pouco mais longa é o bacharelado em Administração, formação generalista que dura 4 anos e habilita para diversas oportunidades de emprego em Supply Chain e outras áreas administrativas. 

Faculdade de Logística do Gran: aproveite as vantagens! 

Na Gran Faculdade você pode cursar sua faculdade de Logística EAD de onde estiver ou de forma presencial no Campus Curitiba. 

Para o curso de Logística EAD você pode escolher entre duas ênfases para já se destacar ao longo da sua formação na área que deseja atuar: ESG ou Logística de Serviços. 

Assim, você já sai da faculdade pronto(a) para o mercado de trabalho em Supply Chain ou outras áreas logísticas. Aproveite ainda vantagens como:

vantagens

Mas se você mora em Curitiba e Região e quer estudar de maneira presencial, aproveite o vestibular de verão da Gran Faculdade Campus Curitiba, faça sua matrícula e aproveite a estrutura Gran para conquistar seu diploma! 


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Produtora de Conteúdos da Gran Faculdade